Sobrenatural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a série, veja Sobrenatural (série). Para outros significados, veja Sobrenatural (desambiguação).
 Nota: Não confundir com Paranormal.
"Andando sobre a água": quadro de Ivan Konstantinovich Aivazovskii (1817-1900) retratando um dos diversos atos sobrenaturais tradicionalmente atribuídos a Jesus Cristo

O termo sobrenatural (registrado pela primeira vez entre 1520-1530) em geral designa o contrário do que é considerado natural; o que não admite - ou é suposto não admitir - explicação científica.[1][2][3] Designa aquilo que, em princípio, é ou ocorre fora da ordem natural, à parte das leis naturais que regem os fenômenos ordinários; aquilo que é superior à natureza.[4] Na filosofia, na cultura popular e na ficção, o termo é associado com paranormalidade, religiões e ocultismo. É propriedade imanente, por exemplo, das deidades.

Fundamentos[editar | editar código-fonte]

Em geral, explicações sobrenaturais pressupõem a existência de algum tipo de realidade além da física, como o mundo espiritual, Deus, uma dimensão mental não detectável pela matéria. Seria, então, nesta instância superior, que estaria a causa do fenômeno sobrenatural, que não poderia ser detectada por meios físicos, visto estar "acima" da natureza, transcendendo-a.

Em meio religioso, o sobrenatural, geralmente, personifica-se na forma dos então denominados milagres ou na assumida existência de entidades e forças declaradamente não reconhecidas pela ciência. Sendo a morte um fator marcante na história de todo ser vivo, muito difundida é, também, a ideia de existência de um universo transcendente, onde a essência deste ser continuaria a existir mesmo após a morte física do mesmo.

A posição científica stricto sensu atual, contudo, é a de que não há indício algum devidamente qualificado que leve à conclusão segura de uma realidade sobrenatural subjacente ao universo natural em que vivemos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 19 de novembro de 2013. Arquivado do original em 7 de abril de 2014 
  2. «Supernatural | Define Supernatural at Dictionary.com». Dictionary.reference.com. Consultado em 30 de junho de 2013 
  3. «Online Etymology Dictionary». Etymonline.com. Consultado em 30 de junho de 2013 
  4. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: sobrenatural. Versão eletrônica acessada às 10:40 horas UTC de 19-11-13.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.