Sina (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sina
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #129 (Janeiro de 1980)
Criado por Chris Claremont
John Byrne
Nome completo Irene Adler
Espécie Humano Mutante
Afiliações Irmandade de mutantes
Parentesco Trevor Chase (neto)
Codinomes conhecidos Sina
Habilidades Premonição
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Sina (Destiny, no original) é o codinome de Irene Adler, uma vilã mutante do Universo Marvel e inimiga dos X-Men. Sua primeira aparição nos quadrinhos se deu em Uncanny X-Men #141. Foi criada pelo escritor Chris Claremont e o artista John Byrne.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Irene Adler nasceu em uma família rica de Salzburgo, Áustria no século 19. Aos 13 anos, seu dom mutante se manifestou. Irene passou a prever o futuro em suas inúmeras possibilidades. Nos treze meses seguintes. Irene transcreveu os eventos que visualizou, um volume por mês, descrevendo detalhadamente o futuro do mundo, da humanidade e dos mutantes. Infelizmente, o dom teve um preço: Irene podia prever o futuro, mas ficou fisicamente cega. Muitas das previsões foram escritas em línguagens que Irene desconhecia, falando sobre lugares secretos e pessoas que ainda nem nasceram. Resultando em trinta volumes de profecias que se estendiam até o começo do século 21.

Assombrada por imagens distorcidas que ela via, mas não entendia totalmente, ela procurou por socorro. Foi quando conratou Raven Darkhölme. Irene e Raven se uniram não só para descobrir o significado das profecias de Irene, mas também para evitar que as previsões mais terríveis se tornassem realidade.

As duas mulheres logo se tornaram boas amigas e amantes. Juntas elas estavam determinadas a mudar o mundo. Sua combinação de habilidades lhes permitia ganho pessoal fácil, manipulando as pessoas.

Irene trabalhou como uma arquivista para o projeto Útero Negro. Trabalhando ao lado de Brian Xavier (o pai do Professor X), Kurt Marko (o pai de Fanático) e Michael Milbury (alcunha falsa do Sr. Sinistro).

Ela e Raven também viveram juntas em Mississipi para criar a filha de criação delas, Vampira.

Irmandade de Mutantes[editar | editar código-fonte]

Adotando os nomes Mística e Sina, as duas mulheres formaram sua própria encarnação da Irmandade de Mutantes, um grupo de terroristas idealistas onde seu QG era infiltrado dentro do Pentágono.

Como parte da Irmandade, Sina quase conseguiu matar o Senador Robert Kelly, mas foi impedida por Kitty Pryde. Ela foi um dos membros mais valiosos da Irmandade de Mística e participou de vários de seus combates. Notavelmente, ela também previu a deserção de Vampira que também pertenceu por um tempo a Irmandade mas saiu para se unir aos X-Men.

Força Federal[editar | editar código-fonte]

Mística se cansou de ser uma fora-da-lei e ofereceu os serviços da Irmandade de Mutantes para o governo dos EUA em troca do perdão de todos os seus crimes. Essa oferta foi aceita por Val. Cooper e a Irmandade se tornou a Força Federal, um grupo de mutantes sancionado pelo governo . Em sua primeira missão, Sina, junto com a Força Federal, prendeu Magneto. Missões posteriores incluíram a prisão dos Vingadores e a captura dos X-Men, que não deixaram de notar a ironia no fato de criminosos estarem capturando heróis.

Sina previu a morte dos X-Men durante o evento conhecido como Queda dos Mutantes, que ocorreu conforme a previsão.

Prevê a própria morte[editar | editar código-fonte]

Durante um conflito na Ilha Muir da Força Federal contra os criminosos cibernéticos conhecidos como Carniceiros, Mística deixou Sina aos cuidados do mutante Forge. Para proteger Mística, Sina mandou Forge ajudar a Força Federal a derrotar os Carniceiros. Sina, no entanto, sabia o custo dessa ação – ela havia previsto que isso iria resultar em sua própria morte. Sina pede para Forge amara mística com ela sempre amou.

Ela confrontou e foi morta pelo telepata Legião, que estava sendo controlado pelo Rei das Sombras, um psíquico poderoso. Mística ficou emocionalmente arrasada pela perda de sua amante de tantos anos.

Sina deixou anteriormente instruções muito precisas para Mística. Depois que Sina foi cremada, Mística deveria espalhar suas cinzas no mar em data e momento exatos. Quando ela o fez, o vento jogou as cinzas de Sina de volta no rosto de Mística. Mística sorriu por causa da última brincadeira feita por sua falecida amante.

A consciência de Sina aparentemente sobreviveu em uma parte da mente de Legião e depois de sua morte, ambos os fantasmas apareceram no Limbo, onde eles trabalharam com Margali Szardos para secretamente proteger o mundo.

Mística depois passou a proteger um jovem mutante chamado Trevor Chase, que se referia a ela como titia Raven, e é neto de Sina.

Diarios da Sina[editar | editar código-fonte]

Os Diários da Sina Anos após a morte de Sina, Mística entregou os diários que possuia a Charles Xavier após ser capturada. Assim, os X-Treme X-Men tiveram acesso aos diários de Irene com suas revelações sobre o futuro e tentavam impedir as grandes catástrofes que lá estavam previstas, além de buscar os outros 13 diários restantes pelo mundo.

Em seus diários estava previsto também o coma que Vampira sofreria por injúrias consequentes da Variante 88, assim como a unica forma de curá-la: o toque do primeiro bebê nascido após o Dia M. Os Acólitos de Exodus invadem a Mansão para tomar os diários dos X-Men. Porém, sem sucesso. Enquanto Mística se infiltra nos Carrascos para conseguir capturar a bebê e salvar Vampira.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Sina é uma mutante com a capacidade de premonição psiônico, para ver as probabilidades dos acontecimentos futuro e interpretá-los para melhor selecionar ou manipular o que e provável que aconteça. Isso compensar sua cegueira, vendo onde estão os objetos em seu caminho. A precisão das habilidades de Sina de prever o futuro diminui em proporção direta com a distância à frente no tempo.

Ela carregava uma pequena besta com ela que ela usou ofensivamente, e tinha boa pontaria, porque ela "viu" onde seria terras em suas visões premonitórias.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Sina fez participações no desenho X-Men: Evolution. Ela não faz parte da Irmandade nem usa um uniforme, mas ela é a melhor amiga de Mística e apoiou Vampira quando esta decidiu entrar para a Irmandade de Mutantes.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Irene Adler é o mesmo nome de uma personagem na histórias de Sherlock Holmes. Trata-se de uma mulher misteriosa e ardilosa.