Sister, Sister

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sister, Sister
Irmã ao Quadrado (BR)
Informação geral
Formato
Gênero Comédia
Sitcom
Duração 22-24 minutos
Criador(es) Kim Bass
Gary Gilbert
Fred Shafferman
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Tia Mowry
Tamera Mowry
Tim Reid
Jackée Harry
Marques Houston
RonReaco Lee
Deon Richmond
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos ABC (1994–95)
Estados Unidos The WB (1995–99)
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 1 de abril de 1994 – 23 de maio de 1999
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 120
Cronologia
Programas relacionados Smart Guy

Sister, Sister (no Brasil: Irmã ao Quadrado) foi uma sitcom estadunidense que estreou em abril de 1994 pelo canal ABC, sendo cancelada pela emissora em 1995 após duas temporadas. Porém nesse mesmo ano o canal The WB resgatou a série, que ficou no ar até 1999. Foi produzida pela de Passe Entertainment, e pela Paramount Network Television.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tia Landry é uma garota inteligente do interior da cidade de Detroit, onde sua mãe adotiva, Lisa, trabalha como designer de moda. Tamara Campbell é a garota louca dos subúrbios, onde seu pai adotivo, Ray, é dono de um serviço de limusine bem sucedido. As duas, gêmeas idênticas, foram separadas no nascimento, e após 14 anos se reencontram em uma loja de departamentos. Ray relutantemente permite que Tia e Lisa se mudem para sua casa para que as meninas possam se conhecer.

Exibição[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi exibida pela Nickelodeon e pela Record TV. A dublagem foi realizada pelo estúdio Audio News.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Em 2017, rumores começaram a sair na mídia sobre uma potencial continuação de "Sister, Sister", tanto Tia quanto Tamera confirmaram que as conversas estavam em andamento e que uma sequência para a série estava muito próxima de acontecer.[1]

Em outubro de 2017, Tia Mowry declarou em uma entrevista ao Entertainment Tonight que um renascimento da série estava "definitivamente mais perto do que nunca". Ela também disse que queria muito que Jackée Harry e Tim Reid se juntassem ao projeto.[2]

Em 16 de janeiro de 2018, a atriz Jackée Harry confirmou que uma reunião do elenco, para mais uma temporada, vai acontecer.[3]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No piloto, as gêmeas se conhecem em uma loja de roupas no shopping com seus pais adotivos. A premissa é semelhante a do filme Operação Cupido, no qual gêmeas idênticas são separadas no nascimento e se reencontram em um acampamento de verão.
  • No episódio "Father's Day" da sexta temporada, as gêmeas conhecem seu pai biológico, Matt Sullivan, e descobrem que ele é branco e um famoso fotojornalista.
  • Durante a quinta temporada, Roger aparece poucas vezes e sem nenhuma explicação, o que aconteceu é que a mãe do ator Marques Houston estava com câncer. No final da quinta temporada, depois de Tia e Tamara se formarem no ensino médio, Roger sai da série. Presume-se que ele ainda estava no ensino médio, enquanto Tia e Tamera já estavam na faculdade, e como fica claro em alguns episódios, Roger é um ano mais novo que elas. Ele retorna apenas no último episódio final como convidado no casamento de Lisa.
  • O irmão mais novo de Tia e Tamara, Tahj Mowry, aparece em quatro episódios da série. Ele interpretou o primo de Tia, Tahj, e também apareceu como T.J. Henderson, seu personagem na série Smart Guy (também exibida pela The WB), em um episódio crossover, intitulado "Child's Play".

Elenco e Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais

  • Tia Andrea Lawry (Tia Mowry): Honesta, responsável, madura e romântica, Tia é uma aluna exemplar que só tira notas excelentes e tem como sonho entrar em Harvard. Costuma se envolver em muitos esquemas de sua irmã Tamara (como quando uma finge ser a outra), já que é notavelmente mais quieta e não muito maliciosa. Apesar das diferenças, as duas são grandes amigas uma da outra.
  • Tamara Ann Campbell (Tamera Mowry): Completamente oposta á sua irmã Tia em questão de personalidade. Tamara é impulsiva, fala o que pensa, e é bem menos inteligente, sensata e estudiosa que Tia, porém é mais solta socialmente e certamente mais malandra e descolada, e é quem geralmente mete a irmã em confusão.
  • Lisa Landry Sims (Jackée Harry) - É uma designer de moda e mãe adotiva de Tia, embora ela seja mais alinhada com a personalidade de Tamara. Ela freqüentemente faz piadas durante os episódios, normalmente às custas de Ray. Ela é propensa a ataques de depressão, durante os quais ela come muito, embora seja um pretexto, já que Lisa tem uma apetite intensa mesmo quando não está deprimida. Até a terceira temporada, Lisa administrava seu negócio de design de moda, "Fashions by Lisa", na casa de Ray. No episódio da terceira temporada "History a la Carte", Lisa muda seus negócios para um carrinho de compras em um shopping. Estranhamente, Lisa e Ray não possuem uma relação de casal e costumam se tratar mais como dois irmãos, já que o temperamento de Lisa muitas vezes irrita Ray, achando impossível os dois se relacionarem romanticamente apesar de serem os pais das gêmeas.
  • Raymond Earl "Ray" Campbell (Tim Reid) - É o pai viúvo de Tamara. Ele administra seu próprio serviço de limusines. Embora Ray seja o pai adotivo de Tamara, ele se alinha claramente com a personalidade de Tia, já que ambos são intelectuais e têm personalidades bem diferentes de Tamara e Lisa. No ensino médio, ele era um líder de torcida masculino e foi apelidado de "Ra-Ra-Ray" por seus colegas de classe.
  • Roger Evans (Marques Houston) - É vizinho e amigo nerd de Tia e Tamara. Por mais que tentasse, as garotas frequentemente rejeitavam seus avanços amorosos(principalmente para com Tamara), e o repetido coro dos vários membros da casa era "Go Home, Roger!" Com o passar do tempo Roger acaba amadurecendo e vira confidente e amigo inseparável das gêmeas.

Regulares

  • Sarah (Brittany Murphy) - É a melhor melhor amiga de Tia e Tamara durante as duas primeiras temporadas.
  • Jordan Bennett (Deon Richmond) - Namorado de Tamara nas últimas duas temporadas da série. Ele vai para a faculdade com as meninas. Às vezes ele é bobo e é tão impulsivo quanto Tamera e pode ser sexista às vezes.
  • Tyreke Scott (RonReaco Lee) - Namorado de Tia nas últimas duas temporadas da série. Na sexta temporada ele consegue um emprego como guarda de segurança na Universidade de Michigan, onde ele, Jordan e as gêmeas estudam.
  • Terrence Winningham (Dorien Wilson) - Terrence é o gerente do supermercado local "Food Boy", e namora com a Lisa durante a segunda temporada e início da terceira temporada.
  • "Stinky" Steve Peiser (Victor Togunde) - é o gerente do "Rocket Burger", restaurante de fast food onde Tia e Tamara trabalham durante a segunda temporada e início da terceira.
  • Rhonda Coley (Bianca Lawson) - Rhonda é a garota popular da escola onde Tia e Tamara estudam, sendo uma espécie de rival destas. Ela sempre zombou das meninas, especialmente de suas escolhas de roupas, porém ela sofre uma reviravolta em sua aparência física, e se torna uma pessoa mais gentil.
  • Victor Sims (Richard Lawson) - É um dos amigos de Ray, que se torna o interesse amoroso de Lisa, e no final da série se torna seu marido. Richard é o pai da atriz Bianca Lawson, que fez a Rhonda na terceira temporada.
  • Denise Mondello (Anna Slotky) - Uma das amigas das gêmeas e também trabalha no "Rocket Burger". Ela aparece durante a segunda e terceira temporada.
  • Ernie (Arvie Lowe, Jr.) - Um dos amigos de Tia e Tamara durante a terceira temporada, ele é membro do "clube de teatro" da escola.
  • Carl Mitushka (Fred Willard) - O Sr. Mitushka é vice-diretor da "Roosevelt High" e fundador de um conservatório para jovens músicos.
  • Dave Barnes (David Strickland) - Segurança no shopping onde Lisa trabalha.
  • Patrice (Vernee Watson-Johnson) - É a melhor amiga de Lisa na cidade onde Lisa e Tia viviam anteriormente e é a mãe do amigo de infância de Tia, Darnell, que é apresentado no episódio da quarta temporada "Boy from the Hood". Patrice, que conhece Lisa desde a infância, tem uma personalidade parecida com ela, o que irrita um pouco o Ray.
  • Clark (Christopher "Kid" Reid) - É o gerente da livraria/coffeeshop onde Tia trabalha durante a quinta temporada, ela se mostra bastante sarcástico.
  • Diavian Johnson (Alexis Fields) - É a melhor amiga das gêmeas nas temporadas cinco e seis.
  • Steven (Chad Haywood) - Namorado da Diavian na quinta temporada. Se mostra não ser muito inteligente.
  • Vanessa (Gabrielle Union) - Vanessa é amiga de Tia e Tamara durante a quarta e quinta temporada. Em um episódio, Tamara descobre que Vanessa é uma ladra.
  • Matthew "Matt" Sullivan (Tony Carreiro) - É o pai biológico das gêmeas. Ele apareceu em apenas um episódio como um professor. Ele fala sobre a mãe delas, Racelle Gavin, e lhes mostram uma foto dela.
  • Diretor Gordon - É o diretor da Roosevelt High. Foi interpretado por Eric Payne até a 4ª Temporada, e Fitz Houston na 5ª Temporada

Participações[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]