Sonic the Hedgehog (2006)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Jogos eletrônicos.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para reciclagem desde julho de 2008.

Sonic the Hedgehog
Capa da versão norte-americana para PlayStation3
Desenvolvedora(s) Sonic Team
Publicadora(s) Sega
Diretor(es) Shun Nakamura
Designer(s) Shun Nakamura
Escritor(es) Kiyoko Yoshimura & Shiro Maekawa (Roteiro do Jogo)
Artista(s) Akira Mikame (Diretor de Arte)
Yuji Uekawa (Artwork Publicitário)
Compositor(es) Tomoya Ohtani (Diretor de Som)
Mariko Nanba
Hideaki Kobayashi
Taihei Sato
Jun Senoue
Takahito Eguchi
Motor Havok
Plataforma(s) PlayStation 3, Xbox 360
Série Sonic the Hedgehog
Data(s) de lançamento Xbox 360:

PlayStation 3:
    Gênero(s) Plataforma, aventura
    Modos de jogo Um jogador, Multijogador
    Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
    Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
    Inadequado para menores de 10 anos i ESRB (América do Norte)
    Permitido para todas as idades GRB (Coreia do Sul)
    Orientação dos pais recomendada i OFLCA (Austrália)
    Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
    Inadequado para menores de 6 anos i USK (Alemanha)
    Shadow the Hedgehog
    Sonic Unleashed


    Sonic the Hedgehog (ソニック・ザ・ヘッジホッグ, Sonikku za Hejjihogu?), por vezes chamado de Sonic 2006,[3] é um jogo com o personagem Sonic para as consolas PlayStation 3 e Xbox 360, lançado em 2006 (em Novembro para o Xbox 360, em Dezembro para o PS3).O jogo marca o 15º aniversário do ouriço.[4] Os principais personagens jogáveis são o próprio "Sonic the Hedgehog", Shadow the Hedgehog e o novo personagem Silver the Hedgehog, um viajante do tempo. Os vilões deste jogo são Mephiles The Dark, Iblis, Dr. Eggman e Solaris. Sonic the Hedgehog segue a busca de Sonic para proteger a princesa Elise depois que ela é seqüestrada por seu rival Dr. Eggman, enquanto Shadow the Hedgehog enfrenta uma entidade sobrenatural e Silver the Hedgehog tenta proteger o mundo de um evento cataclísmico próximo.

    Enredo[editar | editar código-fonte]

    A história desse jogo se passa em Soleanna (inspirada por Veneza, a famosa cidade italiana), uma cidade-reino que provavelmente fica na Europa, já que a arquitetura da cidade lembra muito esse continente.

    Tudo começa no Festival do Sol, onde a princesa Elise aparece em público e é atacada por Eggman e seus robôs, pois o vilão está interessado num segredo que envolve a princesa, as "Chamas do Desastre". Dr. Eggman precisa das Chamas para finalmente conquistar o mundo, mas isso só acontecerá se a princesa chorar. Elise acaba sendo salva por Sonic, mas Eggman aproveita um descuido do ouriço e consegue raptar a princesa. Logo se descobre que as Chamas do Desastre foram criadas em laboratório e que o pai de Elise, o monarca de Soleanna, financiava o projeto, mas um acidente acontece e os cientistas e o pai de Elise acabam mortos. No seu leito de morte o rei faz Elise jurar nunca contar esse segredo, nunca chorar, se tornar uma rainha e governar Soleanna sabiamente.

    Outros personagens aparecem, como Silver, um ouriço prateado que veio de um futuro caótico que foi destruído por Iblis, um perverso monstro que atormenta esse futuro, e Shadow, agora definitivamente no lado dos heróis, com o objetivo de derrotar Mephiles the Dark (em português Mephiles o Sombrio) e evitar que ele se una a Iblis, para impedir o nascimento de Solaris.

    O jogo se passa antes de Sonic Rush, já que Sonic não tem o boost e Blaze não faz ideia quem é Sonic.

    Gameplay[editar | editar código-fonte]

    Sonic the Hedgehog é um jogo de plataforma tridimensional com elementos de ação-aventura e role-playing. Os personagens principais do jogador são o Sonic, Silver ou Shadow the Hedgehog, mas outros estão disponíveis por curtos períodos. Os três principais personagens são controlados em campanhas separadas intituladas "capítulos". Os níveis de Sonic geralmente se concentram na plataforma baseada em velocidade freqüentemente vista na série Sonic, com algumas seções que o mesmo tem que ir correndo na velocidade máxima e tentando evitar obstáculos; Outros são acompanhano a princesa Elise, que pode protegê-lo com uma barreira especial. As seções de Shadow são igualmente rápidas, embora alguns segmentos o vejam pilotando veículos, como uma motocicleta. Em contraste, os níveis de Silver movem-se em um ritmo mais lento, e giram em torno de seu uso de telecinese para derrotar inimigos e resolver enigmas. Em determinadas áreas, o controle é transferido para um personagem amigo (Tails ou Knuckles para Sonic, Rouge ou Omega para Shadow, e Amy ou Blaze para Silver), cada um com suas próprias habilidades.

    Embora cada personagem jogue os mesmos níveis, as habilidades únicas de cada personagem permitem que o jogador acesse diferentes áreas de cada estágio e negue ao jogador o acesso a determinados itens. Dispersos ao redor de níveis são anéis de ouro, que servem como uma forma de saúde: se um personagem tem pelo menos um em sua posse e é atingido por um inimigo, eles vão sobreviver, embora os seus anéis serão espalhados e piscar antes de desaparecer. Sonic, Shadow e Silver iniciam o jogo com um número limitado de vidas. Uma vida é perdida quando os personagens são atingidos por um ataque inimigo enquanto estiver sem anéis ou sofrer qualquer outro tipo de dano. Se o jogador ficar sem vida, o jogo acabou. Em cada história, o jogador navega através de Hub Worlds, conhecidos como Estágios de Cidade, onde eles podem conversar com as pessoas da cidade para progredir a história. O gameplay principal ocorre nos estágios do Hub World que se tornam acessíveis como o jogo progride.

    O jogo possui dois modos multiplayer: "Tag", onde dois jogadores devem trabalhar juntos para limpar os níveis e coletar Chaos Emeralds; E "Battle", um modo multiplayer onde dois jogadores competem uns contra os outros. Várias extensões para download foram lançadas que adicionam recursos para a jogabilidade de um jogador. Estes incluem o modo "Muito Difícil", uma versão mais difícil do jogo; Modos "Boss Attack", que permitem que um personagem jogável se envolva em batalhas contínuas com todos os chefes do jogo; E "Team Attack Amigo", que envia jogadores através de uma multidão de níveis em uma ordem definida, mudando para um personagem "amigo" diferente a cada dois ou três níveis, culminando em uma luta de chefe.

    Lançamento[editar | editar código-fonte]

    Sonic the Hedgehog foi lançado pela primeira vez para o Xbox 360 na América do Norte em 14 de novembro de 2006, seguido pela versão de PlayStation 3 em 30 de janeiro de 2007. O jogo também foi disponibilizado na Xbox Live.

    Em setembro de 2010, vários jogos da série Sonic com notas médias ou abaixo do normal no site Metacritic, incluindo Sonic the Hedgehog, foram tiradas de lojas em várias cidades, a fim de aumentar o valor da marca após a recepção positiva para Sonic the Hedgehog 4: Episódio I e Sonic Colors.

    Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

    O tema principal do jogo, "His World", escrito por Tomoya Ohtani, foi interpretado por Ali Tabatabaee e Matty Lewis da banda Zebrahead. O artista de R & B, Akon executou um remix da canção "Dreams Come True". "Sweet Sweet Sweet" é o tema de encerramento japonês da história do Sonic com uma versão americana intitulada "Sweet Dreams". "Dreams Come True" é uma canção original de seu álbum de 1992 , e foi usado também como o tema de encerramento de Sonic the Hedgehog 2 (16-bit). 3 discos com os efeitos sonoros especiais, e um disco musical com musicas cantadas intitulado Sonic the Hedgehog Vocal Traxx: Several Wills foi lançado logo após o lançamento do jogo.

    Recepção[editar | editar código-fonte]

    O jogo não foi muito bem recebido pela crítica mundial. Foram muitas as críticas negativas, como o gameplay, o enredo e os excessivos bugs, que atrapalhavam o jogador ao decorrer do jogo, por exemplo. Há quem diga que teve muitos problemas tais como a mudança de personalidade dos personagens: Shadow já não procura por seu passado como fazia antes; Knuckles já não é o guardião da Master Emerald e etc. Outra crítica foi o enredo da história: Sonic ter que salvar a princesa foi considerado demasiado infantil e totalmente fora das raízes dos antigos jogos, e chegou a gerar inclusive discussões sobre zoofilia. A "donzela em apuros" é um artifício usado em excesso pela indústria de videogames e vem sendo alvo de muitas críticas.

    Referências

    1. a b c «Sonic the Hedgehog Information Release for Xbox 360» (em inglês). GameFaqs. Consultado em 3 de outubro de 2010 
    2. a b c «Sonic the Hedgehog Information Release for PlayStation 3» (em inglês). GameFaqs. Consultado em 3 de outubro de 2010 
    3. Sterling, Jim (10 de maio de 2009). «Nipples discovered in Sonic 2006: OH THE SCANDAL!» (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2015 
    4. Sanders, Kathleen (6 de julho de 2006). «Sonic's Launch Day Announced». IGN. Consultado em 12 de setembro de 2015 

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.