Sistema Negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sistema Negro
Informação geral
Origem Campinas, SP
País  Brasil
Gênero(s) Rap, hip hop
Período em atividade 1992Atualidade
Integrantes Doctor X
Master Jay
Xandão †
Kid Nice
W. Sigilo
T.C.
Kriss Kroiss
Eazy Down
Página oficial www.sistemanegro.com.br

Sistema Negro é um grupo brasileiro de rap formado em Campinas, interior paulista. Começou suas atividades em 1992 com Kid Nice, Doctor X, Eazy Down e Master Jay nas pickups.

História[editar | editar código-fonte]

O grupo apareceu em 1992 com a canção "Mundo Irracional ", que foi apresentada no programa Projeto Rap Brasil do DJ Armando Martins. Naquele mesmo ano foi gravado o primeiro álbum do grupo, intitulado Ponto de Vista, que tinha também as faixas "Ponto de Vista" e "Mensagens para Otários". No mesmo ano, o grupo lançou o seu segundo trabalho Bem Vindos ao Inferno. Esse disco colocou o Sistema Negro no topo das paradas de sucesso, se destacando as faixas "O Poder da Rima", "Bem Vindos ao Inferno" e "Cada um Por Si", que virou hino nos bailes black de São Paulo.

Em 1997, o grupo volta com o lançamento do álbum A Jogada Final. Os destaques deste disco são as faixas "Livro da Vida", que na época era tocada nos seus shows, "Não Seja o Próximo a Morrer", e "Verão na V.R." que fala sobre o dia-a-dia na Vila Rica, periferia de Campinas. Em 2005, é lançado Renascendo das Cinzas, álbum de quatorze faixas com destaque para "Passaporte para o Inferno", "Guerrilha Suburbana" e "500 Anos de Mentiras". Este disco foi indicado em 2005 para o Prêmio Hutúz na categoria Álbum do Ano[1].

No dia 5 de abril de 2008, o vocalista Xandão foi encontrado morto no Jardim São José, região Sul de Campinas[2]. A causa da morte foi a queda de um pontilhão na proximidade de uns prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)[2].

Em Outubro de 2015, Marca a volta do vocalista DoctorX e a formação original após 15 anos fora do Grupo.

No Dia 01 de Dezembro de 2015 Inicia-se o Projeto do Novo Album de comemoração aos 25 Anos do Grupo, album esse guardado a sete chave e com muita expectativa dos fã, sendo a promessa do melhor projeto de todos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref
2005 Prêmio Hutúz Álbum do Ano (com Renascendo das Cinzas) Indicado [1]

Referências

  1. a b «Festival Hutúz premia os melhores do rap nacional na quarta-feira». UOL Música. Consultado em 14 de agosto de 2010. 
  2. a b «Emoção marca enterro do rapper Xandão, vocalista do Sistema Negro». Central do Rap. 7 de abril de 2008. Consultado em 14 de agosto de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]