Sinfonia n.º 5 (Beethoven)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Sinfonia n.º 5"
Sinfonia n.º 5 (Beethoven)
Capa da 5.ª Sinfonia. A dedicatória ao Príncipe Lobkowitz e ao Conde Rasumovsky é visível.
Composição Ludwig van Beethoven
Época de composição 1804-1808
Estreia 22 de Dezembro de 1808, Viena
Dedicatória Príncipe Lobkowitz e Conde Rasumovsky
Tonalidade dó menor
Tipo Sinfonia
Catalogação Opus 67
Duração 30 minutos
Instrumental flautim, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, contrafagote, 2 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, cordas

A Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67, dita Sinfonia do Destino, [1][2] de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Europeia, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais.[3]

Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor, o que só voltaria a acontecer em 1824 com a Sinfonia n.º 9, em Ré menor op. 125. A Sinfonia n.º 5 em Dó menor ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística.

Os quatro movimentos caracterizam-se pela homogeneidade orquestral, sendo, ao mesmo tempo, um exemplo de alternância: o primeiro movimento, revelando grande tensão, denunciada pelas cordas e elevada a um dramatismo extremo; o segundo movimento revela solenidade, numa marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza; o terceiro andamento, uma crispação; o quarto movimento expressa triunfo e magnificência.


Sobre as intenções do autor:

Dizem que Beethoven se inspirou na ideia da morte, que ao bater na porta do homem produz emoções indescritíveis e também desespero. Sendo assim, essa obra magnífica pode ser uma reflexão sobre a situação mortal do homem, contudo nos indicando, pela beleza de sua obra que a vida, mesmo sendo efêmera, pode ser um milagre, algo que nunca se repetirá.

Movimentos[editar | editar código-fonte]

  1. Allegro con brio
  2. Andante con moto - Più mosso - Tempo I
  3. Scherzo Allegro - Trio - Scherzo
  4. Allegro - Presto

Instrumentação[editar | editar código-fonte]

A orquestra descrita para a peça compõe-se dos seguintes instrumentos:


Família Instrumentos
Madeiras
Metais
Percussão
Cordas

Em 1976, o pianista Walter Murphy gravou uma versão em música disco para esta sinfonia, e a lançou como single. O single fez muito sucesso, chegou ao primeiro lugar na Billboard Hot 100 e foi incluído no lendário filme Os Embalos de Sábado à Noite. "A Fifth of Beethoven" é considerada um clássico desse gênero, e frequentemente aparece quando se fala na era disco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em francês) Beethoven : la Symphonie n°5 en ut mineur, Opus 67
  2. (em inglês) Beethoven's Symphony No. 5. The Destiny Symphony. All About Ludwig van Beethoven
  3. Schauffler, Robert Haven. "Beethoven: The Man Who Freed Music." Doubleday, Doran, & Company. Garden City, Nova Iorque, 1933, p. 211.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.