Som surround

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Som Surround ou Holográfico é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.

Criando som surround[editar | editar código-fonte]

Existem diversos métodos para criar som surround. O mais simples consiste em colocar diversos alto-falantes em torno do ouvinte para reproduzir áudio vindo de direções diferentes. Outro método envolve o processamento de áudio usando métodos de localização psico-acústica para simular auscultadores de ouvidos ou campos 3D.

Um terceiro processo, baseado no princípio de Huygens, tenta reconstruir a localização das ondas gravadas dentro do espaço de escuta, método conhecido como holograma de áudio. Existem dois exemplos: o primeiro deles é o Ambisonics, que reconstrói exatamente o som. A segunda forma, chamada síntese de campo de ondas (WFS), produz um campo sonoro que tem o mesmo nível de erro em toda área. A WFS requer um grande número de alto-falantes e uma quantidade considerável de computadores para produzir este resultado, enquanto para Ambisonics, há uma quantidade significante de programas disponíveis, tanto grátis como comerciais, para produzir este efeito.

Formatos populares de som surround[editar | editar código-fonte]

  • O discreto som Surround 5.1 no em discos digitais de áudio (DVD-A) ou super discos de áudio (SACD)
  • Som Quadrifónico
  • Som Surround Dolby 5.1
  • Som DTS, em discos digitais de vídeo (DVD-V), e som surround em formato MP3.

Ver também[editar | editar código-fonte]