Sistema planetário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sistemas planetários)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Uma concepção artística de um sistema planetário

Um sistema planetário consiste numa formação de objetos não estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, satélites naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica. Desde 5 de setembro de 2018, existem 3823 exoplanetas em 2858 sistemas descobertos[1], com 632 sistemas tendo mais de um planeta. Há ainda 2.724 candidatos à espera de confirmação.[2] [3][4] O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de sistemas extrassolares, que são formados por exoplanetas.

Origem e evolução[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a formação das estrelas. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma nuvem de moléculas e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional.

Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.

Lista de sistemas planetários[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://exoplanet.eu/
  2. «Exoplanet and Candidate Statistics». 4 de maio de 2018. Consultado em 11 de maio de 2018. 
  3. Dsrling, David J. (2004). The Universal Book of Astronomy, from the Andromeda Galaxy to the Zone of Avoidance (em inglês). New Jersey: Wiley. p. 394. ISBN 0471265691 
  4. Illingworth, Valerie (2000). Collins Dictionary of Astronomy (em inglês). Londres: Collins. ISBN 0007102976 
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço relacionado ao Projeto Astronomia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.