Sonic the Hedgehog (1991)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o jogo lançado para Mega Drive. Para o jogo lançado para Master System e Game Gear, veja Sonic the Hedgehog (8-bit).
Sonic the Hedgehog
Capa da versão PAL
Desenvolvedora(s) Sonic Team
Publicadora(s) Sega
Produtor(es) Shinobu Toyoda
Designer(s) Hirokazu Yasuhara[1]
Jina Ishiwatari
Rieko Kodama
Programador(es) Yuji Naka
Compositor(es) Masato Nakamura
Artista(s) Naoto Ohshima
Plataforma(s)
Série Sonic the Hedgehog
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single player
Mídia Cartucho de 4 megabits (MD)

Sonic the Hedgehog (ソニック・ザ・ヘッジホッグ, Sonikku za Hejjihoggu?) é um jogo eletrônico de plataformas produzido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o Mega Drive (Sega Genesis na América do Norte). O jogo foi lançado na América do Norte, Europa e Austrália a 23 de Junho de 1991 e no Japão a 26 de Julho do mesmo ano. A jogabilidade de Sonic the Hedgehog tem um esquema de controles simples envolvendo a coleção de anéis (uma forma de vida/energia) e um único botão para saltar e atacar.

O jogador controla o protagonista Sonic the Hedgehog numa aventura para derrotar o Dr. Robotnik, um cientista malvado que aprisionou animais dentro de robôs e roubou as Esmeraldas do Caos.

A produção de Sonic the Hedgehog começou em 1990, quando a Sega ordenou à equipa AM8 a criação de um jogo com uma mascote para a companhia. Depois de considerarem várias sugestões, a equipa de produção decidiu-se por um ouriço azul com espinhos ao longo da cabeça e das costas para além de se renomearem como "Sonic Team", para coincidir com o seu personagem. Sonic the Hedgehog, desenhado para ter uma jogabilidade rápida, foi influenciado pelos jogos de Shigeru Miyamoto. Usa uma técnica singular que permite a Sonic rolar ao longo de cenários curvos, originada numa demonstração (demo) criada por Yuji Naka. A banda sonora foi composta por Masato Nakamura.

Sonic the Hedgehog foi bem recebido pelos críticos, que elogiaram os seus visuais, música e velocidade. Foi também um sucesso comercial, estabelecendo a Mega Drive como uma consola chave na era dos 16-bit, permitindo assim a competição com a Super Nintendo da Nintendo. Foi várias vezes portado e inspirou a criação de clones, uma série de jogos eletrônicos bem sucedida (começando em Sonic the Hedgehog 2), bem como adaptações para outros média.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Sonic the Hedgehog é um jogo de plataforma do Mega Drive ( Sega Genesis na América do norte ) , onde o objetivo do jogador é controlar um ouriço azul chamado Sonic The Hedgehog ( Sonic o ouriço ) , para chegar ao fim da fase , superando obstáculos e inimigos , ao todo são apenas 6 fases ( Green Hill , Marble Zone , Spring Yard , Labirith Zone , Star Light e Scrap Brain ) , com 3 atos , onde no 3° ato , no final há um chefe do Dr.Robotnik ( Dr.Eggman no Oriente ) , mas também no final do 1° e 2° ato aparace um anel flutuante , para entrar numa fase bônus para poder pegar as 6 esmeraldas do caos ( mas não te transformará no Super Sonic , no final do game aparecerá uma mini-cena do Sonic juntando todas as esmeraldas do caos , mas elas somem ).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Um ouriço azul chamado Sonic The Hedgehog está voando em seu avião ( no futuro , o nome deste avião será Tornado ) , até ele ver uma pequena ilha , ( chamada Ilha do Sul ) , dizem que essa ilha fica mudando de lugar por causa das misteriosas esmeraldas com poderes Infinitos , sabendo da existência delas , um cientista do mau , chamado Dr.Robotnik , constrói uma base nos confins da ilha e pega animais de lá para transformar eles em robôs , como Sonic ama aventuras , ele parte para lá.

Música[editar | editar código-fonte]

A música de Sonic foi composta por Masato Nakamura, do grupo japonês Dreams Come True (que fez a estréia de Sonic em sua turnê nacional em 1990, ao estampar Sonic no ônibus e distribuiu panfletos). A música foi feita num computador Atari, com o limite de 4 sons simultâneos.

Nakamura fez a música simultaneamente com um álbum do DCT (tanto que 2 músicas, a de Green Hill Zone e Star Light Zone, viraram músicas do grupo), a partir de ROMs inacabados e descrições das fases por parte dos produtores. Ele quis dar um "tom cinematográfico", com músicas calmas em fases tranquilas, músicas mais intensas na hora de batalhar chefes, etc.

Remixes de músicas de Sonic são populares na internet. A banda brasileira Megadriver fez uma versão. Um espanhol chamado Gori Fater tocou as músicas no piano, com partituras e um vídeo.

Versões[editar | editar código-fonte]

8 bit[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sonic the Hedgehog (8-bit)

Esta versão para Master System e Game Gear, apesar de compartilhar algumas semelhanças, é muito diferente da versão de Mega Drive.

Game Boy Advance[editar | editar código-fonte]

Em 2006, aproveitando o 15º aniversário de Sonic, a Sega Americana anunciou uma conversão de Sonic 1 para o Game Boy Advance, denominada Sonic the Hedgehog Genesis. O jogo fora refeito um sistema para salvar progresso, e um modo Aniversário em que pode se usar o Spin Dash (movimento em que Sonic toma impulso parado, que só estrearia em Sonic 2). O jogo fora redimensionado para caber na tela larga do GBA, e um modo de selecionar fases fora incluído. Mas o jogo fora muito mal-recebido por ser extremamente lento e cheio de bugs.

Compilações[editar | editar código-fonte]

Downloads[editar | editar código-fonte]

Outras[editar | editar código-fonte]

  • Uma conversão para celulares Panasonic foi feita pelo próprio Sonic Team, e lançada em 2005. A única diferença é a falta de fases especiais.
  • O arcade europeu Mega Play, com jogos do Mega Drive, incluia Sonic sem fases especiais, e um tempo limitado para terminar cada fase.

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Birth
  2. «Android / ケータイコンテンツ» (em Japanese). Sega.jp. Consultado em October 11, 2014. 
  3. Dobson, Jason (23-6-2006). «Sonic The Hedgehog Celebrates 15th Anniversary». Gamasutra. Consultado em 23-9-2014. 
  4. «Game Overview». NintendoLife. 19-11-2006. Consultado em 11-10-2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
'
Lista de jogos do Sonic the Hedgehog
1991
Sucedido por
Sonic the Hedgehog 2 (16-bit)