Sociedade Esportiva e Cultural Flamengo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Flamengo de São Valentim
SECFlamengo.png
Nome Sociedade Esportiva e Cultural Flamengo
Alcunhas Flamenguinho
Rubro-Negro
Fundação 27 de novembro de 1958
Estádio Caldeirão Rubro-Negro
Capacidade 3.500
Presidente Brasil Amarildo Tibolla
Treinador Brasil José Bavaresco (Cabeça)
Competição Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho de Amadores
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Sociedade Esportiva e Cultural Flamengo, mais conhecida como Flamengo de São Valentim ou ainda Flamengo, é um clube brasileiro amador de futebol da região de São Valentim, em Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Na região, a maioria das pessoas que escutavam as transmissões dos jogos através do rádio tornaram-se fãs dos clubes de Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1958, como já havia um time em São Valentim com o nome Vasco, os dissidentes do Vasco criaram outra agremiação que representaria a comunidade de São Valentim em Bento Gonçalves. Esses fundadores optaram por colocar-lhe o mesmo nome do clube pelo qual tinham muita admiração, o Flamengo do Rio de Janeiro.

O Flamengo de São Valentim é conhecido nacionalmente por realizar jogos com Grêmio e Internacional, clubes profissionais de ponta. O rubro-negro já atuou também contra outras grandes equipes do futebol gaúcho, como Canoas, Esportivo, Gaúcho de Passo Fundo e Juventude.

O clube possui escolinha de futebol, com aulas comandadas por professores formados em Educação Física.

Desde 2010, o Flamengo disputa o Campeonato Gaúcho de Amadores, principal campeonato de futebol amador do estado do Rio Grande do Sul.

Em 2011, na sua segunda participação no Estadual de Amadores, o clube obteve o inédito título da competição, após os resultados de 2 a 1 e 1 a 1 na final, disputada contra o Juventude de Ibirubá.

Em 2012, conquista o bicampeonato do Estadual de Amadores, após enfrentar o Botafogo de Fagundes Varela na final. Os resultados foram 1 a 0 e 0 a 0. No mesmo ano, conquista o Sul-Brasileiro de Amadores, disputado em Diadema (SP). O inédito título veio com uma vitória simples sobre o Olaria de Santa Catarina, fechando o campeonato invicto.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Regionais[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.