Rimo Entertainment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sonopress)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rimo Entertainment
Razão social Rimo Entertainment Indústria e Comércio Fonográfica S/A
Atividade Mídias graváveis e regraváveis, fonografia.
Fundação 1949 (RCA Eletrônica)
1986 (BMG Ariola Discos Ltda.)
1988 (Divisão Sonopress)
2013 (RiMO Entertainment)
Fundador(es) RCA Victor
Bertelsmann
Sede Av. Guaruba, 585 - Distrito Industrial, Manaus,  Amazonas (Fabrica)
Rua Samaritá, 1117 - 2º andar, Limão
São Paulo,  São Paulo (Sede)
 Brasil
Acionistas The Walt Disney Company
Sony Music
Warner Music
Sonopress Holding GmbH
Classicline
Antecessora(s) RCA Eletrônica
BMG Ariola Discos
Sonopress Brasil
Sonopress Rimo
Sonopress
Website oficial Sitio Oficial

Rimo Entertainment (até 2013 com o nome de Sonopress e estilizado como RiMO ENTERTAINMENT) é uma companhia prestadora de serviços de masterização de CDs, autoração de DVDs, replicação de mídias, impressão gráfica, montagens de kits e logística de distribuição tendo como maior cliente diferentes gravadoras.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Pouco depois da criação da Victor Talking Machine Co. do Brasil , após a associação de empresas nos EUA, a RCA Victor Radio SA foi a primeira filial da RCA americana instalada no Brasil, como gravadora até 1949, quando foi construída e inaugurada em São Paulo, na época era uma das maiores fábricas de discos de vinil da América do Sul. Em 1970 a empresa foi renomeada como RCA Eletrônica Ltda. Em meados dos anos 80, com a chegada do selo Ariola e acompanhando as mudanças e aquisições realizadas fora do Brasil, a filial brasileira da RCA é absorvida pela alemã BMG.

Fundada em 1986, começou no Brasil como divisão da BMG Ariola na fabricação de discos de vinil.

Foi integrante do grupo alemão Bertelsmann, que atua na área de mídia, sendo este subdividido em seis grupos principais: RTL Group (a maior rede de radiodifusão da Europa), Gruner + Jahr (maior editora de revista da Europa), Random House (maior rede mundial de trocas de livros), Direct Group (maior grupo mundial de livros e música), Arvato (provedor de serviços de comunicação e mídia) e BMG Rights Management (quarto maior grupo de música do mundo e empresa de publicação e gerenciamento de artistas)

Em 1987, a Sonopress Brasil, ainda no grupo Bertelsmann, e feita a aquisição de parte dos negócios da RCA Eletrônica, a partir daquele momento, naquele ano, ganharia sua divisão nacional, chamada Sonopress Rimo, cujos sócios foram a própria Arvato e a então desconhecida Rimo Participações.

Este nome de anos duraria até 2013, ao se desassociar da Arvato.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

A empresa fez parte da divisão Arvato até 2013, quando mudou seu nome para Rimo Entertainment. Hoje é uma empresa independente.

A Rimo é a distribuidora oficial dos CDs (até 2014 quando a NovoDisc O.D. Group começou a fazer esse serviço), DVDs e Blu-Rays da Disney no Brasil. Também lança CDs das gravadoras Warner Music Brasil e Sony Music Brasil, como também DVDs de distribuidoras independentes como Paris Filmes, Imagem Filmes e Classicline.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.