Sistemas de navegação inercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O sistema de navegação inercial (do inglês: Inertial Navigation System, INS), também conhecido como plataforma inercial, é capaz de localizar o norte magnético pela rotação da Terra a partir de giroscópios e acelerômetros[1]. Permite-se então obter um plano de referência estabilizado, já que determina os movimentos nos 3 eixos de uma plataforma lançadora de um projétil.

Através desse sistema é facilitado o cálculo das coordenadas de lançamento, desde estes são levados a cabo de acordo com uma plataforma estacionária e seu resultado é corrigido em função do movimento da plataforma nos 3 eixos[2].

Em um navio, tanque, míssil ou avião, os movimentos produzidos pelas oscilações em resposta às irregularidades do terreno, ou às mudanças de inclinação, como é o caso; eles complicam o cálculo de predição da posição futura do objetivo e do próprio navio. Isto é simplificado notavelmente ao trabalhar em uma plataforma estabilizada.

O sistema utiliza-se de giroscópios, acelerômetros, plataforma de inércia e computador para medir acelerações espaciais conhecidas e determinar a posição em relação ao ponto de partida em latitude e longitude. É utilizado também nas estimativas das direções na perfuração de um poço de petróleo.

Esta tecnologia cede lugar a sistemas mais precisos e compactos como o sistema de navegação por satélite (GPS).

História[editar | editar código-fonte]

O sistema foi desenvolvido na década de 1950 para determinar a posição de um veículo de forma autônoma - sem enviar ou receber sinais - segundo as Leis de Newton. [carece de fontes?]

Referências

  1. Paulo Guilherme. «Navegação inercial: sistema de smartphone guia você onde o GPS não consegue». Tecmundo. Consultado em 27 de dezembro de 2015. 
  2. «Estimação de Trajetórias Utilizando Sistema de Navegação Inercial Strapdown» (PDF). p. 2. Consultado em 27 de dezembro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.