Skammen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Skammen
A Vergonha (PT)
Vergonha (BR)
 Suécia
1968 •  p&b •  103 min 
Direção Ingmar Bergman
Roteiro Ingmar Bergman
Elenco Liv Ullmann
Max von Sydow
Sigge Fürst
Gunnar Björnstrand
Idioma sueco
Página no IMDb (em inglês)

Skammen (br: Vergonha / pt: A Vergonha) é um filme de 1968 em preto e branco, escrito e dirigido por Ingmar Bergman e estrelado por Liv Ullmann e Max von Sydow.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jan e Evan Rosenberg são dois músicos que vão viver em uma ilha para fugir da guerra civil que assola seu país. Tudo corre bem, até a chegada dos soldados. O casal é detido pela acusação de colaborar com as forças rebeldes, e a "vergonha" se instala, cortejada por incêndios de napalm, execuções sumárias e torturas. A unidade militar que tem a missão de defender a ilha é dirigida por um velho amigo do casal, o coronel Jacobi, mas isto piora a situação.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Rodado na locação da pequena ilha de Fårö, ao norte da ilha de Gotland, na costa suleste da Suécia. Seu orçamento é estimado em 2.800.000 coroas suecas.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.