Sky-Map.org

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sky-Map.org
Posição no Alexa Aumento 31,785 (October 2017)[1]
Endereço eletrônico Sky-Map.org

Sky-Map.org (ou WikiSky.org) é uma wiki e mapa interativo do céu que possui mais de meio bilhão de objetos celestes. Os usuários podem visualizar todas as estrelas do céu de uma vez ou usar a ferramenta de zoom para visualizar áreas específicas com maior detalhe. O WikiSky inclui muitas estrelas, galáxias, constelações e planetas, mas ele ainda está em desenvolvimento. Os usuários também podem editar informações sobre diferentes objetos escrevendo artigos, adicionando links para a Internet, fazer upload de imagens, ou criar um grupo de interesse especial para uma tarefa específica. O site, apesar de ainda estar disponível para os usuários visitarem, não tem mostrado muita atividade desde 2010.[carece de fontes?]

Software[editar | editar código-fonte]

Os usuários podem navegar pelo céu em várias fontes de estudo, incluindo o GALEX, DSS, e SDSS. De várias formas, o usuário pode acessar o nome e uma breve descrição de objetos visíveis. Isto pode ser usado para acessar informações mais detalhadas, incluindo artigos e diferentes imagens.

Sky-Map.org também tem sua própria API para que o código possa ser escrito para acessar mapas, informações de objetos e dados do SDSS. A API que tem mais funcionalidades na parte interativa do site é usada atualmente.

Direitos autorais das imagens do WikiSky[editar | editar código-fonte]

Algumas imagens do Wikisky, tais como Digitized Sky Survey (DSS2) são de uso não-comercial.[2] Os direitos dos dados do DSS são usados por várias instituições.[3] As imagens do Sloan Digital Sky Survey (SDSS), agora são de domínio público, embora dados anteriores tivessem sido liberados apenas para uso não-comercial.[4] Imagens do Telescópio Espacial Hubble (HST), do Telescópio Espacial Spitzer (infravermelho) ou do GALEX telescópio espacial (ultravioleta) são da "PD-NASA-USgov".

Mapas semelhantes[editar | editar código-fonte]

 Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sky-map.org Site Info». Alexa Internet. Consultado em 28 de novembro de 2011 
  2. «Copyright - DSS2 images». Consultado em 31 de julho de 2018. Arquivado do original em 9 de setembro de 2008 
  3. «The DSS datarights» 
  4. «Image use policy» 

Links externos[editar | editar código-fonte]