Sofia de Bourbon e Ortiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sofia de Bourbon
Infanta de Espanha
Nome completo
Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz
Casa Bourbon
Pai Filipe VI
Mãe Letícia
Nascimento 29 de abril de 2007 (9 anos)
Madrid, Espanha
Religião Catolicismo Romano
Assinatura

Sofia de Todos os Santos de Bourbon e Ortiz (Sofía de Todos los Santos de Borbón y Ortiz; Madrid, 29 de abril de 2007) é a filha mais nova do atual rei da Espanha, Felipe VI, e de sua esposa, Leticia Ortiz. É a oitava neta dos antigos reis da Espanha, Juan Carlos I e Sofia da Grécia e atualmente ocupa o segundo lugar na linha de sucessão ao trono espanhol.

Sofia possui uma irmã mais velha: Leonor.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Sofia nasceu no dia 29 de abril de 2007 às 16h50 (horário local) na Clínica Ruber, por meio de uma cesariana. Na ocasião, pesava 3,310kg e media 50 centímetros.

O seu nascimento foi comunicado à imprensa através de mensagens escritas por telemóvel e as células do seu cordão umbilical foram conservadas e enviadas para um banco de conservação de células estaminais na Europa e outro público na Espanha.

Quatro horas após o seu nascimento, o seu pai deu uma entrevista a imprensa onde disse: "Nós estamos muito felizes. Eu realmente não sabia como ia reagir com o nascimento de outra menina, mas eu penso que se ama cada filho da mesma maneira".

O seu nome é uma homenagem à sua avó materna, a rainha Sofia. A infanta é a primeira "Sofia" a nascer no seio da família real.

Batizado[editar | editar código-fonte]

Foi batizada com água do rio Jordão em 15 de julho de 2007 nos jardins do Palácio de la Zarzuela. Os padrinhos são a avó materna, Paloma Rocasolano, e o príncipe Konstantin-Assen da Bulgária, amigo do príncipe Felipe.

Educação e interesses[editar | editar código-fonte]

Começou os estudos, no dia 11 de setembro de 2009 na Escuela Infantil Guardia Real, uma creche particular criada para os filhos dos funcionários do Palácio de la Zarzuela, e em 15 de setembro de 2010 começou a estudar no colégio particular Santa María de los Rosales iniciando o primeiro ano da educação infantil.

Para além das aulas e das disciplinas que fazem parte do currículo escolar de todas as crianças espanholas, tem também aulas de mandarim duas vezes por semana e tem contato diário com o inglês, uma vez que a sua mãe, Letizia, lhe lê histórias nesta mesma língua e através da sua avó, a rainha Sofia, que comunica frequentemente em inglês com todos os seus netos, à semelhança do que fez com os seus três filhos, a Infanta Elena, a Infanta Cristina e o rei Felipe.

Pratica, assim como a irmã, ballet, ténis, natação e ski. No verão, é presença constante em Palma de Maiorca para as férias com os pais, avós, tias e primos (Froilán, Victoria, Juan, Pablo, Miguel e Irene).

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 29 de abril de 2007 - presente: "Sua Alteza Real, a Infanta Dona Sofia de Espanha."

Ascendência[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Leonor de Bourbon e Ortiz
Linha de sucessão ao trono espanhol
Sucedido por
Elena de Bourbon

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.