Sneffels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Snæfellsjökull
Snæfellsjökull pela manhã
Coordenadas 64° 48′ N 23° 47′ W
Altitude 1 446 m
Proeminência >1 200 m
Localização Península Snæfellsnes, oeste da Islândia

Snæfellsjökull é um vulcão com glaciar situado no oeste da Islândia, na península de Snæfellsnes, com uma elevação de 1446 m. Dependendo das condições climáticas, ele pode ser visto de Reykjavík, a uma distância de 120 km. Sua última erupção foi aproximadamente no ano 200 d.C.. A montanha é famosa devido à obra Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne na qual os protagonistas encontram neste vulcão uma caverna que os levaria às profundezas da Terra.[1][2][3][4]

"Aquele é o Snaefellsjokull ... um dos mais notáveis ​​em toda a ilha, e certamente destinado a ser o mais célebre do mundo, por meio de sua cratera vamos chegar ao centro da Terra" - Trecho de Viagem ao centro da Terra.[5]

Em agosto de 2012 houve um degelo total, fenômeno observado pela primeira vez na história recente.[6]

Referências

  1. «Snæfellsjökull» (em norueguês). Store norske leksikon - Grande Enciclopédia Norueguesa. Consultado em 24 de setembro de 2016. 
  2. «Snæfellsjökull» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi – Grande Enciclopédia Dinamarquesa. Consultado em 24 de setembro de 2016. 
  3. «The Mysterious Snæfellsjökull Glacier» (em inglês). Visit Iceland. Consultado em 24 de setembro de 2016. 
  4. «Snaefellsjökull volcano» (em inglês). Volcano Discovery. Consultado em 24 de setembro de 2016. 
  5. «Júlio Verne, VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, CAPÍTULO VI». OS LIVROS DA WALKYRIA. Consultado em 24 de setembro de 2016.  line feed character character in |título= at position 20 (Ajuda)
  6. Paul Fontaine. «Peak Of Snæfellsjökull Melted» (em inglês). Grapevine. Consultado em 24 de setembro de 2016. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vulcões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.