Sortilegio (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sortilégio (telenovela))
Sortilegio
Sortilégio (BR)
Sortilegio (telenovela)
Logotipo da telenovela.
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 41-44 minutos
Criador(es) María Zarattini
Claudia Velazco
Elenco Jacqueline Bracamontes
William Levy
David Zepeda
Daniela Romo
Chantal Andere
Wendy González
Gabriel Soto
Ana Brenda Contreras
Marcelo Córdoba
Daniela Luján
Ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Temporadas 1
Episódios 95 (versão original)
90 (versão internacional)
Produção
Diretor(es) Mónica Miguel
Karina Duprez
Produtor(es) Carla Estrada
Arturo Lorca
Tema de abertura «Sortilegio de Amor» por Il Divo
Tema de encerramento «Sortilegio de Amor» por Il Divo
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio 5.1
Transmissão original 1 de junho – 9 de outubro de 2009[1]
Cronologia
Mañana es para siempre
Corazón salvaje
Programas relacionados Tú o nadie
Acapulco, Cuerpo y Alma
Acapulco Bay
Cabo

Sortilegio (no Brasil, Sortilégio) é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas, em 95 capítulos, entre 1 de junho a 9 de outubro de 2009[2] sucedendo Mañana es para siempre e antecedendo Corazón salvaje.

Durante duas semanas dividiu o horário com os últimos capítulos de Mañana es para siempre. Neste período, a trama iniciava às 21h30 e apresentava capítulos de 30 minutos.[3]

Original de María Zarattini, é um remake das novelas Tú o nadie e Acapulco, cuerpo y alma, produzidas em 1985 e 1995, respectivamente.

A trama foi protagonizada por Jacqueline Bracamontes e William Levy, com atuações estrelares de Daniela Romo e Wendy González e antagonizada por David Zepeda, Ana Brenda Contreras, Chantal Andere, Julián Gil, Azela Robinson e Otto Sirgo, além das participações especiais de Daniela Luján, Marcelo Córdoba e Gabriel Soto.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A trama conta uma história de enganos e traições, onde o ódio que Bruno sente por seu meio-irmão Alessandro, o leva a planejar sua morte só para se tornar herdeiro de sua fortuna.

Vitória teve um caso com o amigo de seu marido Samuel, Antonio Lombardo, resultando no nascimento de gêmeos: Bruno e Raquel. Antonio também teve um filho, Alessandro, com sua esposa Adriana. Depois de seus respectivos cônjuges morreram, Vitória e Antônio começaram um relacionamento e se casaram. No entanto, eles não disseram a seus filhos que eram meio-irmãos, já que revelaria suas infidelidades. Em vez disso, criaram seus filhos que reconheceram-se mutuamente como irmãos de criação.

Os anos passam, e Bruno vem a ser um homem irresponsável que não respeita as leis. Alessandro, por outro lado, é muito responsável. Antonio prefere Alessandro a Bruno, e decide que Alessandro deve herdar seu dinheiro quando morrer. Antonio e Vitória vão a uma reunião na escola de Bruno sobre seu comportamento, e lhe é dito que ele foi expulso. Enquanto eles estão deixando o local, eles começam uma discussão e distraído, Antonio prende suas muletas em um buraco. Vitória que está brava com ele por causa de seus argumentos, continua andando e não ajuda o marido. Quando Antonio tenta se libertar, um homem em uma motocicleta se choca contra ele, causando a morte de Antonio. Vitória torna-se novamente viúva. Algum tempo depois, Fernando, amigo de Alessandro, se apaixona por Vitória, mas seu amor não pode acontecer por causa da diferença de idade.

Dez anos mais tarde, Alessandro volta para ficar com a herança que Antonio deixou, fazendo com que o irmão Bruno tenha um ciúme doentio. Assim, Bruno planeja se livrar de Alessandro, e contrata Erick para ajudá-lo a alcançar seu plano. Enquanto isso, uma menina chamada Maria José e sua irmã Paula, vivem em uma humilde casa em Saque, no estado de Yucatán. Em suas férias ela conhece um jovem em um bar, e ele se apresenta como Alessandro Lombardo. Ela se apaixona por Alessandro, que pede sua mão em casamento, e eles se casam. No dia seguinte, Alessandro afirma ter negócios fora da cidade e vai embora. Enquanto isso, Bruno contrata um motorista de caminhão para colidir com o carro de Alessandro, causando o acidente de carro fora da estrada. Todos acreditam que Alessandro está morto. A família de Alessandro descobre o casamento em seu nome, e chama Maria José para dar a triste notícia. Arrasada, ela voa imediatamente com a sua irmã, Paula, para a residência dos Lombardo.

Na reunião familiar, ela descobre que Alessandro era realmente rico. Logo após a reunião da família, ela descobre que na verdade se casou com Bruno. Ele revela seus planos para ela, e promete cuidar dela se ela compartilhar sua fortuna. Desolada e horrorizada, ela deixa de ir para casa, mas Bruno a persegue para ameaçá-la de denunciar seu pai por tráfico de drogas. Maria José é forçada a voltar com ele. Mas como Alessandro milagrosamente sobreviveu ao acidente, ele logo volta para casa e descobre que ele é casado com uma mulher que nem sequer chegou a conhecer e não sabe nada sobre ela. Embora os médicos e sua família digam a Alessandro que ele tem alguns lapsos de memória, ele sabe que algo está errado e, eventualmente, obriga Maria José a contar a verdade. Querendo encontrar uma maneira de ajudá-la (e vendo que Bruno tem sentimentos por ela), Alessandro a mantém ao seu lado e finge estar casado. Com a convivência, eles acabam se apaixonando. Enquanto isso, Bruno, sua irmã Raquel e a amiga dela Maura (que está apaixonada por Alessandro), rejeitam Maria José.

Maria José, por causa de ameaças de Bruno, decide fugir com sua família para a Cidade do México. Pedro, pai de Maria José, acha que é um fardo na vida de sua filha, e a deixa, mas pede que Alessandro a resgate de Bruno. Bruno, então, usa Mário Aguirre, fazendo-o parecer inocente e deixando Maria José com um cúmplice / amante. Alessandro, cansado de suas mentiras, expulsa Maria José e sua família de sua casa e pede o divórcio. Logo depois, ele descobre que Maria José está grávida, mas decide que os dois precisam de um tempo longe um do outro. Depois de uma curta estadia em Saque, Maria José é esfaqueada nas costas por um intruso, e acaba no hospital. Alessandro, que ainda está apaixonado por Maria José, voa para Saque, e descobre que ela precisa de uma transfusão de sangue. Eles descobrem que apenas quem pode ajudar é Bruno, e ele concorda em ajudar com algumas condições. Depois de duas semanas, ela está liberada do hospital, volta a viver com os Lombardo em Mérida, depois de Alessandro convencê-la a ficar com ele e pedir desculpas por tudo.

Depois de algum tempo, Alessandro e Maria José se divorciam devido ao acordo que fez com Bruno, para salvá-la da morte. Quando Alessandro e Fernando encontram o juiz que casou Maria José e Bruno, este decide matar o juiz. No momento em que Alessandro e Fernando chegam no cartório, Bruno já havia matado o juiz, o empurrando de uma cachoeira. Sabendo que Bruno tem uma vantagem, eles pegam um barco para chegar à ilha, mas o barco pega fogo e explode. Fernando, Alessandro e um menino ficam presos em uma ilha deserta. Após quatro meses da ausência de Alessandro, Bruno quer dividir sua fortuna com Raquel, mas descobre que Alessandro deixou tudo o que tinha para sua ex-esposa. Então, Bruno decide que será o presidente da empresa. Devastada, Maria José decide que quer vender algumas das ações para Maura e sua irmã Lizete. Quando está prestes a assinar, Vitória a chama, e lhe diz para voltar para casa. Quando Maria José chega em casa, ela encontra Alessandro vivo em seu quarto.

Dois meses após o retorno de Alessandro, Bruno bola um novo plano. Ele tem um novo cúmplice, a mãe de Maria José, Helena. Ele pretende sequestrar Maria José, e fazer com que ela perca sua memória, para então casar com ela e dar a Maura a oportunidade de casar-se com Alessandro. Bruno e Maura chamam Maria José para ver uma casa para ela e Alessandro, mas na realidade é uma armadilha. Em seguida, eles, juntamente com Helena, fazem ela acreditar que encontrou sua irmã gêmea, Sandra, e que não sabiam dela antes. Porém, Sandra está em coma, e falece por uma overdose de drogas.

Eventualmente, Alessandro encontra Maria José, e a leva de volta para casa. Ele começa a tentar fazê-la se apaixonar por ele novamente pois a ama. Alessandro tem uma nova chance de recomeçar e fazer as coisas que nunca chegou a fazer, por causa dos planos de Bruno. Mas ela não se lembra de ninguém e acha que todo mundo está mentindo para ela, mas pouco a pouco a sua memória começa a voltar. Bruno é descoberto depois de tentar atirar em Alessandro, e é forçado a se esconder do FBI. Perante o cenário de manipulações constantes de Bruno e Maura, o casal tenta construir uma vida feliz com seu filho. Enquanto isso, Bruno tem que se esconder da polícia para evitar a prisão. Ele pede a sua mãe para lhe dar dinheiro e ajudá-lo a escapar. Vitória implora a Bruno que se entregue, mas ele diz que prefere se matar a apodrecer na cadeia. Alessandro confronta Bruno e leva um tiro no braço. As balas da arma de Bruno acabam e eles começam a lutar. Depois de Alessandro quase matar Bruno afogado, Erick dispara a arma em Bruno, que morre instantaneamente. Maura e Helena são presas. Finalmente, Alessandro e Maria José começam a viver como uma família.

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

  • A atriz Aracely Arámbula chegou a ser cotada para interpretar a irmã da personagem Maria José. Mas, no fim, Carla Estrada decidiu que as personagens seriam gêmeas;[4]
  • Diz-se que Salvador Mejía, exigiu que Carla Estrada tirasse a personagem Sandra, irmã gêmea de Maria José (as duas interpretadas por Jacqueline Bracamontes) da história, pois em sua telenovela sucessora de Sortilégio, Corazón Salvaje, já haveria gêmeas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

William Levy interpretou o protagonista "Alessandro"
Ator/Atriz Personagem
Jacqueline Bracamontes Maria José Samaniego Miranda / Maria José Samaniego de Lombardo
Sandra Bittencourt Miranda
William Levy Alessandro Lombardo Villavicêncio / Nicolas Zambrano
David Zepeda Bruno Damián Albeniz / Bruno Damián Lombardo
Daniela Romo Vitória de Albeniz / Vitória de Lombardo
Gabriel Soto Fernando Alanis
Ana Brenda Contreras Maura Albarrán
Chantal Andere Raquel Albeniz de Castelar / Raquel Lombardo de Castelar
Marcelo Córdoba Roberto Castelar
Julián Gil Ulisses Vila Senhor
Wendy González Paula Samaniego Miranda / Esther Zambrano
María Victoria Cervantes Felipa
José Carlos Ruiz Chucho Gavira Peres
Monica Miguel Maia San Juan
Azela Robinson Helena Miranda de Krüger
Otto Sirgo Dr. Jorge Krüger
Aarón Hernán Porfirio Bittencourt
Patricio Castillo Emiliano Alanis
Luis Couturier Dr. Hernán Plasência
Fernando Allende Antônio Lombardo
Felicia Mercado Adriana Villavicêncio de Lombardo
Alejandro Tommasi Samuel Albeniz
Héctor Sáez Pedro Samaniego
Daniela Luján Lizete Albarrán
Guillermo Zarur Ezequiel Flores
Adalberto Parra Erick Dias
Manuela Imaz Kátia Alanis
Rosita Pelayo Mercedes Brito
Arturo Lorca Arturo
Carlos Girón Gabriel Brito
Iliana de la Garza Júlia Fernandes
Rolando Fernández Gregório Dias
Dolores Oliva Piedade
Christina Pastor Mari
Willebaldo López Santos
Patricia Ancira Bertha
Rafael Zozaya Mateo Hernández / Mário Aguirre
Alfredo Adame Detetive John Seagal
Elizabeth Álvarez Irene
José María Negri Dr. Quinhones
Jonathan Becerra Chencho Gavira
Óscar Ferretti Augusto
Christina Masón Letícia "Letty"
José Miguel Borbolla Bruno (jovem)
Cerex Otero Raquel (criança)
Víctor Partida Bruno (criança)
Paty Bolaños Berenice Velázquez
Susana Contreras Célia
Carlos Lauricella Rojas
Pablo Valentín Delegado
Benjamín Islas Advogado
Milla Nader Recepcionista

Sortilegio, el show[editar | editar código-fonte]

Jacqueline Bracamontes, David Zepeda, Gabriel Soto e Julián Gil protagonizaram "Sortilegio, el show", a partir de 11 de junho de 2010, em Los Angeles, Califórnia, sob a produção de Carla Estrada. Se tratava de um show dinâmico em que havia interação com o público através de concursos, e também foram convidadas mulheres ao palco para fazer sketches com cenas da trama. Devido a isso, o elenco foi embaixador do Carnaval da Carolina do Norte em 2010.[5]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • História original: María Zarattini
  • Co-adaptação: Claudia Velazco
  • Edição literária: Pilar Pedroza
  • Música incidental: Denisse de Kalafe e Lorena Tassinari
  • Cenário: Antonio García, Diego Lascurain e Ricardo Navarrete
  • Desenho de vestuário: Ana Luisa Miranda e Maria Dolores Gómez
  • Ambiente: Rafael Brizuela e Ignacio Hernández
  • Elenco: Arturo Guízar
  • Editores: Omar Blanco Vázquez e Oniel Alfaro
  • Musicalizador: Jesús Blanco
  • Arranjo musical: Aneiro Tano, J. Smith e Mario Santos
  • Canção tema: Denisse de Kalafe
  • Intérprete: Il Divo
  • Gerente de produção: Graciela Valdivia
  • Coordenação de produção: Maricruz Castañón
  • Assistente de produção: Guillermo Gutiérrez
  • Produtor associado: Arturo Lorca
  • Diretores de câmeras: Lino A. Gama Esquinca, José Manuel Becerra e Jesús Nájera
  • Diretora de cenas em localização: Karina Duprez
  • Diretora de cenas: Mónica Miguel
  • Produtora executiva: Carla Estrada

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada pelo TLNovelas de 28 de outubro de 2019 a 17 de janeiro de 2020, substituindo Lo que la vida me robó e sendo substituída por Amor Bravío.

Foi reprisada por seu canal original de 25 de agosto a 26 de outubro de 2021, em 45 capítulos, substituindo La fuerza del destino e sendo substituída por Rubí, às 14h30.[6]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi exibida pelo SBT como inédita de 27 de outubro de 2014 a 27 de fevereiro de 2015, em 88 capítulos, sucedendo Meu Pecado e antecedendo Coração Indomável, às 16h15.[7][8]

Foi reprisada pela primeira vez no SBT de 16 de outubro de 2017 a 30 de janeiro de 2018, em 76 capítulos, sucedendo No Limite da Paixão[9] e sendo substituída pela sua sucessora original Coração Indomável, às 17h.

Foi reprisada pela segunda vez no SBT de 24 de abril a 14 de agosto de 2023, em 80 capítulos, sucedendo A Dona e sendo sucedida pela sua antecessora original Meu Pecado, às 17h20.[10]

Recepção[editar | editar código-fonte]

No México, Sortilégio foi criticada pelas cenas excessivas de sexo. Já o casal gay dividiu opiniões. Na ocasião, a produtora Carla Estrada justificou que "o mundo está passando por isso, goste ou não", justificando a homossexualidade e a erotização.[11]

No Brasil, antes mesmo da sua estreia pelo SBT, o portal NaTelinha recebeu duas denúncias feitas para o Ministério Público de São Paulo, de telespectadores que enviaram trechos de cenas de insinuação de sexo entre o casal protagonista, sequências com o casal homossexual e até mesmo cenas de insinuação de sexo oral. A Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo prometeu repassar todas as cenas para um promotor analisar e concluir se o conteúdo é apropriado para o horário da tarde em um prazo máximo de 30 dias. A assessoria de Comunicação do SBT informou que "a novela será adequada à faixa-horária, sendo assim, todas as cenas que possam comprometer a exibição serão cortadas”.[12]

Para adequar à trama ao horário, o SBT andou fazendo algumas alterações. Algumas delas se referem às cenas do casal gay. Várias cenas de insinuações homossexual entre os personagens foram cortadas e os diálogos que originalmente continham conteúdo homossexual, foram substituídos por diálogos de conteúdo hétero. Apesar do Ministério da Justiça não vetar insinuações homossexuais, a emissora diz que "todas as edições feitas são para adequar a novela à classificação indicativa para o horário de exibição, de acordo com a lei".[13]

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, a trama alcançou uma média de 25,7 pontos, com 42% de share.[14]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Exibição Original[editar | editar código-fonte]

Estreou no Brasil com uma média de 5 pontos na Grande São Paulo garantindo o segundo lugar para a emissora. Ao longo da trama a novela oscilava entre 6 e 8 pontos, índices ótimos para o horário, mas com o período de Festas de Natal e Ano Novo a novela registrou índices de 4 e 5 pontos. Com o fim do período de festas e em suas últimas semanas e capítulos, oscilou em 6 a 9 pontos garantindo sempre o segundo lugar. A trama bateu recorde de audiência dia 27 de novembro de 2014 com cerca de 8,1 pontos de média.

O último capítulo marcou 7,9 pontos de média com pico de 8,4. A trama obteve 6,4 pontos de Média Geral. Foi a maior audiência do horário desde 2005, superando Cuidado com o Anjo que até então era a maior audiência do horário, com 6,1 pontos, sendo superado pela sua sucessora Coração Indomável, com 7,8.[15] A novela teve 1,8 pontos de elevação em relação a antecessora Meu Pecado.[16]

Primeira Reprise[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro capítulo exibido em 16 de outubro de 2017 a trama registrou 5,7 pontos na Grande São Paulo e garantiu a vice-liderança.[17] Em 12 de janeiro e em 19 de janeiro de 2018, a trama obteve seu maior índice até então, quando registrou 6,8 pontos de audiência.[18][19] Já seu menor índice foi registrado em 1 de janeiro de 2018 quando cravou 3,9 pontos.[20] Seu último capítulo registrou 7,7 pontos, sendo este seu maior índice.[21] Teve média geral de 5,8 (6) pontos, índice considerado satisfatório para o horário e próximo do patamar da exibição original.[22]

Segunda reprise[editar | editar código-fonte]

Reestreou com 4,5 pontos, não alterando os índices do horário vespertino.[23] O segundo capítulo registrou 4,6 pontos.[24] O terceiro capítulo registrou 4,7 pontos.[25] O quarto capítulo registrou 4,8 pontos.[26] Em 9 de maio de 2023 registrou 5 pontos.[27] O último capítulo registrou 4,3 pontos.[28] Fechou com a média geral de 4 pontos, sendo até então um dos piores índices da faixa desde a implantação com a reexibição de Mar de Amor em 2021.[29]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

PremioTvyNovelas 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicados Resultados
Melhor Telenovela Carla Estrada Indicado
Melhor Atriz Protagonista Jacqueline Bracamontes Indicado
Melhor Ator Protagonista William Levy Indicado
Melhor Ator Antagonista David Zepeda Venceu
Melhor Atriz Principal Daniela Romo Venceu
Melhor Ator Co-Protagonista Gabriel Soto Indicado
Melhor Direção de Câmeras Lino Gama Esquinca Venceu
Melhor Direção de Cena Karina Duprez e Mónica Miguel Venceu

Premios People en Español 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Indicado
Melhor adaptação Indicado
Melhor atriz Jacqueline Bracamonte Indicado
Melhor ator William Levy Indicado
Melhor vilão (a) David Zepeda Indicado
Melhor revelação do ano Julián Gil Venceu
Melhor casal Jacqueline Bracamontes
William Levy
Indicado

Premios Juventud 2010[editar | editar código-fonte]

A telenovela recebeu três nomeações na categoria Novelas destes prêmios.[30]

Categoria Pessoa Resultado
Está ótimo William Levy Venceu
Menina dos meus sonhos Jacqueline Bracamontes Venceu
Melhor tema noveleiro Sortilegio de Amor por Il Divo Venceu

Premios Bravo 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor ator protagonista William Levy Ganhador[31]

Referências

  1. «Final de Sortilegio el 9 de octubre» (em espanhol). La Metiche. 22 de setembro de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015 
  2. «9 de Octubre final de Sortilegio» (em espanhol). Tv y Espectáculos. 24 de setembro de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015. Arquivado do original em 18 de abril de 2015 
  3. «Hoy inicia Sortilegio». Net Work 54. 1 de junho de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015 
  4. «Aracely Arámbula realizará papel doble como Jacqueline Bracamontes». TV y Espectaculos. 29 de julho de 2009. Consultado em 2 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 9 de agosto de 2016 
  5. «Alistan estreno de Sortilegio, el show en Estados Unidos». El Informador :: Noticias de Jalisco, México, Deportes & Entretenimiento (em espanhol). Consultado em 26 de maio de 2019 
  6. TIM, Televisa. «William Levy y Jacky Bracamontes regresan a Las Estrellas con el gran estreno de 'Sortilegio'». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 5 de agosto de 2021 
  7. Paulo Pacheco (23 de setembro de 2014). «SBT exibirá à tarde novela mexicana com casal gay e cenas de sexo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 23 de setembro de 2014 
  8. «Sortilégio: A próxima telenovela do SBT». Telenoveleiros. 29 de agosto de 2014. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  9. «SBT exibe nova chamada de Sortilégio, próxima novela a ser reprisada pela emissora». Observatório da Televisão. 24 de setembro de 2017. Consultado em 14 de outubro de 2017 
  10. Cardoso, Jorge (3 de março de 2023). «SBT escolhe novela censurada para substituir reprise de A Dona». TV Pop. Consultado em 3 de março de 2023 
  11. «El publico no esta de acuerdo con escenas candentes de Sortilegio». Enel Brasero. 29 de junho de 2009. Consultado em 25 de abril de 2015 
  12. Gabriel Vaquer (23 de setembro de 2014). «MP-SP recebe denúncias contra "Sortilégio", novela que o SBT irá estrear». NaTelinha. UOL. Consultado em 12 de outubro de 2014 
  13. «SBT corta cenas e transforma casal gay de novela mexicana em hétero». Notícias da TV. UOL. 8 de dezembro de 2014. Consultado em 8 de dezembro de 2014 
  14. «RATING PROMEDIO DE SORTILEGIO». Fórum Univision. 21 de outubro de 2009. Consultado em 30 de julho de 2015 
  15. «Último capítulo de Sortilégio registra alta Audiência». TV Foco. 2 de março de 2015. Consultado em 14 de outubro de 2017 
  16. «Sortilégio tem a Maior audiência na faixa II de Novelas da tarde do SBT» 
  17. «Sortilégio estreia com boa audiência e na vice nesta segunda 16/10 – Minuto Livre». Minuto Livre. 17 de outubro de 2017 
  18. «Consolidados de sexta-feira, 12 de janeiro de 2018 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV. 16 de janeiro de 2018 
  19. «Consolidados de sexta-feira, 19 de janeiro de 2018 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV. 22 de janeiro de 2018 
  20. «Consolidados de segunda-feira, 1 de janeiro de 2018 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV. 2 de janeiro de 2018 
  21. «Consolidados de terça, 30 de janeiro de 2018 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV. 31 de janeiro de 2018 
  22. .«Audiência Detalhada: Sortilégio (reprise 2017/2018)». Sobre TV. 13 de fevereiro de 2018 
  23. Canil, Matheus (25 de abril de 2023). «Saiba qual foi a audiência da estreia da reprise de Sortilégio». Portal Alta Definição. Consultado em 25 de abril de 2023 
  24. FERRO, IVES (26 de abril de 2023). «Final fraca consagra o BBB 23 como a pior temporada da história do reality». Notícias da TV. Consultado em 26 de abril de 2023 
  25. Redação (3 de maio de 2023). «Chiquititas não melhora ibope do SBT e estreia levando sufoco de Os Donos da Bola». TV Pop. Consultado em 3 de maio de 2023 
  26. redacao (4 de maio de 2023). «Consolidados de São Paulo, quarta-feira, 03/05/2023». Portal Alta Definição. Consultado em 4 de maio de 2023 
  27. redacao (10 de maio de 2023). «Consolidados de São Paulo, terça-feira, 09/05/2023». Portal Alta Definição. Consultado em 10 de maio de 2023 
  28. Redação (15 de agosto de 2023). «Fuzuê estreia em alta, supera ibope de Vai na Fé e levanta índices da noite da Globo». TV Pop. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  29. Novelas, Amo (10 de agosto de 2023). «Sortilégio (reprise 2023) - tabela com audiência detalhada da novela do SBT». Amo Novelas. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  30. Nominados a Premios Juventud 2010 categoría Novelas
  31. Ganadores Premios Bravo 2010 categoría Novelas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]