Song for a Raggy Boy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Song for a Raggy Boy
O Inferno de S. Judas (PT)
O Inferno de São Judas (BR)
 Irlanda
 Reino Unido
 Dinamarca
Flag of Spain.svg Espanha

2003 •  cor •  100 min 
Direção Aisling Walsh
Roteiro Aisling Walsh
Kevin Byron Murphy
baseado no livro de Patrick Galvin
Elenco Aidan Quinn
Iain Glen
Marc Warren
Stuart Graham
Alan Devlin
Dudley Sutton
Género drama
Idioma inglês

Song for a Raggy Boy (O Inferno de São Judas[1] (título no Brasil) ou O Inferno de S. Judas[2] (título em Portugal)) é um filme irlandês feito em coprodução com Reino Unido, Dinamarca e Espanha em 2003. Foi dirigido por Aisling Walsh. É baseado no livro de mesmo nome de Patrick Galvin que é baseado em fatos reais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Baseado numa história verídica, o filme conta a história da coragem de um homem que enfrenta o duro regime fascista em um reformatório de rapazes irlandês, o Reformatório de São Judas, em 1939. Contra os desejos dos membros mais antigos da Igreja, Franklin é designado como o único professor laico no reformatório. Encabeçado pelo sádico diretor, o Irmão John, Frank encontra-se sozinho no meio de todos os irmãos.

Num forte contraste com o abuso verbal e físico a que a maioria dos jovens estão habituados, Franklin trata de construir uma amizade com os seus alunos baseada na confiança. No dia de Natal, o irmão John bate em dois pequenos irmãos por pressuposta quebra de uma regra do colégio. Franklin impede a agressão, mas não por muito tempo.

A determinação do Irmão John em averiguar o motivo de Franklin ter decidido dar aulas nesse reformatório pode ter grandes consequências.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme levou quatro anos para ficar pronto por causa de dificuldades na produção; desde o elenco a obtenção de financiamento. Um problema foi encontrar o menino ideal para atuar como Liam Mercier, que o diretor sentia que era vital para um bom lançamento. Eventualmente eles fizeram o teste com John Travers, um menino de um clube de boxe irlandês sem nenhuma experiência anterior com atuação.

Aidan Quinn tinha sido anexado ao roteiro dois anos e meio antes da produção. Foi filmado exclusivamente em locações na Espanha e seis semanas em Ballyvourney, Cork, Irlanda e também em Macroom.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Song for a Raggy Boy foi recebido com críticas geralmente favoráveis. No Rotten Tomatoes possui uma classificação de 67%.[3] David Rooney, publicou uma crítica para a Variety dizendo: "O diretor Aisling Walsh traz em maior parte uma abordagem admiravelmente imparcial ao material brutal em Song for a Raggy Boy (...) Lenser Peter Robertson habilmente contrasta as composições austeras e tons incolores monótonos dentro do reformatório com luz mais suave na terra pastoral circundante, onde os meninos fazem trabalho de campo. (...) A utilização mais espartano de pontuação excessivamente exuberante e emocionalmente manipuladora de Richard Blackford poderia ter sido em ordem. (...) Enquanto o roteiro criteriosamente evita acusações cobertas, confinando o comportamento verdadeiramente sádico de um sacerdote, o filme destaca a fragilidade moral da Igreja."[4]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Delaney revela durante uma confissão que foi estuprado pelo irmão Mac. No final do filme, durante as legendas com os resultados das vidas dos personagens, é revelado que o mesmo sacerdote foi transferido para uma paróquia nos Estados Unidos onde ainda vive.[4]

Referências

  1. Interfilmes.com. «O Inferno de São Judas (Song for a Raggy Boy)». Consultado em 10 de fevereiro de 2012. 
  2. dvdpt. «O Inferno de S. Judas». Consultado em 10 de fevereiro de 2012. 
  3. «Song for a Raggy Boy». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 30 de janeiro de 2016. 
  4. a b David Rooney (2 de fevereiro de 2003). «Review: ‘Song For A Raggy Boy’». Variety (em inglês). Consultado em 30 de janeiro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.