Site RD1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RD1
Proprietário(s) Grupo Gridmidia
Gênero Portal
Cadastro Público
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Lançamento 2008
Endereço eletrônico www.terra.com.br/parceiros/rd1/

RD1 é um portal de notícias brasileiro especializado em informações sobre televisão no país. É controlado pelo Grupo Gridmidia[1] desde 2017 e agrega nichos de entretenimento, TV paga, serviços de streaming, cobertura de eventos e flagras de celebridades em evidência no cenário nacional e internacional.

História[editar | editar código-fonte]

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

O portal foi criado em 2008 por jovens estudantes de jornalismo fãs de novelas e de TV aberta. Na época, o espaço servia como chat para debate sobre assuntos relevantes do setor.

Posteriormente, foi adotada a função de veículo de informação, com produção de conteúdo, entrevistas, e pesquisas sobre momentos marcantes sobre os veículos de mídia televisiva[2].

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

Nos anos seguintes, o espaço informal tornou-se um portal de notícias e passou a adotar técnicas e responsabilidade jornalística, com investimentos no layout profissional, servidor, domínio, marca e equipe remunerada mediante a criação de conteúdo.

De forma paralela, passou a adquirir o respeito de executivos, artistas, anunciantes e concorrentes. Em 2011, foi citado pela primeira vez em rede nacional por Fausto Silva durante o Domingão do Faustão, na TV Globo.

Grupo Gridmidia[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, os principais assuntos abordados eram Novelas, Audiência da TV e Reality Shows. Em 2017, foi adquirido pelo Grupo Gridmidia e fortaleceu as categorias de celebridades, TV paga, cinema, séries, streaming e artistas de TV na política brasileira.

Portal Terra[editar | editar código-fonte]

Em 2018, tornou-se parceiro do Terra e anunciou a parceria nas redes sociais, passando a veicular suas principais notícias na home page do portal, onde possui uma página exclusiva com o acervo de todas as notícias[3].

Década de 2020[editar | editar código-fonte]

Durante o período da pandemia de COVID-19, decretada como pandemia em 11 de março de 2020, os conteúdos ao vivo ganharam uma grande repercussão entre os internautas e o site RD1 passou a investir em produções ao vivo no YouTube.

Em 2021, estreou o programa The Bate Boca, com apresentação de Reuber Diirr e comentários de Henrique Brinco e Duh Secco, colunistas do portal. No ano seguinte, a atração retomou o programa de debates no YouTube com o nome Live RD1 e Duh Secco foi substituído pela jornalista recém-contratada Brenda Viana[4].

Audiência[editar | editar código-fonte]

2019[editar | editar código-fonte]

Em 2019, um levantamento do site Bastidores da TV,[2] apontava o Site RD1 em terceiro lugar o nicho de notícias televisivas. O Notícias da TV, de propriedade do jornalista Daniel Castro, aparecia como líder de audiência n, com 49,5 milhões de acessos no mês de Outubro/2019. Já o TV Foco, do jornalista Aaron Tura, obteve 42,7 milhões de acessos, ficando em 2º lugar no ranking.

O RD1, de propriedade de Jhonatas Bispo, obteve 35,7 milhões de acessos; Em 4º e 5º apareceram o Observatório da Televisão, de propriedade do jornalista Neuber Fischer, com 9,3 milhões de acessos e o site NaTelinha, de propriedade de Diego Falcão e Fabrício Falcheti, que obteve 4,7 milhões de acessos.

2022[editar | editar código-fonte]

Em 2022, o Notícias da TV permanece como site mais acessado e o Site RD1 passou a disputar a segunda colocação com o Observatório da TV e o Natelinha.[2]

Coberturas[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2022, o Site RD1 anunciou a cobertura dos maiores eventos de entretenimento do Brasil. Pela primeira vez, o portal apresentou em tempo real os bastidores do Carnaval 2022, com repórteres espalhados nas avenidas e nos camarotes de São Paulo e do Rio de Janeiro, em parceria com o portal Terra.[carece de fontes?]

Referências

  1. de 2021, Redação em 28 de dezembro; Às 12:33 (28 de dezembro de 2021). «Grupo Gridmidia conclui aquisição do Bit Magazine, site sobre tecnologia». FDR. Consultado em 13 de junho de 2022 
  2. a b c Grangeiro, Matheus (31 de maio de 2022). «Parceiro do Terra, site RD1 está entre os três sites mais acessados do nicho de Televisão no país». BIT magazine. Consultado em 13 de junho de 2022 
  3. «RD1 - TerraBrasil». Terra. Consultado em 13 de junho de 2022 
  4. Grangeiro, Matheus (3 de junho de 2022). «Site RD1 investe em novas abordagens e conteúdo ao vivo ao longo do ano». BIT magazine. Consultado em 14 de junho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]