Snowland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Snowland, único parque de neve, localizado no município de Gramado, na Serra Gaúcha. Foi idealizado pelos irmãos Caliari – André, Anderson e Daiane – e inaugurado no dia 25 de Outubro de 2013.

O parque possui 16 mil metros quadrados, sendo 8,1 mil m² dedicados à experiência com a neve.

A capacidade de visitação é de até 2 mil pessoas por dia, cerca de um milhão por ano. O parque divide suas atrações em dois ambientes:

Montanha de neve: espaço para diversão na neve com atrações como esqui e snowboard.

Vilarejo Alpino: ambiente que remete aos vales suíços, com minicentro comercial e atrações como patinação e cinema 4D.

História[editar | editar código-fonte]

Nascidos em uma família de empreendedores, os irmãos Caliari, idealizaram o Parque Snowland em uma conversa despretensiosa sobre a possibilidade de ter neve todos os dias na serra gaúcha. Neve que seria o sonho de moradores e turistas que frequentam o local, afinal, ir para Gramado e não ver a neve é como ir para a praia e não ver o mar. A partir do sonho da Neve em Gramado o parque indoor se mostrou uma ideia grandiosa e possível para os irmãos.

Foi em um banco em frente ao Café Colonial Bela Vista [1] que a imaginação criou asas e o sonho passou a se tornar realidade. Então, para buscarem inspirações, os irmãos Caliari, viajaram ao redor do mundo conhecendo parques de neve como: Snowworld, Snow Play e Ski Dubai. Além disso, buscaram referências na Alemanha, Holanda, Espanha, Dubai, Nova Zelândia, China e Coreia do Sul. Juntaram a ideia da neve com a possibilidade de fazer um lugar de inspiração para as pessoas e, que também, colaborasse para a realização de um sonho, aflorando a imaginação de cada um. Diferenciando-se dos demais espalhados pelo mundo o Snowland, além de ser o primeiro parque de neve indoor das Américas, une o lazer e o esporte em um único lugar. Famílias inteiras, desde netos até aos avós, podem aproveitar as atrações do parque.

No dia 25 de outubro de 2013, o primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland, inaugurou na cidade de Gramado. Em um evento apresentado pelo ator Luigi Baricelli, a emoção foi a convidada especial. Depois de muito trabalho e determinação viver a neve de verdade se tornou possível na Serra Gaúcha. Um lugar para inspiração e diversão para toda família.

Evolução[editar | editar código-fonte]

Com uma montanha de 120 metros de extensão, o Snowland apresentou ao mundo a neve de forma divertida e amigável, com clima que remete às vilas suíças em plena serra Gaúcha durante 365 dias por ano.

Diante do sucesso o parque aumentou o número de atrações, realizando ainda mais sonhos de adultos e crianças que, de forma mais acessível, podem brincar na neve quando quiserem. Recentemente algumas atrações foram lançadas: Simulador de esqui 7D (plataforma de cinema 7D), escavação arqueológica (espaço para foto lembrança) e o Snowland Club (clube de associados).

Outro destaque do Parque Snowland, além da diversão garantida, é o sistema de check-in e check-out do parque, totalmente automatizados, em forma de um relógio incorporado ao pulso, permitindo acesso facilitado a todos os visitantes. Basta aproximar o relógio na catraca que a liberação acontece instantaneamente. A tecnologia serve também para compras em restaurantes e atrações adicionais no parque, que somam ao valor pago ao final do passeio.

O sonho de oferecer neve em Gramado, com diversão e atrações para toda a família, é a essência do parque. Desde a abertura houve a preocupação com a acessibilidade, possibilitando assim que pessoas com deficiências possam se divertir sem restrição alguma.

No ano de 2014 foi eleito Atração Turística do Ano pelo 'Grupo Travel News' [2]. Prêmio que homenageia os Dez mais do Turismo, considerando temas como infraestrutura, atividade desenvolvida, facilidade de acesso, inovação e diversos pontos relevantes as expectativas dos clientes e a entrega efetiva do empreendimento.

Em maio de 2015 o Snowland celebrou a conquista do certificado de Excelência 2015, conferido pelo TripAdvisor. A certificação define os premiados considerando as avaliações e reputação do estabelecimento no TripAdvisor. O parque foi reconhecido pelo serviço prestado, pontuando positivamente nas avaliações, maioria avaliada com 5 estrelas, resultado da satisfação dos visitantes que vivenciaram a experiência na neve em Gramado.

Atualmente o parque Snowland emprega cerca 210 pessoas, e já recebeu mais de um milhão de visitantes. Ao longo dos dois anos o parque mantém em sua essência a possibilidade de realizar sonhos e dar asas à imaginação dos visitantes.

Atrações[editar | editar código-fonte]

O parque oferece atrações na Montanha de Neve. A entrada nessa área exige o uso de roupas especiais para aproveitar ao máximo o tempo e atrações no Vilarejo Alpino, um dia ao estilo dos Alpes suíços com diversão para crianças e adultos.

Montanha de neve[editar | editar código-fonte]

São 9 atrações protagonizadas pela neve, num espaço de 8,1 mil m² de muita diversão:

- Escola de Neve[editar | editar código-fonte]

Profissionais especializados em pistas de neve internacionais instruem os visitantes durante 50 minutos em aulas de, no máximo, 8 alunos. As Aulas são de Esqui e Snowboard e acontecem na pista com extensão de 120 m. Desenhada para iniciantes, ela fica localizada na parte mais baixa da montanha. Após a aula os visitantes podem ir ao alto da montanha e viver a experiência de neve em gramado. A escola não é obrigatória, para aqueles mais experiente o topo da montanha deve ser o ponto de partida para diversão.

- Esqui[editar | editar código-fonte]

Esporte praticado por amantes da neve, no qual o instrumento principal são duas pranchas finas fixadas aos pés através de botas. O Snowland possui Pista de Esqui Indoor, com instrutores experientes em pistas internacionais auxiliando a experiência de quem esquia pela primeira vez e espaço para esquiadores profissionais.

Viva a Neve!

- Snowboard[editar | editar código-fonte]

Semelhante ao skate e surfe, o Snowboard é o esporte praticado na neve com uma única prancha envolvendo os dois pés que desliza na neve.

Viva a Neve!

- Tubing[editar | editar código-fonte]

Boia gigante que desliza a pista de neve no alto da montanha de neve.

- Flokus: Em Busca da Neve[editar | editar código-fonte]

Espetáculo lúdico que conta a história do segredo Snowland guardado pelos Guardiões da Neve. A atração utiliza bonecos animatrônicos e projeções em tela, como um cinema.

- SnowPlay[editar | editar código-fonte]

Com cenário o castelo de Neve, SnowPlay é o Tubing das crianças, com boias e pistas de gelo menores. O Castelo pode ser acessado por adultos.

Viva a Neve!

- Hot Café[editar | editar código-fonte]

Café na montanha de neve, serve de refúgio ao frio e parada para se aquecer e tomar chocolate quente sem sair da montanha.

- Caverna do Yeti

Espaço para foto Lembrança a Caverna do Yeti é uma atração de 2015. Com um boneco animatrônico o enorme pé grande fica na montanha de neve.

- Oficina do Tio Urso

Atração inaugurada em 2015, o Tio Urso é um boneco animatrônico localizado na montanha de neve. Espaço reservado para foto lembrança.

Vilarejo Alpino[editar | editar código-fonte]

Ambiente protagonizado pelo clima dos alpes suíços. Apresenta diversas atrações para quem deseja passar um dia gelado com brincadeiras e ambientes inesquecíveis para recordar a linda cidade de Gramado:

- Simulador de Esqui 7D[editar | editar código-fonte]

Plataforma que simula as sensações de quem esquia na neve. Espaço para 24 pessoas, em cabines separadas.

- Patinação[editar | editar código-fonte]

Patinação no Gelo é uma das principais atrações para visitantes e profissionais no parque. A patinação da pista de gelo conta com auxiliares e profissionais que guiam as pessoas durante a diversão.

- Ice Bar[editar | editar código-fonte]

Bar com vista para montanha de neve. É visita garantida para quem frequenta o parque, podendo fazer foto para lembrança na neve.

Viva a Neve!

- Área de Alimentação[editar | editar código-fonte]

Restaurante decorado com a temática alpina, desenhado exclusivamente para o conforto e apreciação dos visitantes da Serra gaúcha. A praça de alimentação tem vista para a montanha de neve.

- SnowKids[editar | editar código-fonte]

Área exclusiva de jogos para todas as idades. Contempla fliperama e diversos brinquedos eletrônicos com diversidade de jogos para todos os gostos e gêneros.

Viva a Neve!

- Escavação Arqueológica[editar | editar código-fonte]

Possibilidade de brincar como se estivessem congelados em um cubo de gelo e aproveitar para eternizar os encantamentos da neve no espaço exclusivo para foto lembrança.

- Loja de Suvenires[editar | editar código-fonte]

A Loja de Suvenires tem uma variedade de produtos para fazer lembrar do Snowland. Diversos produtos de decoração, vestuário e recordação do primeiro parque de neve Indoor das Américas.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Parque de Neve Indoor Snowland está localizado na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Apenas 97 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Localizado em uma das cidades turísticas mais cobiçadas, Gramado, o Snowland faz parte do cardápio de variedades e atrações da Serra: RS-235, 9009 - Carazal, Gramado - RS, 95670-000.


Referências

[1] [2] [3] [4] [5]

  1. Alexandra Aranovich, [3], Café e Viagem, 30 de outubro de 2013
  2. BJ, [4], BrasilTuris, 03 de julho de 2015
  3. Blog Pais e Filhos, [5] Arquivado em 23 de setembro de 2015, no Wayback Machine., R7, 08 de setembro de 2015
  4. Correio do Povo, [6], R7, 22 de maio de 2012
  5. Diário de Canoas, [7], Diário de Canoas, 05 de fevereiro de 2014