Sir John Soane's Museum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sir John Soane's Museum
Tipo Artes decorativas
Inauguração 1837
Website http://www.soane.org/ soane.org
Geografia
País Reino Unido
Cidade Londres
Localidade 13 Lincoln's Inn Fields, WC2A 3BP

O Sir John Soane's Museum, é um edifício londrino projetado pelo arquiteto e colecionador John Soane (1753-1837). Situa-se na zona de Holborn no centro de Londres, no número 13 da Lincoln’s Inn Fields, e é sede de um pequeno museu que desde a morte de Soane, no século XIX, é aberto ao público. É um organismo público não-departamental (Non-departmental public body), patrocinado pelo Departamento da Cultura, Média e Desporto.

Antiga casa de John Soane, o museu alberga numerosas obras de arte, entre os quais vários desenhos, pinturas e antiguidades. A sua fama deve-se não só ao valor das suas coleções, mas também à sua estética em particular. Nomeado como professor da Royal Academy em 1806, Soane começou a organizar seus livros, quadros, esculturas, maquetes e modelos de prédios clássicos e muitas outras peças, e abriu sua casa aos alunos. Alguns anos antes da sua morte, em 1837, o arquiteto negociou com Parlamento uma lei para que fossem preservadas a coleção e a casa, que se transformou em museu para benefício de “estudantes e amadores” da arquitetura, pintura e escultura.

A sua paixão pela antiguidade clássica pode ser vista nas peças da coleção, com 5888 objetos egípcios, gregos e romanos. A peça mais valiosa do museu é sem dúvida um sarcófago de alabastro do faraó Seti I, que foi comprado por Soane em 1825.

Relativamente à coleção de pintura, a obra mais conhecida é a de William Hogarth: as oito pinturas da vida de um libertino (The Rake's Progress) e as quatro da sua famosa sátira política A campanha eleitoral baseada na eleição parlamentar de Oxford de 1754. Existe também obras de Canaletto, Antoine Watteau, Samuel Scott, J.M.W. Turner, Joshua Reynolds, Thomas Lawrence, Henry Howard, Henry Fuseli, Richard Westall, James Durno, Francis Bourgeois o William Hilton.[1]


Referências

  1. «Paintings» (pinturas destacadas da coleção do Museu Soane).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Tim Knox, Tim (2009). Sir John Soane's Museum London. [S.l.]: Merrell. ISBN 978-1-85894-475-3  |último= e |autor= redundantes (ajuda)
  • Lever, Jill (2003). Catalogue of the Drawings of George Dance the Younger (1741–1825) and of George Dance the Elder (1695–1768) from the Collection of Sir John Soane's Museum. [S.l.]: Azimuth Editions. ISBN 1-898592-25-X 
  • Riccardo De Martino, L'utopia di Soane. Le dodici lezioni di architettura per la Royal Academy di Londra, Bardi Editore, 2006.
  • Cesare Piva, John Soane. La problematica della frammentazione, Aion edizioni, Florença 2007.
  • Darley, Gillian (1999). John Soane: An Accidental Romantic. [S.l.]: Yale University Press. ISBN 978-0-300-08165-7 
  • Dorey, Helen; et al. (1991). A New Description of Sir John Soane's Museum: 9th Revised Edition. [S.l.]: The Trustees of the Sir John Soane's Museum 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sir John Soane's Museum