Slew Rate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Slew Rate (velocidade de varredura em Português) define-se como a velocidade de resposta do amplificador instrumental a uma variação de tensão na entrada. Este valor na teoria deveria ser infinito, o que na realidade não acontece. Logo conclui-se que quanto maior for o valor deste parâmetro melhor será o amplificador instrumental.

Definição[editar | editar código-fonte]

Slew-rate de um circuito é definido como a máxima taxa de variação da tensão de saída.

onde é a saída produzida pelo circuito em função do tempo t.

Slew rate fator limitante nos amplificadores[editar | editar código-fonte]

O estágio de entrada de amplificadores de potência geralmente é um amplificador diferencial com uma característica de transcondutância. Isso significa dizer que o estágio entra com a tensão de entrada diferencial e produz uma corrente elétrica de saída no segundo estágio. A transcondutância é tipicamente muito alta. Isso significa que a tensão de entrada deve ser pequena para não causar uma saturação. Na saturação a saída é constante.

O segundo estágio geralmente comporta a compensação de frequência. A característica passa-baixas desse estágio o aproxima de um integrador. Se o segundo estágio tem um capacitor de compensação e ganho , então o slew rate pode ser expresso como:

onde é a corrente de saída do primeiro estágio na saturação.

O slew rate ajuda nos a identificar qual é a máxima frequência aplicável ao amplificador de modo a não haver distorções.

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.