Sob Nova Direção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sob Nova Direção
Under New Management (EN)
Informação geral
Formato Sitcom
Gênero Comédia
Duração 30-40 minutos
Criador(es) Heloísa Périssé
Ingrid Guimarães
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Mário Farias
Produtor(es) Roberto Farias
Elenco
Tema de abertura "Sob Nova Direção, Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães[nota 1]
Localização Rio de Janeiro, RJ
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 18 de abril de 20048 de julho de 2007
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 124

Sob Nova Direção foi um sitcom brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo entre 18 de abril de 2004 e 8 de julho de 2007 em quatro temporadas e 124 episódios, ocupando a faixa das 23h dos domingos. Criada e protagonizada por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães, a série ainda contou com a colaboração de roteiros de Paulo Cursino, Aloísio de Abreu, Marcelo Saback, Elisa Palatinik, Bernardo Jablonski, Cláudio Torres Gonzaga, Renê Belmonte, Tiza Lobo, Chico Soares, Isabel Muniz, Juca Filho, Alessandro Marson, Gabriela Amaral e Adriana Chevallier.[1]

A série é estrelada por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães, contando a história de duas amigas que tentam a cada episódio reerguer um bar quase falido, trazendo ainda no elenco Luis Miranda, Luiz Carlos Tourinho e Otávio Müller.[2]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 2003 Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães estavam viajando juntas por Paris, na França, quando presenciaram a briga de duas donas de um mesmo bar, que acabaram se acertando e rindo da situação, o que lhes deu ideia para criar uma série baseada na história.[3] Em 28 de dezembro de 2003 o episódio piloto de Sob Nova Direção é lançado na Rede Globo como um especial de fim de ano da Rede Globo para avalizar a receptividade do público com a temática e as personagens.[4]

O especial trouxe no elenco Lionel Fischer como Carlos, ex-marido de Belinha; Monica Martelli como Jéssica, a nova esposa de Carlos; Regina Dourado como a empresária Ilsa Sarmento; Marcius Melhem como o advogado de Belinha; Ricardo Kosovski como o advogado de Carlos; Marco Vilella como o ex-segurança de Belinha; Ademir Zanyor como Edilson, o rapaz que despeja Pit; Xando Graça como o patrão de Pit na empresa de taxis; Adriana Garambone e Maria Clara Gueiros como as donas da academia Super Fitness; Diogo Vilela como o diretor do comercial de inseticida; Bernardo Jablonsky como o gerente do banco; além das aparições de Rodrigo Hilbert, Anja Bittencourt, João Antonio e a voz de Caetano Veloso.[4]

Produção[editar | editar código-fonte]

Devido a boa repercussão de audiência e público do especial de fim de ano, Sob Nova Direção foi aprovado para entrar na grade de programação de 2004 como um seriado fixo, estreando em 18 de abril às 23h, indo ao ar semanalmente aos domingos após o Fantástico.[5] O último episódio foi ao ar no dia 8 de julho de 2007[6] O personagem Horácio pertencia ao especial de fim de ano Carol & Bernardo, que acabou não sendo transformado em série, porém Heloísa e Ingrid gostaram tanto que decidiram convidar Otávio Müller para interpretar o personagem em Sob Nova Direção. Heloísa Perissé engravidou antes do início da terceira temporada, sendo que para resolver o impasse decidiu-se que a personagem Belinha também engravidaria para dar continuidade à série – na série Pit iria fazer uma inseminação artificial para ser mãe e Belinha iria fazer uma intervenção estética, mas, após uma confusão, o procedimento das duas foi trocado.[7][8]

Otávio Müller pediu para deixar o seriado no final da terceira temporada para retornar às novelas, entrando para o elenco de Paraíso Tropical no ano seguinte, sendo que na história ele foi substituído por Lúcia Alves interpretando sua mãe.[9] A quarta temporada foi a mais curta, com apenas 14 episódios, devido à uma baixa audiência e as mudanças do elenco estranhada pelo público, sendo que a série foi cancelada em junho de 2007 à contragosto das protagonistas, que desejavam continuar no projeto, como revelou Ingrid durante entrevista: "Sei que reciclar a programação é um caminho natural, mas estou tristíssima. É um produto feito para a família inteira. As pessoas nem mais falam que é o “Sob nova direção”, elas dizem" que é o programa da Pit e da Belinha" [10] As atrizes continuaram conversando com a emissora para a produção de uma quinta temporada, mas desistiram dos planos quando Luiz Carlos Tourinho faleceu em janeiro de 2008.[11][12]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Belinha é uma dondoca milionária e fútil que nunca trabalhou e está no quarto casamento, quando seu último marido pede a separação e a deixa sem nenhum centavo, apenas com um bar falido no subúrbio. Desolada, ela quase acaba atropelada por Pit, uma taxista cheia de complexos por ainda ser solteira aos 30 anos, que foi colega de escola de Belinha na infância e decide ajudá-la, embora acabe despedida e despejada no mesmo dia. Sem dinheiro ou emprego, as novas amigas decidem reerguer o bar e transformá-lo em uma fonte rentável para sobreviverem, morando no andar acima, onde muitas confusões acontecem a cada episódio.

No local trabalha Franco, ex-gerente do antigo bar que mora no local e decide permanecer com as novas donas, e Moreno, ex-mordono de Belinha, que não suportava a recente esposa de seu ex-marido e foi atrás de ajudar a patroa. Além disso, há ainda Horácio, um trambiqueiro que raramente paga a conta e vive de pequenos golpes, que acabam sempre sobrando para as duas.

A partir da terceira temporada, o programa passou por mudanças. Logo no primeiro episódio um incêndio provocado por Pit e Belinha quando faziam uma banana flambada deixou o bar em cinzas. Com o seguro contra incêndio vencido, elas vendem parte do local para Horácio, que ganhou dinheiro no jogo do bicho, e tenta alavancar o local festas temáticas malucas. Pit tenta um novo emprego a cada episódio, como, por exemplo, vendedora de loja de noivas, doceira, moça do tempo, depiladora, entre outros. Belinha foi trabalhar na revista de moda Chiquíssima, porém se torna capacho do chefe. Com a gravidez real de Heloísa Périssé, a personagem também engravidou, nascendo o bebê desta no último episódio.

Na quarta temporada

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas

2004

2005

2006

2007
Heloísa Périssé Isabelle Y Silva (Belinha)
Ingrid Guimarães Patrícia Vasconcellos (Pit)
Luiz Carlos Tourinho Franco Francoso
Luis Miranda Moreno Gil
Otávio Müller Horácio Prachedes
Lúcia Alves Berta Prachedes

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas

2004

2005

2006

2007
Flávio Siqueira Ralf Fiorenzano
Bruno Mazzeo Rick Lacerda

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Isabelle Y Silva (Belinha) (Heloísa Périssé): Ex-dondoca, sempre tenta ser fina e manter uma personalidade forte mas acaba se metendo em confusão. Melhor amiga de Pit, gosta de ser chamada de "Belinha" pelos seus amigos. Isabelle era muito conhecida por causa de seu bordão "Ouuve".
  • Patrícia Vasconcellos (Pit) (Ingrid Guimarães): Melhor amiga de Belinha, fica desesperada para encontrar um marido para ter filhos. Pit é dona de um fusca rosa, um carro que ela trata como uma filha. Ela sempre usava o bordão "Eu já tenho trinta, até eu conhecer alguém 31, até eu noivar 32, até eu casar e ter filhos 33...".
  • Franco Francoso (Luiz Carlos Tourinho): Franco é um garçom mal-humorado, um pouco ingênuo e sincero. Ganhou diversos apelidos pelo Horácio por causa de sua baixa estatura, muitas mulheres se sentiram atraídas por ele. No episódio "As Garotas do Adeus" revela ser apaixonado por Pit.
  • Moreno Gil (Luis Miranda): Baiano com orgulho, ex-mordomo de Belinha, é amigo de Franco, se tornou cozinheiro do bar após pedir demissão a Carlos. Moreno sempre gosta de mostrar a cultura baiana para todos.
  • Horácio Prachedes (Otávio Müller): Malandro, sempre dando calote, Horácio bebe fiado no bar de Pit e Belinha, em que virou o dono. Na última temporada Horácio não aparece, alegado que o personagem foi preso por seus diversos golpes.
  • Berta Prachedes (Lúcia Alves): Mãe de Horácio, durona, substituiu seu filho no cargo do bar na última temporada.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição Original
Estreia de temporada Final de temporada
Especial de fim de ano 28 de dezembro de 2003
35 18 de abril de 2004 26 de dezembro de 2004
38 3 de abril de 2005 17 de dezembro de 2005
38 6 de abril de 2006 17 de dezembro de 2006
13 15 de abril de 2007 8 de julho de 2007

Música[editar | editar código-fonte]

Em 2004 e 2005 o tema de abertura era cantado por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães. Em 2006 o mesmo tema era cantado por Marjorie Estiano. Em 2007 o tema instrumental.

Notas

  1. Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães interpretaram o tema de abertura nas duas primeiras temporadas. Na terceira temporada a mesma música foi cantada por Marjorie Estiano, enquanto na quarta apenas um instrumental foi utilizado.

Referências

  1. «FICHA TÉCNICA». Globo. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  2. «Relembre 5 especiais que se tornaram fixos na Globo». UOL. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  3. «SOB NOVA DIREÇÃO: FORMATO». Globo. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  4. a b «Perissé quer um ano novo bem risonho». Paraná Online. 13 de dezembro de 2003. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  5. «Globo põe na tela suas armas para 2004». Folha de S.Paulo. 11 de abril de 2004. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  6. «Ingrid Guimarães lamenta o fim de "Sob nova direção", da Rede Globo». Gazeta do Povo. 4 de julho de 2007. Consultado em 11 de junho de 2016. 
  7. «Grávida de quatro meses, Heloísa Perrissé conta como Belinha vai engravidar». Globo. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  8. «SOB NOVA DIREÇÃO: BELINHA FICA GRÁVIDA POR INSEMINAÇÃO». O Fuxico. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  9. «OTÁVIO MÜLLER DEVE DEIXAR O SERIADO SOB NOVA DIREÇÃO». O Fuxico. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  10. «"Ingrid Guimarães lamenta o fim de "Sob nova direção", da Rede Globo». Gazeta do Povo. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  11. «Ator Luiz Carlos Tourinho é enterrado no RJ». Folha de S.Paulo. Consultado em 6 de agosto de 2018. 
  12. «Morre Luiz Carlos Tourinho, o Nezinho de 'Desejo Proibido'». Ego. Consultado em 6 de agosto de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]