Soohorang e Bandabi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde agosto de 2016).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Soohorang, mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, e Bandabi, o mascote os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018.

Soohorang (수호랑) e Bandabi (반다비) são os mascotes para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, realizada em Pyeongchang, Gangwon, na Coreia do Sul.[1][2] Soohorang é um tigre branco e Bandabi é um urso-negro-asiático. Os mascotes foram escolhidos por meio de um concurso nacional que aconteceu em 2014 e foram aprovados pelo Comitê Olímpico Internacional em 2 de junho de 2016.

Seleção[editar | editar código-fonte]

Em 27 de junho de 2014, o Comitê Organizador de Pyeongchang anunciou para o público o concurso de seleção para os mascotes. O processo de seleção aconteceu de 15 de setembro de 2014, até 30 de setembro do mesmo ano. No dia 2 de junho de 2016, o Comitê Olímpico Internacional aprovou o mascotes dos jogos.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Soohorang[editar | editar código-fonte]

Soohorang é o mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. "Sooho" significa "proteção" em coreano, simbolizando a proteção oferecida aos atletas, participantes e espectadores dos Jogos de Inverno, como também a preservação da paz mundial que é o espírito dos Jogos Olímpicos. "Rang" deriva da palavra "ho-rang-i", palavra coreana para tigre, também é o último jamo de Jeongseon Arirang, uma canção folclórica muito popular na província de Gangwon.[1]

Soohorang tem seu tema inspirado no tigre branco, conhecido como "baekho" na Coreia, que é considerado o animal guardião sagrado da Coreia. Sua cor também é um indicativo da neve e gelo dos esportes de inverno.[4]

Tigres possuem um aspecto notável no folclore e cultura coreana. Baekho, o tigre branco, é descrito nos mitos e narrativas como um animal imaginário divino que vigia as montanhas e a natureza. Um símbolo cultural para prosperidade e proteção, Baekho é reverenciado como um deus que cuida da humanidade, rezando pela sua paz e bem estar das aldeias no folclore coreano, mantendo a continuidade de Hodori que foi o mascote do Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul.

Em suma, Soohorang é cheio de "paixao e entusiasmo" e "uma personalidade forte que protege as pessoas que participam das Olímpiadas."

Bandabi[editar | editar código-fonte]

Bandabi é o mascote para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018. É um símbolo de coragem e boa vontade. "Banda" significa "meia-lua" ou "besta da meia-lua", e "bi" significa celebrar a competição.

Bandabi é um amigo caloroso que "tem forte vontade e coragem, está na vanguarda da igualdade e da harmonia" e apóia o entusiasmo dos atletas nas Paralimpíadas para que possam superar suas limitações.

Bandabi também possui uma continuação com Gomduri, que foi o mascote dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2018 em Seul.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «PyeongChang 2018 Mascot(s) Soohorang | History & Photos». International Olympic Committee (em inglês). 7 de março de 2018 
  2. PyeongChang 2018 (25 de outubro de 2016), (KOR/ENG) PyeongChang 2018 First Episode of Mascot Animation Video _ 2018평창 마스코트 애니메이션(론칭편), consultado em 11 de julho de 2018. 
  3. «Meet "Soohorang," the New Mascot for PyeongChang 2018». International Olympic Committee (em inglês). 25 de janeiro de 2017 
  4. «평창동계올림픽 마스코트, 백호 형상화한 '수호랑' 확정» (em coreano) 
  5. «평창동계올림픽 마스코트는 백호(白虎) '수호랑'» (em coreano)