Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)[1], é uma prova externa, aplicada anualmente, desde 1996, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar sistematicameinte o Ensino Básico na rede estadual, e produzir um diagnóstico do rendimento escolar básico paulista. É aplicada, geralmente, no final de cada ano letivo para alunos de ensino que estão matriculados no 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio[1][2].

O SARESP monitora os avanços da educação no estado, e procura, com base nos resultados da avaliação, obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenção técnico-pedagógica, visando a corrigir possíveis distorções detetadas no sistema de ensino e melhorar a sua qualidade escolar[3]. O SARESP é aberto à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão. Através de convênio, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios são custeadas pela Secretaria Municipal de Educação, já as instituições privadas arcam com os custos. As disciplinas avaliadas são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (7º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3º ano do ensino médio)[2].

História[editar | editar código-fonte]

Foi dado início ao SARESP no ano de 1996 com a intenção de realizar uma avaliação da qualidade do ensino, por meio do rendimento dos alunos. Desde sua criação, vem avaliando sistematicamente o sistema de ensino paulista, verificando o rendimento escolar dos alunos de diferentes séries e períodos e identificando os fatores que interferem nesse rendimento[4].

Aplicação[editar | editar código-fonte]

As provas do SARESP, são divididas em dois dias e os alunos são avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Os professores, durante o SARESP, trocam de escolas e aplicam em locais diferentes com alunos desconhecidos, para não haver nenhuma fraude. As provas para os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental são compostas de questões abertas, já os alunos dos outros anos/série são de múltipla escolha. O tempo total da prova é de aproximadamente 3 horas.

Referências

  1. a b «SARESP» 
  2. a b REDAÇÃO EDUCAR. Por dentro do Saresp. (9 de fevereiro de 2015). Educar para Crescer. Visitado em 6 de setembro de 2015
  3. Saresp 2004
  4. Conheça o Saresp. Saresp 2005. Visitado em 6 de setembro de 2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]