Software wiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Página inicial da Wikipédia, que utiliza a MediaWiki, um dos mais populares softwares wiki.

Um software wiki é um tipo de software colaborativo para executar sistemas wiki.[1] Permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema simples, sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Wikis são usados para colaboração, conversação e documentação e para várias outras coisas.

Ele é geralmente implementado em scripts CGI. Tipicamente, as páginas são armazenadas em RDBMS e o hiperlink é dinâmico. Uma WikiWikiWeb ou uma "fazenda wiki" é um site de várias páginas na forma de HTML para fácil edição.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Antecedentes das wikis

A primeira aplicação 'wiki' reconhecida geralmente, WikiWikiWeb, foi criada pelo programador de computadores americano Ward Cunningham em 1994 e lançado em c2.com em 1995.[2] "WikiWikiWeb" também foi o nome usado pela wiki que rodava o software, e nos primeiros anos de sua existência não havia grande distinção entre os conteúdos da wiki e o software em que rodavam, possivelmente pois quase toda wiki rodava em sua próprio software customizado.

O software wiki originava de versões antigas de systemas de controle de versão usada para documentação e software nos anos 80.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Orloff, Jeff (21 de abril de 2009). «Entendendo o Software wiki» (PDF). IBM Corporation. Consultado em 13 de julho de 2017 
  2. Cunningham, Bo Leuf ; Ward (2001). The Wiki way : quick collaboration on the Web Nachdr. ed. Boston [u.a.]: Addison-Wesley. ISBN 0-201-71499-X 
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.