Solimão II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o sultão de Rum de mesmo nome, veja Solimão II de Rum.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Solimão II
Nascimento 15 de abril de 1642
Constantinopla, Istambul
Morte 22 de junho de 1691 (49 anos)
Edirne
Cidadania Império Otomano
Progenitores Pai:Ibraim I
Irmão(s) Mehmed IV, Ahmed II
Ocupação governante
Título sultão do Império Otomano
Religião Islã
Assinatura
Tughra of Suleiman II.JPG

Solimão II (Constantinopla, 15 de abril de 1642Edirne, 22 de junho de 1691) (turco otomano: سليمان ثانى Süleymān-i sānī) foi Sultão do Império Otomano de 1687 a 1691. Irmão mais novo de Maomé IV, o Caçador (1648–87), Solimão II passou a maior parte de sua vida nas kafes, um tipo de prisão luxuosa para príncipes de sangue, existente no Palácio de Topkapı (para impedir que alguém organizasse uma rebelião).

Próximo de aceitar o trono depois da deposição de seu irmão em 1687, Solimão II convenceu-se de que a delegação iria assassiná-lo e somente com muita persuasão participou dos cerimoniais.

Incapaz de manter controle sobre os eventos de seu reino, Solimão II apontou Ahmed Faizil Köprülü como seu Grão Vizir. Sob a liderança de Köprülü, a Turquia deteve o avanço austríaco rumo a Sérvia e esmagou uma revolta na Bulgária. Durante a campanha para a retomada do leste da Hungria, Köprülü foi derrotado e morto pelas tropas imperiais de Luís Guilherme de Baden na Batalha de Slankamen in 1690.

Solimão II, por sua vez, morreu um ano depois.

Precedido por
irmão Maomé IV, o Caçador
Sultão otomano
1687–1691
Sucedido por
Amade II