Sony Mavica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sony mavica fd5 cleaned.jpg

Mavica, uma contração de "MAgnetic VIdeo CAmera" foi a marca criada pela Sony Corporation para designar uma série de câmeras fotográficas fabricadas por esta empresa, e cuja principal característica é gravar as fotos (em formatos de arquivos de imagem) em discos removíveis. As primeiras Mavicas, lançadas na década de 1980, não eram câmeras digitais, e sim "câmeras de vídeo estático". Posteriormente, a empresa relançou a marca incorporando a tecnologia digital.

Inicialmente as Mavicas usavam apenas disquetes, o que as fizeram populares quando o mercado de fotografia digital surgiu; porém, com a evolução dos padrões de resolução (Megapixels) das câmeras existentes no mercado, do advento do USB e das mídias de maior capacidade de armazenamento, as Mavicas passaram a oferecer alternativas ao antigo floppy de 1,44MB: enquanto umas passaram a também usar cartões Memory Stick, outras passaram a usar uma nova mídia de armazenamento, que são CD-R/CD-RW’s tamanho “single” (8 cm), com capacidade entre 156 e 200MB, dependendo do fabricante.

São consideradas pioneiras no campo da fotografia digital.[1][2]

Referências

  1. «Объективный взгляд / №8 Январь 2001». Pentax.ru. Consultado em 17 de julho de 2009. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2008 
  2. Rodger Carter (25 de agosto de 1981). «1980s». Digicamhistory.com. Consultado em 17 de julho de 2009