Sofia da Grécia e Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sofia
Princesa de Hesse
Princesa de Hanôver
Princesa da Grécia e Dinamarca
Consorte Cristóvão de Hesse-Cassel

Jorge Guilherme de Hanôver

Nascimento 26 de junho de 1914
  Villa Mon Repos, Corfu, Grécia Grécia
Morte 3 de novembro de 2001 (87 anos)
  Munique, Alemanha Alemanha
Filho(s) Cristina Margarida de Hesse
Doroteia Carlota de Hesse
Carlos Adolfo de Hesse
Rainer Cristóvão de Hesse
larissa de Hesse
Guelfo Ernesto de Hanôver
Príncipe Jorge de Hanôver
Princesa Frederica de Hanôver
Pai André da Grécia e Dinamarca
Mãe Alice de Battenberg

Sofia da Grécia e Dinamarca, (26 de junho de 19143 de novembro de 2001) foi a quarta criança e filha mais nova do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Sofia nasceu na Villa Mon Repos, na ilha grega de Corfu.

Família[editar | editar código-fonte]

Pelo seu pai, Sofia era neta do rei Jorge I da Grécia e da sua consorte, a grã-duquesa Olga Constantinovna da Rússia. Pela sua avó paterna era trineta do imperador Nicolau I da Rússia. Através da sua mãe era trineta da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. A sua mãe era uma neta da princesa Alice do Reino Unido.

Sofia era irmã do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, marido e consorte da rainha Isabel II do Reino Unido. Também tinha três irmãs, a princesa Teodora, a princesa Cecília e a princesa Margarida.

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Sofia casou-se pela primeira vez com o príncipe Cristóvão de Hesse-Cassel no dia 15 de dezembro de 1930 em Kronberg, Berlim, Alemanha. Tinha 16 anos. Filho do príncipe Frederico Carlos de Hesse e da princesa Margarida da Prússia, Cristóvão era bisneto da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota através da sua avó, a princesa Vitória, esposa do imperador Frederico III da Alemanha.

O casal teve cinco filhos:

Nome Nascimento Morte Observações
Cristina Margarida de Hesse 10 de janeiro de 1933 22 de novembro de 2011 Casou-se primeiro com o príncipe André da Jugoslávia em 1956, divorciando-se em 1962; com descendência. Casou-se depois com Robert Floris van Eyck, um artista londrino, em 1962; com descendência.
Doroteia Carlota Carina de Hesse 24 de julho de 1934 Casou-se em 1959 com Frederico, Príncipe zu Windisch-Grätz (1917-2002); com descendência.
Carlos Adolfo André de Hesse 26 de março de 1937 Casou-se em 1966 com Yvonne, Gräfin Szapáry von Muraszombath; com descendência.
Rainer Cristóvão Frederico de Hesse 18 de novembro de 1939 Não se casou nem teve filhos.
Clarissa Alice de Hesse 6 de fevereiro de 1944 Casou-se em 1971 com Claude Jean Derrien de quem se divorciou em 1976. Teve uma filha de pai desconhecido em 1980.

No dia 7 de outubro de 1943, Cristóvão morreu num acidente de avião nos Apeninos, perto de Forlì na Itália. O seu corpo foi encontrado dois dias depois. No entanto, o Almanaque de Gota (um livro de registo da nobreza e realeza) diz que ele foi morto em combate durante a invasão alemã à Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Sofia voltou a casar-se a 23 de abril de 1946 com o príncipe Jorge Guilherme de Hanôver. Jorge era filho do duque Ernesto Augusto de Brunsvique e da sua esposa, a princesa Vitória Luísa da Prússia, a única filha das sete crianças do imperador Guilherme II da Alemanha e da princesa Augusta de Schleswig-Holstein.

Juntos tiveram três filhos:

Nome Nascimento Morte Observações
Guelfo Ernesto de Hanôver 25 de janeiro de 1947 10 de janeiro de 1981 Casou-se em 1969 com Wibke van Gunsteren; com descendência.
Jorge de Hanôver 9 de dezembro de 1949 Casou-se em 1973 com Victoria Anne Bee; com descendência.
Frederica de Hanôver 15 de outubro de 1954 Casou-se em 1979 com Jerry William Cyr; com descendência.

Morte[editar | editar código-fonte]

Sofia morreu no dia 3 de novembro de 2001 em Munique, na Alemanha. O marido viveu mais tempo do que ela.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.