Slender Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Representação artística do personagem.

Slender Man ou Slenderman (em português: Homem Esguio - tradução livre) é um personagem fictício sobrenatural que se originou como um meme da internet criado pelo usuário Eric Knudsen (aka "Victor Surge") no fórum de discussão Something Awful em 2009. Ele é descrito como semelhante a um homem magro, anormalmente alto, com uma cabeça branca e inexpressiva e que veste um terno preto. Histórias do personagem comumente apresentam-lhe como um perseguidor ou sequestrador de pessoas, principalmente de crianças.[1][2] O Slenderman não se limita a uma única narrativa, mas aparece em muitas obras díspares de ficção, em sua maioria compostas online.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Slender Man é descrito como muito alto e magro, com braços anormalmente longos, que podem se estender para intimidar ou capturar presas. Tem uma cabeça branca, não tem rosto, não tem cabelo e usa um terno preto. Está normalmente associado à floresta. Consegue apagar a memória de suas presas, além de causar alucinações e desespero em suas vitimas, fazendo com que elas sejam capturadas fácil e rapidamente.[4][5]

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

O Slender Man é considerado "o primeiro grande mito da web".[4]

O sucesso da lenda do Slender Man tem sido atribuída à natureza conjuntiva da Internet. Apesar de o Slender Man ser apenas um personagem, a Internet permite que outros construam sobre os fatos já criados e, assim, potencializa um ar de autenticidade à lenda.

Referências

  1. Gail Arlene De Vos (2012). What Happens Next?. [S.l.]: ABC-CLIO. p. 162. ISBN 9781598846348 
  2. Peters, Lucia (14 de maio de 2011). «Creepy Things That Seem Real But Aren't: The Marble Hornets Project». Crushable. Consultado em 9 de outubro de 2012. 
  3. Romano, Aja (31 de outubro de 2012). «The definitive guide to creepypasta—the Internet's urban legends». The Daily Dot. Consultado em 22 de abril de 2013. 
  4. a b «Digital Human: Tales». bbc.co.uk. 2012. Consultado em 20 de fevereiro 2013. 
  5. Tillotsin, Kristin (2011). «Tall, skinny, scary—and all in your head». startribune.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Slender Man
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.