Simen Agdestein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Simen Agdestein

Simen Agdestein (Asker, 15 de Maio de 1967) é um GM de xadrez e ex-futebolista norueguês. Como enxadrista, ele venceu sete vezes o Campeonato Nacional Norueguês, incluindo o título de 2005.

Agdestein demonstrou um talento prodígio nato para o xadrez, culminando com o primeiro título nacional aos 15, o título de IM aos 16 e o de GM aos 18 anos de idade. Em competições internacionais, suas primeiras conquistas foram o segundo lugar no Campeonato Mundial Júnior de 1986, atrás de Walter Arencibia e a frente de Evgeny Bareev, Viswanathan Anand e Jeroen Piket. Um pouco depois, seu ELO chegou a passar de 2600, mas ele nunca chegou a participar do circuito de elite mundial.

No início da década de 1980, Agdestein se tornou a inveja de jovens ao redor do mundo, quando começou a conciliar campeonatos de xadrez com uma carreira como jogador de futebol.[1]

No início da década de 1990, um machucado no joelho impediu que ele continuasse as atividades de futebolista, o que impactou no seu xadrez, com seu rating diminuindo. Entrentanto em 1999, Agdestein deu a volta por cima e voltou a vencer importantes torneios, incluindo o torneio de Cappelle La Grande e o forte torneio da Ilha de Man em 2003.

Ele representou seu país sete vezes durante as olimpíadas de xadrez, na maioria das vezes jogando no primeiro tabuleiro e vencendo sete medalhas individuais de ouro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.