Smilinguido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde dezembro de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde dezembro de 2015).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Smilingüido é um personagem criado por Marcia d'Haese e Carlos Tadeu Grzybowski (conhecido como Carlos "Catito" nos demais livros que escreveu) que retrata a vida em comunidade em um formigueiro. Smi, como é chamado pelos amigos, é uma formiga bastante ativa que interage com seus amigos e com a natureza ressaltando os valores cristãos em todas as suas atividades.

Smilingüido protagoniza tirinhas, livros, filmes e videogames cujos direitos de distribuição pertencem exclusivamente à Editora Luz e Vida, de Curitiba.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 80, nasceu no coração de alguns jovens o sonho de comunicar o amor de Deus de uma forma alegre e criativa. Nesse grupo havia uma desenhista: Márcia D´Haese, que desenhava um formiguinha para ilustrar seus cadernos; havia também um jovem com talento para escrever: Carlos Tadeu (Carlos "Catito"), e muitos outros que se dispuseram a ajudar na criação das primeiras histórias.

A primeira idéia de nome para a formiguinha foi Zecão, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, para dar relevância ao fato de que apesar de pequeno e frágil, ou seja "desmilingüido", o Senhor Deus poderia manifestar Seu poder e Sua grandeza. "... Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza"[1] . Este foi o início do personagem e seu respectivo nome. De lá para cá muitos eventos importantes aconteceram como a incorporação deste ministério pela Editora Luz e Vida(1989). Desde então todos os produtos criados estão sob orientação da Editora. é muito representado em figurinhas impressas em papel.

Contexto[editar | editar código-fonte]

A proposta de Smilingüido é claramente, desde sua criação transmitir uma mensagem cristã baseada na Bíblia. Dessa forma, o perfil do personagem se inspira em episódios bíblicos, como o de Saulo de Tarso que teve seu nome mudado para Paulo (pequeno)[2] a despeito da grande obra que faria. Da mesma forma, o Smilingüido representa a fragilidade do homem, ele nos lembra que o homem sem Deus nada pode fazer[3] .

Pelos mesmos motivos, a equipe de criação, produção e distribuição do personagem é composta necessariamente por pessoas comprometidas à fé cristã e que acreditam poder dedicar suas vidas à missão de aproximar pessoas a Deus.

Mercado[editar | editar código-fonte]

Embora a temática cristã o coloque em um nicho de atuação relativamente restrito no mercado merchandising, Smilingüido tornou-se popular o suficiente para ver seus produtos se tornarem alvo de pesada pirataria[4] , a ponto da editora que o produz sentir a necessidade de lançar uma iniciativa para combater o despejo de produtos ilegais com a marca no mercado. No site do personagem, uma seção encoraja as crianças a responderem perguntas que irão ensiná-las a identificar produtos falsificados[5] .

Turma do Smilingüido[editar | editar código-fonte]

Piriá O melhor amigo do Smilinguido é uma formiga que veio do sul da floresta, tem um sotaque sulista, mais especificamente de Santa Catarina. Piriá é intempestivo e pensa muito em si. Chega a ser imprudente em seus ímpetos, mas não mal-intencionado. Convive com seus defeitos e não se preocupa com eles. Entretanto, quase sempre reconhece suas mancadas diante do amor do Criador.

Faniquita é espoleta, escandalosa, ansiosa e impaciente. Gosta de homenagens, é muito animada e seu sonho é, um dia, ser rainha. Ela também é a maior fã da rainha Formosa.

Pildas é amigo, destemido, simples e criativo. É desligado, não esquenta a cabeça com problemas. Chega a causar espanto com o seu jeito descansado, mas não recua diante de um desafio. É esportivo, inventa coisas, faz brinquedos. Gosta de farinha de rosca e possui um bornalzinho. Veio do Nordeste e tem sotaque do interior. Parece ter uma queda pela Faniquita.

Forfo é alegre, bonachão, sensível e, às vezes, ingênuo. Gosta muito de gabiri. É companheiro, um grande amigo que está sempre pronto a ajudar.

Talento e Tolero irmãos gêmeos, são lentos, simétricos e espelhados. Não são bobos, só lentos. Nunca se apressam e estão sempre sorridentes. Quando um diz: "vai chover", o outro repete: "é, chover". São pacientes, tolerantes, calmos e tranquilos.

Rainha Formosa é a autoridade do formigueiro das formigamigas. Tem que ser rápida nas decisões e, muitas vezes, pede conselhos ao mestre Formisã para estar segura delas. Juntos consultam o Livro da Vida, que foi dado pelo Senhor Criador para transmitir valores de justiça e amor. Ela entende que deve servir ao formigueiro, e não apenas morar nele.

Taploft é o intelectual da turma. Inteligente, estudioso, gosta de ler e fazer pesquisas. Ele se identifica com o mestre Formisã e seu sonho é ser ministro da rainha.

Flau está sempre na moda, é vaidosa e gosta de ser o centro das atenções. Anda com ar de superioridade e é teimosa. Ainda não conhece muito bem o Senhor Criador, mas está aprendendo, através do Livro da Vida e dos amigos do formigueiro.

Formisã, o sábio oriental, é conselheiro da rainha e professor dos pequenos. Tem uma maneira toda especial de ensinar, fazendo com que seus alunos vivenciem experiências, tirem suas próprias conclusões, e não apenas aprendam intelectualmente. Formisã sabe ver além das aparências e discernir se o que parece bom, é bom de fato. Ele sabe separar o mal do bem e tem no Senhor Criador o bem absoluto.

Formidável é o mensageiro da rainha Formosa. Ele é todo atrapalhado, pois essa grande responsábilidade de informar corretamente o deixa tão nervoso, que ele acaba fazendo uma verdadeira salada de "letras"... Mas com a ajuda do Senhor Criador, ele sempre acaba dando conta do recado.

Forfete é a mais nova integrante da turma. è amiga de todos, mas se identifica mais com o Forfo. Assim como ele, é alegre e divertida mas, ao contrário dele, não é comilona. Seu interesse está na jardinagem; gosta de cultivar flores e cuidar das plantas. Cuida também de si; está sempre arrumada, pois é vaidosa e se aceita como é[6] .

Série de TV[editar | editar código-fonte]

Smilingüido e sua turma
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 31-51 minutos (filmes)
Criador(es) Marcia Macedo d'Haese
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Boas Novas
Transmissão original  ???? - ????

Smilinguido e sua turma

Filmes[editar | editar código-fonte]

Smilinguido em Moda Amarela 1995

Smilinguido em A invasão 2002

Smilinguido em História de Formiga 2004

Smilinguido em História de Formiga 2 2008

Smilinguido em Moda Amarela (Remake) 2015

Referências

  1. Bíblia Sagrada II Coríntios cap.12 vs. 9
  2. Idem - Atos cap. 9
  3. Idem - João cap. 15 vs. 5
  4. Editora Luz e Vida no combate à pirataria
  5. Pirataria
  6. Agenda 2009 Smilingüido - Editora Luz e Vida

Ligações externas[editar | editar código-fonte]