Simplus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Simplus é o nome do grupo musical português formado por Maria Durão e Luís Roquette.

São os intérpretes de uma das faixas (Falsa Liberdade) da banda sonora da telenovela portuguesa A Outra, actualmente em exibição na TVI.

A dupla formada pelos primos Maria Durão e Luís Roquette, nasceu, mesmo sem nome, em 2000.

Naturais do Estoril, deram os primeiros passos na música com o objectivo de ajudar na animação musical da Eucaristia da Paróquia de Santo António (do Estoril). Porque no dedilhar da guitarra se tornava mais fácil rezar, aos poucos, as composições foram surgindo e partilhadas no site Santidade.net.

A vontade de contribuir por um mundo melhor, conduziu-os a estúdio. Em 2003, com o apoio do músico Tozé Brito, e da Editora Universal, gravam o CD "Entrega". Neste trabalho, para além de cantarem o Amor d’Aquele que os movia, contribuíam na construção de uma casa de acolhimento para crianças. Só nesta altura surgiu a necessidade de terem um nome. Por valorizarem a simplicidade, encontraram em SIMPLUS a sua melhor definição. Além disso, curiosamente, a palavra unia as iniciais dos seus nomes, colocando no centro o P de Pai. O tema "Onde Deus te levar" torna-se um hit. Entre Lisboa e Porto, realizam cerca de 10 concertos, dos quais se destaca a sua participação no Rock in Rio, na tenda "Por um mundo melhor".

Em 2007, decidem voltar a gravar. Com temas originais suficientes e tendo mais clara a sua vocação para evangelizar através da música, nasce o cd "Quero-Te mais", editado pelas Edições Salesianas. Este cd canta o diálogo quotidiano e constante com Deus, presente no que de mais simples fazemos no dia-a-dia. É a guitarra que suporta a grande envolvência e cumplicidade das vozes de Maria Durão e Luís Roquette. O mérito e qualidade da música dos Simplus foi recentemente reconhecida pela NBP que seleccionou o tema "Falsa Liberdade" para banda sonora da novela "A outra."

Em '2009 editam o seu 3º discointitulado "No Silêncio". Com mais temas ainda e novas sonoridades vão a estúdio gravar, pela mão do Músico e Produtor, Pedro Vaz. Tal como no disco anterior, Pedro Vaz fez a sua magia e os SIMPLUS continuaram a sua também em mais um disco de deixar água na boca! O concerto de apresentação do disco, realiza-se nos Jardins do Centro Cultural de Belém, e contou com uma presença amiga de longa desta banda, Father Stan Fortuna! Uma noite repleta de boa música, numa noite quente de Julho de 2009.

2012 é marcado pelo seu concerto de 12 anos, no Teatro da Trindade na noite de 15 de Maio, tendo como nome de "SIMPLUS E Amigos" e, conta com a presença de Artistas Nacionais que pisam o palco com os SIMPLUS para uma noite animada. Tiago Bettencourt (Toranja e Tiago Bettencourt e Mantha), Joana Espadinha, Pedro Vaz, Francisco Salvação Barreto, Bernardo Couto, Cuca Roseta entre muitos outros que tornaram um concerto único e memorável com os SIMPLUS!

Músicos fixos[editar | editar código-fonte]

  • Maria Durão - Voz e guitarra
  • Luís Roquette - Voz e guitarra acústica/eléctrica
  • Pedro Castro - Guitarra acústica/eléctrica/harmónica

Álbuns publicados[editar | editar código-fonte]

1º disco- "Entrega"

#Basta a Música

  1. Entrega (Sei Senhor)
  2. Precisamos de Ti (Como a Terra do Sol)
  3. Este Grito d'Alma
  4. Penso em Ti Sem Parar
  5. Não Me Peças Desculpa
  6. Lua Escondida
  7. O Segundo da Mudança
  8. Ao Pé de Ti (Saio à Rua)
  9. Onde Deus Te Levar
  10. Perdão, Vivo Só Para Ti
  11. Quererei
  12. Sai Desse Mundo
2º disco- "Quero-Te Mais"
  1. O Mais Genuíno
  2. Fico Aqui Esperando
  3. A Sós Contigo
  4. É Cantando
  5. Espaço do Tempo
  6. Faz-te Forte
  7. Já Te Soube Falar
  8. Minha Mãe
  9. Quanto Me Levei
  10. Falsa Liberdade
3º Disco- No Silêncio
  1. No Silêncio
  2. De manhã
  3. Barco
  4. Não Basta
  5. Choro por não chorar
  6. Fugiste de ti
  7. Amigo
  8. Maria
  9. Tenho-te presa a mim
  10. Meu tudo
  11. Buscamos por ti
  12. Vou-te mostrar
  13. Se calhar pra mim
  14. Fez-me sorrir e andar
Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.