Slasher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme, veja Slasher (filme).

Slasher é um sub-gênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente. Pecando em vários sentidos em sua produção tanto no roteiro quanto na atuação, edição, fotografia, música e envolvendo muito sangue. Normalmente são feitos com baixo orçamento, daí são constantemente nomeados como "terror b".

O nome "slasher" foi criado porque o princípio básico do filme é um serial killer com uma máscara ou fantasia que vai coletando vítimas e mais vítimas ao longo do filme, até ser revelada sua identidade misteriosa pelo protagonista que, após fugir o filme inteiro, acaba matando o vilão.

Embora o termo "slasher" é por vezes utilizado coloquialmente como um termo genérico para qualquer filme de terror envolvendo assassinatos, analistas do gênero citam um conjunto estabelecido de características que, alegadamente definem esses filmes além de outros subgêneros de horror, tais como filmes splatter e filmes de terror psicológico.[1]

Muitos filmes se destacaram ao longo dos anos desde que o gênero se submeteu. Tendo como precursor o clássico "Halloween - A Noite do Terror", de John Carpenter, trazendo consigo todo o potencial dos filmes e seus clichês.

Lista de filmes slasher populares (parcial)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Petridis, Sotiris (2014). "A Historical Approach to the Slasher Film". Film International 12 (1): 76-84.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.