Skowa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Skowa
Informação geral
Nome completo Marco Antônio Gonçalves dos Santos
Origem São Paulo
País Brasil Brasil
Gênero(s) Soul, funk, pop, samba, samba-rock, MPB
Afiliação(ões) Sossega Leão
Premeditando o Breque
Itamar Assumpção
Gang 90 e as Absurdettes
Skowa e a Máfia
Trio Mocotó
SKW Trio

Marco Antônio Gonçalves dos Santos, mais conhecido como Skowa (São Paulo, 13 de dezembro de 1955), é um músico, cantor e compositor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Skowa recebeu o apelido nos tempos de colegial, devido ao seu cabelo estilo black power, que assemelhava-se a uma escova. Criou sua primeira banda aos 15 anos de idade, em 1970, onde tocava violão e cantava.

Começou a tocar profissionalmente por volta de 1975. Em 1977, participou do Clube do Choro. No mesmo ano, montou o grupo Sossega Leão, que era uma banda de salsa. Na mesma época, também tocou com o grupo Premeditando o Breque. Entre 1980 e 1981, trabalhou com Itamar Assumpção e com a Gang 90 e as Absurdettes.

Em 1984, Skowa passou a comandar dois programas na Rádio USP: Caribe 38 e Rapazes da Banda, este último sendo um programa de entrevistas. Também trabalhou como ator, em teatro e em cinema, participando de curtas e longa-metragens.

Comandou a banda Skowa e a Máfia entre 1987 e 1991, com a qual gravou dois álbuns. Com o término da banda, Skowa criou, ainda em 1991, o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul, o qual fez participações especiais em canções do cantor Jorge Ben Jor, como "Bebete, Vamos Embora", "Princesa" e "Engenho de Dentro".

Em 2003, passou a integrar o Trio Mocotó, onde entrou no lugar de Fritz "Escovão".[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.