Simen Agdestein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Simen Agdestein
Nascimento 15 de maio de 1967 (52 anos)
Asker
Cidadania Noruega
Estatura 188 centímetros
Cônjuge Marianne Aasen
Irmão(s) Espen Agdestein
Ocupação futebolista, jogador de xadrez

Simen Agdestein (Asker, 15 de Maio de 1967) é um GM de xadrez e ex-futebolista norueguês. Como enxadrista, ele venceu sete vezes o Campeonato Nacional Norueguês, incluindo o título de 2005.

Agdestein demonstrou um talento prodígio nato para o xadrez, culminando com o primeiro título nacional aos 15, o título de IM aos 16 e o de GM aos 18 anos de idade. Em competições internacionais, suas primeiras conquistas foram o segundo lugar no Campeonato Mundial Júnior de 1986, atrás de Walter Arencibia e a frente de Evgeny Bareev, Viswanathan Anand e Jeroen Piket. Um pouco depois, seu ELO chegou a passar de 2600, mas ele nunca chegou a participar do circuito de elite mundial.

No início da década de 1980, Agdestein se tornou a inveja de jovens ao redor do mundo, quando começou a conciliar campeonatos de xadrez com uma carreira como jogador de futebol.[1]

No início da década de 1990, um machucado no joelho impediu que ele continuasse as atividades de futebolista, o que impactou no seu xadrez, com seu rating diminuindo. Entrentanto em 1999, Agdestein deu a volta por cima e voltou a vencer importantes torneios, incluindo o torneio de Cappelle La Grande e o forte torneio da Ilha de Man em 2003.

Ele representou seu país sete vezes durante as olimpíadas de xadrez, na maioria das vezes jogando no primeiro tabuleiro e vencendo sete medalhas individuais de ouro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.