Sirikit da Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sirikit
Rainha-mãe da Tailândia
Rainha consorte da Tailândia
Reinado 28 de abril de 1950
a 13 de outubro de 2016
Coroação 5 de maio de 1950
Predecessora Rambai Barni
 
Cônjuge Bhumibol Adulyadej
Descendência Princesa Ubolratana Rajakanya
Príncipe Herdeiro Maha Vajiralongkorn
Princesa Maha Chakri Sirindhorn
Princesa Chulabhorn Walailak
Casa Dinastia Chakri
Nome completo
Momrajawongse Sirikit Kitiyakara
Nascimento 12 de agosto de 1932 (84 anos)
Banguecoque, Tailândia
Pai Nakkhatra Mangkala Kitiyakara
Mãe Mom Luang Bua Sanidvongse
Assinatura Assinatura de Sirikit

Sirikit da Tailândia (em tailandês: สมเด็จพระนางเจ้าสิริกิติ์พระบรมราชินีนาถ; nascida Momrajawongse Sirikit Kitiyakara, em 12 de agosto de 1932), é a Rainha-Mãe da Tailândia. Foi a rainha consorte de Bhumibol Adulyadej, rei (Rama IX) da Tailândia e é a mãe do rei Maha Vajiralongkorn. Ela é a segunda rainha regente da Tailândia (a primeira rainha regente foi a Rainha Saovabha Bongsri de Sião, mais tarde Rainha Sri Patcharindra, a Rainha-mãe). Como a consorte do rei, que teve o mais longo reinado do mundo, ela foi também a rainha com o mais longo reinado.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Sirikit nasceu em 12 de agosto de 1932, na casa do Lorde Vongsanuprabhand, seu avô materno. Ela é a filha mais velha do príncipe Nakkhatra Mangkala Kitiyakara e da Mom Luang Bua Snidvongs e bisneta do rei Chulalongkorn. O nome dela, que foi dado pelo rei Prajadhipok, significa "a grandeza de Kitiyakara".

Ela tinha três irmãos, dois irmãos mais velhos e uma irmã mais nova:

Sirikit foi criada pelos avós maternos durante um ano após seu nascimento, como seu pai foi para os Estados Unidos para trabalhar como secretário da Embaixada real siamesa em Washington, DC. Sua mãe se juntou a seu marido, três meses depois. Quando ela tinha um ano de idade, seus pais voltaram para a Tailândia. Sirikit viveu junto com sua família em Deves Palace, perto do Rio Chao PhrayaBangkok.

Como uma criança, Sirikit, muitas vezes visitou sua avó paterna a princesa Apsarasaman Devakula. Uma vez que, em 1933, ela viajou com a princesa Absornsaman Devakula turnê seguinte do Rei Prajadhipok em Songkhla.

Educação[editar | editar código-fonte]

Com quatro anos, Sirikit foi para o Infantário Rajini (por vezes como o nome Queen's College). Ela esteve lá até ao seu primeiro ano no nível primário. Durante esse tempo aconteceu a Guerra do Pacífico, e Bangcoque foi atacada várias vezes. Ela então foi para a Escola Convento São Francisco Xavier, porque era perto do palácio. Ela estudou na escola a partir do seu segundo ano, o nível primário e o secundário.

Casamento[editar | editar código-fonte]

A Rainha Sirikit durante a parada em Nova Iorque, Julho de 1960.

Em 4 de Outubro de 1948, enquanto Bhumibol estava a conduzir um Fiat Topolino na estrada entre Genebra e Lausana, ele colidiu na traseira de um caminhão perto de Lausana. Ele feriu as costas e sofreu cortes no rosto que lhe custou a vista do seu olho direito. Ele posteriormente usou uma prótese ocular. Enquanto esteve hospitalizado em Lausanne, Sirikit visitou-o frequentemente. Ela conheceu a sua mãe, a Princesa Mãe Sangval, que lhe pediu para continuar os seus estudos nas proximidades, para que o rei pudesse conhecê-la melhor. Bhumibol selecionou para ela um internato em Lausanne, Riante Rive. Após o namoro, o casal casou em 28 de abril de 1950, apenas uma semana antes de sua coroação. No casamento, que teve lugar no Palácio Srapathum, Sri Savarindira, a Rainha Avó, presidiu a cerimónia de casamento. Tanto o Rei e Sirikit assinaram o seu nome nas suas licenças de casamento. Mais tarde, ela recebeu a Ordem da Casa Real de Chakri, e então se tornou rainha. Mais tarde, após a cerimónia da coroação, em 5 de maio de 1950, os dois voltaram para a Suíça para estudar e voltaram novamente para Bangcoque em 1952.

O casal tem 3 filhas e um filho:

  • S.A.R. a princesa Ubolratana Rajakanya, nascido em 5 de abril de 1951, em Lausanne, Suíça; casada com Ladd Peter Jensen, têm 2 filhas.
  • S.A.R. Príncipe Herdeiro Maha Vajiralongkorn, nascido em 28 de julho de 1952; casou pela primeira vez com Luang Soamsavali Kitiyakara (posteriormente se divorciaram e tornou-se SAR a Princesa Neice), tem 1 filha. Em seguida, casou pela segunda vez com Yuvadhida Polpraserth, tem 4 filhos e uma filha. E casou pela terceira vez com Srirasmi Akharaphongpreecha, tem um filho.
  • S.A.R a Princesa Maha Chakri Sirindhorn, nascida em 2 de abril de 1955; solteira.
  • S.A.R a Princesa Chulabhorn Walailak, nascida em 4 de julho de 1957; casou com Virayudh Didyasarin, (então divorciado), tem 2 filhas.

Regente[editar | editar código-fonte]

Quando o Rei realizou um período de serviço como um monge budista em 1956 (como é habitual para todos os tailandeses budistas do sexo masculino), a Rainha Sirikit tornou-se regente. Ela cumpriu as suas tarefas de forma satisfatória que ela foi feita rainha regente e teve o tratamento de "Somdej Phra Nang Chao Sirikit Phra Borommarachininat" pelo seu marido no seu aniversário, em 5 de dezembro de 1956. Após isso, ela foi a primeira rainha regente siamesa. A primeira rainha regente foi a Rainha Saovabha Bongsri de Sião, que foi regente quando o seu marido, o Rei Chulalongkorn, viajou pela a Europa (mais tarde Rainha Sri Patcharindra, a Rainha-mãe).

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 12 de agosto de 1932 - 28 de abril de 1950: Mom Rajawongse Sirikit Kitiyakara
  • 28 de abril de 1950 - 5 de dezembro de 1956: Sua Majestade a Rainha Sirikit da Tailândia
  • 5 de dezembro de 1956 - 13 de outubro de 2016: Sua Majestade a Rainha Sirikit, Rainha regente da Tailândia
  • 13 de outubro de 2016 - presente: Sua Majestade a Rainha Sirikit, Rainha regente da Tailândia, Rainha mãe da Tailândia

Seu título e estilo completo é: "Sua Majestade a Rainha Regente Sirikit, Rainha mãe, marechal de campo, almirante da frota, e marechal da Real Força Aérea da Tailândia".

Em 1976, o governo tailandês homenageou a rainha, declarando seu aniversário um feriado nacional. Aniversário da rainha é comemorado em 12 de agosto de cada ano.

Viuvez[editar | editar código-fonte]

Em 13 de outubro de 2016, faleceu o rei Bhumibol Adulyadej, em Banguecoque.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Rainha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.