Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais

Logotipo da Sociedade
501(c), Sociedade científica
Fundação 02 de maio de 1984
Lisboa, Portugal
Portugal Portugal
Fundador(es) António Alberto Monteiro Alves
José Caetano Velez
Fernando Pereira Nunes
Sede Lisboa, Portugal
Portugal Portugal
Website oficial www.spcflorestais.pt

A Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) tem como objecto fomentar o estudo e progresso da ciência e técnica florestais, contribuir para o esclarecimento dos problemas económicos e sociais da actividade florestal, da produção, à transformação e mercado dos bens e serviços florestais, promover, estimular a cooperação entre eles e desenvolver o intercâmbio nacional e internacional entre entidades e especialidades no seu domínio de actuação.


Introdução[editar | editar código-fonte]

A Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem por objecto fomentar o estudo e progresso da ciência e técnica florestais, contribuir para o esclarecimento dos problemas económicos e sociais da actividade florestal, da produção, à transformação e mercado dos bens e serviços florestais, bem como promover e estimular a cooperação entre eles e desenvolver o intercâmbio nacional e internacional entre entidades e especialidades no seu domínio de actuação. Foi fundada no ano de 1984 e desde essa data que tem vindo a reforçar a coesão e intervenção da comunidade técnica e científica no desenvolvimento do setor, contribuindo para uma divulgação alargada da presença das florestas enquanto suporte à organização das sociedades. Dentre as suas muitas e diversas atividades é de realçar a organização periódica de Congresso Florestal Nacional, tendo-se concretizado a última edição (a 7ª.) em Vila Real e Bragança, de 05 a 08 de Junho de 2013.

Para além do Congresso Florestal Nacional a SPCF promove, organiza e participa em diversas atividades, de entre as quais se destacam:

  1. reuniões, cursos e ações de formação, visitas de estudo e quaisquer outras actividades de carácter científico, técnico e cultural, relacionadas com o seu objeto social;
  2. edição e divulgação de trabalhos especializados, nomeadamente em revista ou boletim próprio;
  3. atribuição de prémios a trabalhos científicos e técnicos e a criação de fundos para apoio à investigação científica e tecnológica e para a concessão de bolsas;
  4. estabelecimento de acordos e parcerias com diversas associações e sociedades quer nacionais quer internacionais.


A SPCF pode ser sócia ou filiada de outras sociedades ou associações, nacionais ou internacionais.

Podem ser sócios da SPCF cidadãos nacionais e estrangeiros, empresas florestais, agro-florestais e agrícolas, comerciais e industriais e outras pessoas individuais e colectivas, cujas actividades se enquadrem no âmbito do objecto social. Os sócios da SPCF podem assumir as seguintes categorias:

  1. ordinários: indivíduos, nacionais ou estrangeiros, residentes em território nacional;
  2. correspondentes: indivíduos, nacionais ou estrangeiros, residentes fora do território nacional;
  3. colectivos: entidades nacionais ou estrangeiras, que se interessem pelas actividades da SPCF;
  4. honorários: indivíduos ou entidades, nacionais ou estrangeiros, que se notabilizem através da sua actividade científica ou técnica no domínio de actuação da SPCF;
  5. beneméritos — os indivíduos ou entidades nacionais ou estrangeiras, que se notabilizem pelos apoios prestados à SPCF;
  6. estudantes: estudantes, nacionais ou estrangeiros, que se interessem pelas actividades da SPCF.


Corpos Sociais[editar | editar código-fonte]

Os atuais corpos sociais, eleitos durante o 9º CONGRESSO FLORESTAL NACIONAL para o período 2022-2026, são os seguintes:

Mesa da Assembleia Geral: Maria Emília Calvão Moreira da Silva (Presidente), Susana Saraiva Dias (Vogal) e Pedro Vilas Boas Marques (Vogal).

Direcção: José de Jesus Gaspar (Presidente), Leónia do Carmo Santos Nunes (Vice-Presidente), João Carlos Azevedo (Vice-Presidente), Nuno Almeida Ribeiro (Secretário) e José Tadeu Marques Aranha (Tesoureiro).

Conselho Fiscal: Maria Alice da Silva Pinto (Presidente), Hélder filipe dos Santos Viana (Secretário) e Maria da Conceição Almeida Colaço (Relator).

Delegados: Jorge Miguel Alvão Serra Leite da Cunha (Continente), Anabela Miranda Isidoro (RA Açores) e Manuel António Madama Filipe (RA Madeira).


Corpos sociais da SPFC em mandatos anteriores:

2018-2022

Mesa da Assembleia Geral: Maria Helena Almeida (Presidente), Susana Saraiva Dias (Vogal) e Paulo Fernandes (Vogal).

Direcção: Maria Emília Moreira da Silva (Presidente), José Gaspar (Vice-Presidente), Paulo Mateus (Vice-Presidente), Nuno Almeida Ribeiro (Secretário) e Maria Alice Pinto (Tesoureiro).

Conselho Fiscal: João Carlos Azevedo (Presidente), Elisabete Abreu (Secretário) e Leónia Nunes (Relator).

Delegados: Maria Alice da Silva Pinto (Continente), Vasco Medeiros (RA Açores) e Manuel António Madama Filipe (RA Madeira).



2014 a 2018

Mesa da Assembleia Geral: Maria Helena Almeida (Presidente), Nuno Calado (Vogal) e Luís Leal (Vogal).

Direcção: Francisco Castro Rego (Presidente), José Luís Lousada (Vice-Presidente), Graça Maria Louro (Vice-Presidente), Miguel Galante (Secretário) e Paulo Godinho Ferreira (Tesoureiro).

Conselho Fiscal: Maria Adelaide Germano (Presidente), Amílcar Teixeira (Secretário) e Francisco Góis (Relator).

Delegados: Maria Emília Moreira da Silva (Continente), Vasco Medeiros (RA Açores) e António Manuel Filipe (RA Madeira).


2010 a 2013:

Mesa da Assembleia Geral: Maria Helena Almeida (Presidente), José António Ribeiro Lopes (Vogal) e Luís Leal (Vogal).

Direcção: Maria do Loreto Monteiro (Presidente), João Bento (Vice-Presidente), Graça Maria Louro (Vice-Presidente), Jorge Cunha (Secretário) e Nuno Calado (Tesoureiro).

Conselho Fiscal: José Luís Lousada (Presidente), Paulo Godinho Ferreira (Secretário) e Maria Adelaide Germano (Relator).

Delegados: Hugo Jóia (Continente), Vasco Medeiros (RA Açores) e António Manuel Filipe (RA Madeira).


Os corpos sociais para períodos anteriores a 2010 podem ser consultados nas páginas web da SPCF.



Ligações externas[editar | editar código-fonte]