Simone dei Crocifissi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo (século XIV). Obra de Simone dei Crocefissi (Museu da Casa Brasileira, São Paulo).

Simone di Filippo Benvenuti, dito Simone dei Crocifissi (Bolonha?, c. 1330 - Bolonha, 1399) foi um pintor italiano, ativo na região da Emília-Romanha entre 1355 e 1399.

Simone é um dos muitos artistas que sofreram a influência de Vitale da Bologna, grande mestre italiano de meados do século XIV. Pouco se sabe sobre a sua vida. Acredita-se que tenha nascido em Bolonha, por volta de 1330, tendo desenvolvido nessa localidade quase toda a sua obra. Paolo Serafini da Modena é registrado como um de seus colaboradores, em 1371.

Seu estilo pictórico reinterpreta a graça expressiva de Vitale da Bologna, ainda que com uma sensibilidade mais rusticamente naturalista, própria de certas tendências "expressionistas" da cultura visual típica da Emília e da Úmbria desde o século XIII.

Suas pinturas mais importantes hoje conservadas são os afrescos executados para a igreja de Madonna di Mezzaratta (atualmente, transferidos para tela e conservados na Pinacoteca Nazionale di Bologna).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Marques, Luiz (1997). Boletim do Instituto de História da Arte do MASP. Arte Italiana em Coleções Brasileiras 1250-1950 I ed. São Paulo: Lemos Editorial & Gráficos Ltda. 10 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.