Kataklysm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kataklysm
Kataklysm
Kataklysm excursionando em Strasbourg, França
Informação geral
Origem Montreal, Quebeque
País Canadá
Gênero(s) Death metal, death metal melódico
Período em atividade 1991–atualmente
Gravadora(s) Nuclear Blast
Integrantes Maurizio Iacono
Jean-François Dagenais
Stéphane Barbe
Max Duhamel
François Mongrain
Ex-integrantes Stéphane Côté
Sylvain Houde
Martin Maurais
Nick Miller
Jean-François Richard
Ariel Saied
Página oficial http://kataklysm.ca/

Kataklysm é uma banda canadense de death metal. Denominam seu estilo musical de "northern hyperblast" após um anúncio na revista M.E.A.T. descrevendo uma outra banda, o Fear Factory, como "hyperblast". O termo refere-se à explosão extremamente rápida e cadenciada de batidas proporcionadas pelo baterista Max Duhamel.

Kataklysm é conhecido por incorporar Samples de filmes em suas músicas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A banda canadense Kataklysm se formou oficialmente no outono de 1991, lançando uma demo chamada "Death Gate Cycle of Reincarnation" em 1992 que chamou a atenção mundial e lhes rendeu uma proposta de contrato com a gravadora alemã Nuclear Blast. A banda assinou o contrato em 1993 e imediatamente relançou a demo em formato de CD (com a faixa-bônus "The Orb of Uncreation") sob o título "The Mystical Gate of Reincarnation". A banda ganhou prestígio e reconhecimento. Em 1995, lança o primeiro álbum, intitulado "Sorcery", que rapidamente transformou o Kataklysm em uma nova força na cena do metal extremo.

A banda segue com outro trabalho agressivo em 1996 com o lançamento do segundo álbum de estúdio "Temple of Knowledge", que acompanhado com o videoclipe "The Awakener", resultou em turnês como "headliners" e um futuro promissor pela frente. Com "Northern Hyperblast Live" um CD ao vivo em edição limitada, a banda lança, em 1998 o seu 3º álbum, intitulado "Victims of This Fallen World". A banda mostrou diversidade e explorou um novo território, no qual buscou novos caminhos para estabelecer um novo estilo em seu som que logo iria transformar os novos álbuns em clássicos.

Em 2000, a banda canadense retorna com o 4º álbum intitulado "The Prophecy (Stigmata of the Immaculate)", um álbum que pôs a banda em um curso e horizontes novos, reconhecida pelos críticos como sendo "o lançamento mais devastador da música extrema em anos". Em 2001, o álbum "Epic: The Poetry of War" caracterizou-se pela proximidade ao death metal melódico. Embora não tenha sido um álbum memorável pelos críticos ou um sucesso comercial, ainda assim obtivera resenhas positivas. No ano seguinte lançou Shadows & Dust, considerado pelos membros da banda um de seus álbuns de maior êxito por causa da atenção recebida pela crítica. O álbum combina elementos melódicos com a brutalidade característica do death metal.

Dois anos depois, o álbum Serenity in Fire é lançado com a presença de Martin Maurais na bateria temporariamente. É considerado um dos álbuns mais intensos da banda, fazendo uso constante do bumbo duplo.

O baterista Max Duhamel retornou à banda após tratar as lesões advindas do esforço repetitivo e em 2006, participando do álbum In the Arms of Devastation;.

A banda lançou mais quatro álbuns de estúdio desde então, acentuando ainda mais as partes melódicas em seus dois últimos álbuns, Waiting for the End to Come e Of Ghosts & Gods, lançados em 29 de outubro de 2013 e 31 de julho de 2015, respectivamente.[2]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entrevista a Maurizio Iacono 9 de Março de 2004
  2. «Kataklysm - Of Ghosts and Gods (album review ) | Sputnikmusic». www.sputnikmusic.com. Consultado em 15 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kataklysm
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.