Sociedade Esportiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sociedade Esportiva Sousa
Nome Sociedade Esportiva Sousa
Fundação 18 de abril de 1964 (55 anos)
Estádio Marizão
Capacidade 15.000
Localização Sousa, PB
Presidente Brasil Valdécio Oliveira
Treinador Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Sociedade Esportiva Sousa é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Sousa, no estado da Paraíba.

Fundada em 1964, mandava seus jogos no estádio Marizão, com capacidade para 15 mil espectadores. As cores do clube são verde, branco e vermelho.

A começar pela gloriosa e inesquecível Sociedade Esportiva Sousa, equipe fundada no dia 18 de abril de 1964, e que brilhou intensamente nos gramados Paraibano e até Nordestino. Equipe essa, que era muito temida por seus adversários e que dificilmente perdia nos seus domínios no velho Estádio Municipal Antonio Marques da Silva Mariz. A Sociedade Esportiva Sousa, viveu várias etapas, e uma das mais brilhantes foi quando  sagrou-se Campeão do Interior o famoso Matutão nos idos 1969, equipes amadoras e que não disputavam o Campeonato Paraibano de Profissionais daquela época, visto que basicamente o Paraibano era disputado por equipes de João Pessoa, Campina Grande e Patos com o Nacional. Cabe destacar, que a rivalidade histórica entre Sousa e Cajazeiras, já existia e a Sociedade naquela época protagonizava grandes jogos com o Santos de Cajazeiras, depois com o Botafogo-CZ e também com o Atlético Cajazeirense de Desportos também da terra de Pe. Rolim.

Os anos se passaram e já no ano de 1974, a Sociedade Esportiva Sousa ganhou um rival de peso, que foi o Atlético Clube de Sousa, e muitos se lembram da grande rivalidade dessas duas equipes, que protagonizaram uma grande disputa numa melhor de três partidas, para ver quem era a melhor equipe da cidade, onde disputaram a cobiçada Taça Dr. Tomáz Pires, parece que àqueles jogos foram marcados para a sobrevivência de uma das equipes, afinal as três partidas foram marcadas com muito equilíbrio, a cidade de Sousa vivia um verdadeiro clima de copa do mundo, com as duas torcidas bem inflamadas, sendo que a da Sociedade era muito maior do que a do Atlético, o que se justifica, visto que a Sociedade era a equipe que já tinha uma história em representar a terra dos Dinossauros. Os placares dos jogos foram os seguintes: A Sociedade venceu o primeiro jogo por um a zero com gol de Edmilson e o Atlético, venceu os dois jogos seguintes pelo mesmo placar, sendo o segundo jogo com gol de Moacir e o terceiro e decisivo jogo, onde sagrou-se campeão na disputa com gol de Correa. E com a derrota a Sociedade sai da cena da disputa e a cidade de Sousa continua a sua representação com o Atlético, que inclusive chegou a ser a primeira equipe da terra de Bento Freire a se profissionalizar e disputar o Paraibano da primeira divisão, especificamente nos anos de 1975/1976/1977, equipe também que impôs muito respeito nos gramados paraibanos e sempre obtendo boas colocações, onde inclusive teve por dois anos o artilheiro da competição, no caso Edilson, na minha opinião o maior jogador da história de Sousa, que vi jogar.

A Sociedade Esportiva Sousa, ainda chegou a se profissionalizar e disputar o Campeonato Paraibano de profissionais em meados da década de 90, já no remodelado Estádio o Marizão, inclusive com uma rivalidade muito grande com o Sousa Esporte Clube, sendo que a Sociedade preferiu mais uma vez afastar-se dos gramados após grandes embates com o Sousa Esporte Clube, o representante até os dias atuais, que continua a representar a cidade nos gramados paraibanos.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.