Sistema R

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Sistema R (em inglês, System R) foi um sistema de banco de dados construído pela IBM no seu Centro de Pesquisas de Almaden (Almaden Research Center), em San José, Califórnia, no ano de 1974 - naquela época, o centro ainda se chamava San Jose Research.

O Sistema R foi o primeiro a implementar SQL, que, mais tarde, veio a tornar-se o padrão de fato das linguagens de consulta relacionais. Foi ainda o primeiro a demonstrar que um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados relacional poderia prover um bom desempenho no processamento de transações, embora não utilizar um modelo de total conforme com as [1] regras do modelo relacional] de Ted Codd.

A arquitetura e os componentes do Sistema R (por exemplo, seu algoritmo de programação dinâmica usado para otimização de consultas) influenciaram decisivamente muitos dos sistemas relacionais que lhe seguiram.

O primeiro cliente do Sistema R foi a Pratt & Whitney em 1977.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.