Slogan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um slôgane,[1][2] eslogã[3][4][5] ou frase de efeito (em inglês: slogan)[6][7] é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Um slogan político geralmente expressa um objetivo ou alvo («Trabalhadores do mundo, uni-vos!», por exemplo), enquanto um slogan publicitário é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não («A número 1», por exemplo).

É um conceito importante na Publicidade onde uma curta mensagem é usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra slogan é derivada de slogorn que é uma corruptela para o Inglês a partir do termo sluagh-ghairm tanmay (sluagh "army", "host" + gairm "cry") do gaélico escocês e do Irlandês.[8] Esta expressão era usada como grito usado pelos antigos clãs para inspirar os seus membros a lutarem pela preservação do grupo.[9]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Slogans variam do escrito ao visual, do cantado ao vulgar. Quase sempre, sua natureza simples e retórica deixa pouco espaço para detalhes, e, como tal, servem talvez mais a uma expressão social de propósito unificado, do que uma projeção para uma pretendida audiência. Slogans são atrativos particularmente na era moderna de bombardeios informacionais de numerosas fontes dos media.

Comercial[editar | editar código-fonte]

Modernamente, a publicidade e a propaganda utilizam o slogan como forma de destacar os atributos, vantagens entre outras na complementação de uma mensagem comercial. Na propaganda o slogan tem finalidade de manter-se na mente do consumidor.

O slogan está associado à imagem, à linguagem escrita e estética transcendendo a materialidade o produto ou serviço, transformando-se no afirmativo indicador dos atributos enunciados no texto publicitário.

Político[editar | editar código-fonte]

Um slogan político é um bordão usado em um contexto político. Geralmente expressa um objetivo ou alvo ("Trabalhadores do mundo, uni-vos!"). Os slogans são efetivamente ferramentas políticas, especialmente em um contexto de grande influência pela mídia. Frequentemente resumem a essência de uma plataforma, como nas eleições presidenciais no Brasil em 2002, quando o Partido dos Trabalhadores teve como mote no segundo turno "a esperança venceu o medo".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Frases políticas

Referências

  1. S.A., Priberam Informática,. «Significado / definição de SLÔGANE no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  2. Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. «Apita o comboio - Lusofonias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  3. «Português ou inglês: de quem são os "copirraites"?» (em inglês). 15 de setembro de 2016 
  4. «Manual de Redação da PUCRS». pucrs.br. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  5. «Blog do DeRose  » Yôga (Yoga) se escreve com Y». www.metododerose.org. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  6. Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. «Slogan em publicidade - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  7. Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. «Publicidade, folheto, cartaz e slogan - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 18 de janeiro de 2017 
  8. Merriam-Webster (2003), p. 1174. Irish
  9. «Slogan». Consultado em 26 de junho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete slogan.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Slogan