Snake Plissken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Snake Plissken
Sexo Masculino
Ocupação Soldado
Especialidade(s) Tenente
Criado por John Carpenter
Nick Castle
Primeira aparição Escape from New York
Última aparição Escape from L.A.
Interpretado por Kurt Russell
IMDb IMDb
Projecto Cinema  · Portal Cinema

S.D. "Snake" Plissken é um personagem fictício dos filmes de John Carpenter, Escape from New York e Escape From Los Angeles, interpretado por Kurt Russell.[1]

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

Plissken é um ex tenente e ex herói de guerra do Exército Americano, segundo a descrição dada logo no início do filme Fuga de Nova Iorque, o mais jovem oficial a ser condecorado por bravura pelo Presidente. De acordo com a história do filme, tais condecorações lhe foram dadas devido a ações realizadas em Leningrado e na Sibéria, o que sugere duas alternativas de interpretação para as atividades de Plissken antes de virar criminoso. Ou os Estados Unidos entraram em guerra convencional contra a União Soviética ou ele foi designado para missões secretas ou clandestinas nas duas regiões.

O Filme não fala o motivo pelo qual Plissken se tornou um criminoso, mas seu jeito rebelde e arredio dão a entender que ele tem um grave problema com autoridade e o lado político de quem esta dando as ordens.

Plissken é um especialista em entrar e sair de lugares considerados impenetráveis. Por isso, quando o Presidente cai dentro do presídio de segurança máxima de Nova Iorque, Snake é convocado para salva-lo. A questão levantada quanto seu problemas com lideranças está na seguinte frase quando Bob Hauk fala da gravidade da situação: "Arruma outro Presidente"

Notoriamente plissken é um homem que desacreditou totalmente do ideal americano, ainda mais com a realidade narrada no filme onde a liberdade foi subtraida pelo estado policial. Fazendo de Plissken um homem que literalmente não está nem ai pra nada.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.