Sortilegio (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sortilégio (telenovela))
Ir para: navegação, pesquisa
Sortilegio
Sortilégio (BR)
Logotipo da telenovela.
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 41-44 minutos
Criador(es) María Zarattini
Claudia Velazco
País de origem México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Mónica Miguel
Karina Duprez
Produtor(es) Carla Estrada
Arturo Lorca
Elenco Jacqueline Bracamontes
Willian Levy
David Zepeda
Daniela Romo
Chantal Andere
Wendy González
Gabriel Soto
Ana Brenda
Marcelo Córdoba
Daniela Luján
Ver mais
Tema de abertura «Sortilegio de Amor» por Il Divo
Tema de encerramento «Sortilegio de Amor» por Il Divo
Exibição
Emissora de televisão original Canal de las Estrellas
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio 5.1
Transmissão original 1 de junho9 de outubro de 2009[1]
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 90 (México)
88 (Brasil)
Cronologia
Programas relacionados Tú o nadie
Acapulco, Cuerpo y Alma
Acapulco Bay

Sortilegio (no Brasil, Sortilégio) é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas, em 90 capítulos, entre 1 de junho e 9 de outubro de 2009[2] sucedendo Mañana es para siempre e antecedendo Corazón salvaje.

Durante duas semanas dividiu o horário com os últimos capítulos de Mañana es para siempre. Neste período, a trama iniciava às 21:30 e apresentava capítulos de 30 minutos.[3]

Original de María Zarattini, é remake das novelas Tú o nadie e Acapulco, cuerpo y alma, produzidas em 1985 e 1995, respectivamente.

A trama foi protagonizada por Jacqueline Bracamontes e William Levy, com atuações estrelares de Daniela Romo e Wendy González e antagonizada por David Zepeda, Ana Brenda Contreras, Chantal Andere, Julián Gil, Azela Robinson e Otto Sirgo, além das participações de Daniela Luján, Marcelo Córdoba e Gabriel Soto.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A trama conta uma história de enganos e traições, onde o ódio que Bruno sente por seu meio-irmão Alessandro, o leva a planejar sua morte só para se tornar herdeiro de sua fortuna.

Vitória teve um caso com o amigo de seu marido Samuel, Antonio Lombardo, resultando no nascimento de gêmeos: Bruno e Raquel. Antonio também teve um filho, Alessandro, com sua esposa Adriana. Depois de seus respectivos cônjuges morreram, Vitória e Antônio começaram um relacionamento e se casaram. No entanto, eles não disseram a seus filhos que eram meio-irmãos, já que revelaria suas infidelidades. Em vez disso, criaram seus filhos que reconheceram-se mutuamente como irmãos de criação.

Os anos passam, e Bruno vem a ser um homem irresponsável que não respeita as leis. Alessandro, por outro lado, é muito responsável. Antonio prefere Alessandro a Bruno, e decide que Alessandro deve herdar seu dinheiro quando morrer. Antonio e Vitória vão á uma reunião na escola de Bruno sobre seu comportamento, e lhe é dito que ele foi expulso. Enquanto eles estão deixando o local, eles começam uma discussão e distraído, Antonio prende suas muletas em um buraco. Vitória que está brava com ele por causa de seus argumentos, continua andando e não ajuda o marido. Quando Antonio tenta se libertar, um homem em uma motocicleta se choca contra ele, causando a morte de Antonio. Vitória torna-se novamente viúva. Algum tempo depois, Fernando, amigo de Alessandro, se apaixona por Vitória, mas seu amor não pode acontecer por causa da diferença de idade.

Dez anos mais tarde, Alessandro volta para ficar com a herança que Antonio deixou, fazendo com que o irmão Bruno tenha um ciúme doentio. Assim, Bruno planeja se livrar de Alessandro, e contrata Erick para ajudá-lo a alcançar seu plano. Enquanto isso, uma menina chamada Maria José e sua irmã Paula, vivem em uma humilde casa em Saque, no estado de Yucatán. Em suas férias ela conhece um jovem em um bar, e ele se apresenta como Alessandro Lombardo. Ela se apaixona por Alessandro, que pede sua mão em casamento, e eles se casam. No dia seguinte, Alessandro afirma ter negócios fora da cidade e vai embora. Enquanto isso, Bruno contrata um motorista de caminhão para colidir com o carro de Alessandro, causando o acidente de carro fora da estrada. Todos acreditam que Alessandro está morto. A família de Alessandro descobre o casamento em seu nome, e chama Maria José para dar a triste notícia. Arrasada, ela voa imediatamente com a sua irmã, Paula, para a residência dos Lombardo.

Na reunião familiar, ela descobre que Alessandro era realmente rico. Logo após a reunião da família, ela descobre que na verdade se casou com Bruno. Ele revela seus planos para ela, e promete cuidar dela se ela compartilhar sua fortuna. Desolada e horrorizada, ela deixa de ir para casa, mas Bruno a persegue para ameaçá-la de denunciar seu pai por tráfico de drogas. Maria José é forçada a voltar com ele. Mas como Alessandro milagrosamente sobreviveu ao acidente, ele logo volta para casa e descobre que ele é casado com uma mulher que nem sequer chegou a conhecer e não sabe nada sobre ela. Embora os médicos e sua família digam a Alessandro que ele tem alguns lapsos de memória, ele sabe que algo está errado e, eventualmente, obriga Maria José a contar a verdade. Querendo encontrar uma maneira de ajudá-la (e vendo que Bruno tem sentimentos por ela), Alessandro a mantém ao seu lado e finge estar casado. Com a convivência, eles acabam se apaixonando. Enquanto isso, Bruno, sua irmã Raquel e a amiga dela Maura (que está apaixonada por Alessandro), rejeitam Maria José.

Maria José, por causa de ameaças de Bruno, decide fugir com sua família para a Cidade do México. Pedro, pai de Maria José, acha que é um fardo na vida de sua filha, e a deixa, mas pede que Alessandro a resgate de Bruno. Bruno, então, usa Mário Aguirre, fazendo-o parecer inocente e deixando Maria José com um cúmplice / amante. Alessandro, cansado de suas mentiras, expulsa Maria José e sua família de sua casa e pede o divórcio. Logo depois, ele descobre que Maria José está grávida, mas decide que os dois precisam de um tempo longe um do outro. Depois de uma curta estadia em Saque, Maria José é esfaqueada nas costas por um intruso, e acaba no hospital. Alessandro, que ainda está apaixonado por Maria José, voa para Saque, e descobre que ela precisa de uma transfusão de sangue. Eles descobrem que apenas quem pode ajudar é Bruno, e ele concorda em ajudar com algumas condições. Depois de duas semanas, ela está liberada do hospital, volta a viver com os Lombardo em Mérida, depois de Alessandro convencê-la a ficar com ele e pedir desculpas por tudo.

Depois de algum tempo, Alessandro e Maria José se divorciam devido ao acordo que fez com Bruno, para salvá-la da morte. Quando Alessandro e Fernando encontram o juiz que casou Maria José e Bruno, este decide matar o juiz. No momento em que Alessandro e Fernando chegam no cartório, Bruno já havia matado o juiz, o empurrando de uma cachoeira. Sabendo que Bruno tem uma vantagem, eles pegam um barco para chegar à ilha, mas o barco pega fogo e explode. Fernando, Alessandro e um menino ficam presos em uma ilha deserta. Após quatro meses da ausência de Alessandro, Bruno quer dividir sua fortuna com Raquel, mas descobre que Alessandro deixou tudo o que tinha para sua ex-esposa. Então, Bruno decide que será o presidente da empresa. Devastada, Maria José decide que quer vender algumas das ações para Maura e sua irmã Lizete. Quando está prestes a assinar, Vitória a chama, e lhe diz para voltar para casa. Quando Maria José chega em casa, ela encontra Alessandro vivo em seu quarto.

Dois meses após o retorno de Alessandro, Bruno bola um novo plano. Ele tem um novo cúmplice, a mãe de Maria José, Helena. Ele pretende sequestrar Maria José, e fazer com que ela perca sua memória, para então casar com ela e dar a Maura a oportunidade de casar-se com Alessandro. Bruno e Maura chamam Maria José para ver uma casa para ela e Alessandro, mas na realidade é uma armadilha. Em seguida, eles, juntamente com Helena, fazem ela acreditar que encontrou sua irmã gêmea, Sandra, e que não sabiam dela antes. Porém, Sandra está em coma, e falece por uma overdose de drogas.

Eventualmente, Alessandro encontra Maria José, e a leva de volta para casa. Ele começa a tentar fazê-la se apaixonar por ele novamente pois a ama. Alessandro tem uma nova chance de recomeçar e fazer as coisas que nunca chegou a fazer, por causa dos planos de Bruno. Mas ela não se lembra de ninguém e acha que todo mundo está mentindo para ela, mas pouco a pouco a sua memória começa a voltar. Bruno é descoberto depois de tentar atirar em Alessandro, e é forçado a se esconder do FBI. Perante o cenário de manipulações constantes de Bruno e Maura, o casal tenta construir uma vida feliz com seu filho. Enquanto isso, Bruno tem que se esconder da polícia para evitar a prisão. Ele pede a sua mãe para lhe dar dinheiro e ajudá-lo a escapar. Vitória implora a Bruno que se entregue, mas ele diz que prefere se matar a apodrecer na cadeia. Alessandro confronta Bruno e leva um tiro no braço. As balas da arma de Bruno acabam e eles começam a lutar. Depois de Alessandro quase matar Bruno afogado, Erick dispara a arma em Bruno, que morre instantaneamente. Maura e Helena são presas. Finalmente, Alessandro e Maria José começam a viver como uma família.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

  • A atriz Aracely Arámbula chegou a ser cotada para interpretar a irmã da personagem Maria José. Mas, no fim, Carla Estrada decidiu que as personagens seriam gêmeas;[4]
  • Diz-se que Salvador Mejía, exigiu que Carla Estrada tirasse a personagem Sandra, irmã gêmea de Maria José (as duas interpretadas por Jacqueline Bracamontes) da história, pois em sua telenovela sucessora de Sortilégio, Corazón Salvaje, já haveria gêmeas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Jacqueline Bracamontes interpretou as irmãs gêmeas "Maria José Samaniego Miranda de Lombardo" e "Sandra Samaniego Miranda"
William Levy interpretou o protagonista "Alessandro"
Ator/Atriz Personagem
Jacqueline Bracamontes Maria José Samaniego Miranda / Maria José Samaniego de Lombardo
Sandra Betancourt Miranda
Willian Levy Alessandro Lombardo Villavicencio
David Zepeda Bruno Albeniz Sarmiento
Daniela Romo Vitória Sarmiento de Albeniz / Vitória Sarmiento de Lombardo
Gabriel Soto Fernando Alanis
Chantal Andere Raquel Albeniz de Castelar
Ana Brenda Contreras Maura Albarrán
María Victoria Cervantes Felipa
José Carlos Ruiz Chucho Gavilha
Monica Miguel Maya San Juan
Otto Sirgo Jorge Crueger
Aarón Hernán Porfirio Betancourt
Patricio Castillo Emiliano Alanis
Azela Robinson Helena Miranda de Crueger
Luis Couturier Dr. Hernán Plasência
Fernando Allende Antônio Lombardo
Felicia Mercado Adriana Villavicencio de Lombardo
Alejandro Tommasi Samuel Albeniz
Héctor Sáez Pedro Samaniego
Marcelo Córdoba Roberto Castelar
Julián Gil Ulisses Villaseñor
Daniela Luján Lizete Albarrán
Guillermo Zarur Ezequiel Flores
Adalberto Parra Erick Dias
Wendy González Paula Samaniego Miranda
Manuela Imaz Kátia Alanis
Rosita Pelayo Mercedes Brito
Arturo Lorca Arturo
Carlos Girón Gabriel Brito
Iliana de la Garza Júlia Fernandes
Rolando Fernández Gregório
Dolores Oliva Piedade
Christina Pastor Mari
Willebaldo López Santos
Patricia Ancira Bertha
Alfredo Adame Det. John Seagal
Elizabeth Álvarez Irene
Rafael Zozaya Mateo Hernández / Mário Aguirre
Mauricio Aspe Fabián Lombardo
Fernando Noriega Mário Aguirre
Lindo Kowit
Óscar Ferretti Augusto
Christina Mason Letícia "Letty"

Produção[editar | editar código-fonte]

  • História original: María Zarattini
  • Música incidental: Denisse de Kalafe e Lorena Tassinari
  • Cenário: Antonio García, Diego Lascurain e Ricardo Navarrete
  • Desenho de vestuário: Ana Luisa Miranda e Maria Dolores Gómez
  • Ambiente: Rafael Brizuela e Ignacio Hernández
  • Elenco: Arturo Guízar
  • Edição literária: Pilar Pedroza
  • Co-adaptação: Claudia Velazco
  • Editores: Omar Blanco Vázquez e Oniel Alfaro
  • Musicalizador: Jesús Blanco
  • Arranjo musical: Aneiro Tano, J. Smith e Mario Santos
  • Canção tema: Denisse de Kalafe
  • Intérprete: Il Divo
  • Gerente de produção: Graciela Valdivia
  • Coordenação de produção: Maricruz Castañón
  • Assistente de produção: Guillermo Gutiérrez
  • Produtor associado: Arturo Lorca
  • Diretores de câmeras: Lino A. Gama Esquinca, José Manuel Becerra e Jesús Nájera
  • Diretora de cenas em localização: Karina Duprez
  • Diretora de cenas: Mónica Miguel
  • Produtora executiva: Carla Estrada

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi exibida pelo SBT como inédita entre 27 de outubro de 2014 a 27 de fevereiro de 2015 em 88 capítulos, às 16h15 sucedendo Meu Pecado e antecedendo Coração Indomável.[5][6]

Está sendo reprisada desde de 16 de outubro de 2017 às 16h45 pelo SBT sucedendo No limite da paixão[7].

Recepção[editar | editar código-fonte]

No México, Sortilégio foi criticada pelas cenas excessivas de sexo. Já o casal gay dividiu opiniões. Na ocasião, a produtora Carla Estrada justificou que "o mundo está passando por isso, goste ou não", justificando a homossexualidade e a erotização.[8]

No Brasil, antes mesmo da sua estreia pelo SBT, o portal NaTelinha recebeu duas denúncias feitas para o Ministério Público de São Paulo, de telespectadores que enviaram trechos de cenas de insinuação de sexo entre o casal protagonista, sequências com o casal homossexual e até mesmo cenas de insinuação de sexo oral. A Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo prometeu repassar todas as cenas para um promotor analisar e concluir se o conteúdo é apropriado para o horário da tarde em um prazo máximo de 30 dias. A assessoria de Comunicação do SBT informou que "a novela será adequada à faixa-horária, sendo assim, todas as cenas que possam comprometer a exibição serão cortadas”.[9]

Para adequar à trama ao horário, o SBT andou fazendo algumas alterações. Algumas delas se referem às cenas do casal gay. Várias cenas de insinuações homossexual entre os personagens foram cortadas e os diálogos que originalmente continham conteúdo homossexual, foram substituídos por diálogos de conteúdo hétero. Apesar do Ministério da Justiça não vetar insinuações homossexuais, a emissora diz que "todas as edições feitas são para adequar a novela à classificação indicativa para o horário de exibição, de acordo com a lei". [10]

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, a trama alcançou uma média de 25.7 (26) pontos, com 42% de share.[11]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Exibição Original[editar | editar código-fonte]

Estreou no Brasil com uma média de 5 pontos na Grande São Paulo garantindo o segundo lugar para a emissora, sua antecessora Meu Pecado marcou 5,5 pontos na estreia.[12] Ao longo da trama a novela oscilava entre 6 e 8 pontos, índices ótimos para o horário, mas com o período de Festas de Natal e Ano Novo a novela registrou índices de 4 e 5 pontos. Com o fim do período de festas e em suas últimas semanas e últimos capítulos, oscilou em 6 a 9 pontos garantindo sempre o segundo lugar. A Trama bateu recorde de audiência dia 27 de novembro de 2014 com cerca de 8.1 pontos de média.[13]

O Último Capítulo marcou 7,9 pontos de média com pico de 8,4. A trama obteve 6,4 pontos de Média Geral, foi a maior audiência do horário desde 2005, superando Cuidado com o Anjo que até então era a Maior Audiência do horário, com 6,1, até então superado pela sua antecessora Corazón Indomable, com 7,8.[14] A novela teve 1,8 pontos de elevação em relação a antecessora Meu Pecado.[15]

Reprise[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro capítulo exibido em 16 de outubro de 2017 a trama registrou 5,7 pontos na Grande São Paulo e garantiu a vice-liderança.[16]Porém seu segundo capítulo exibido no dia 17 de outubro registrou 4,5 pontos sendo esse até então seu menor índice.[17] Bateu recorde no dia 23 de outubro quando chegou aos 6 pontos de média.[18]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Brasil SBT
Uruguai Canal 10
Nicarágua Televicentro de Nicaragua
Chile Mega
Chile Telecanal
Colômbia RCN
República DominicanaTelemicro Canal 5
Peru América Televisión
Argentina Canal 9
Venezuela Venevisión
Equador Gama TV
Paraguai Telefuturo
Polónia TV4
QuéniaCitizen TV
Espanha Antena 3 Canarias/Nova
Panamá Telemetro Panamá
Guatemala Canal 3
El Salvador Canal 2
Porto Rico Univision
Roménia Antena 1
Sérvia Pink TV
Bósnia e Herzegovina Pink BH
Montenegro Pink M
Croácia Nova TV
Eslovénia POP TV
Eslováquia TV Doma
Hungria FEM3
Costa Rica Repretel
Bulgária bTV
Bulgária Diema Family
Estados Unidos Univisión
Geórgia Imedi Tv
República da Macedónia Sitel TV
Cabo VerdeRed
Itália Lady Channel
Filipinas Telenovela Channel
Emirados Árabes Unidos Abu Dhabi Al Oula
Nigéria Galaxy TV
Gana Viasat 1
Mongólia EduTV

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor telenovela Carla Estrada Nomeada
Melhor atriz Jacqueline Bracamontes Nomeada
Melhor ator William Levy Nomeado
Melhor ator antagonista David Zepeda Ganhador
Melhor atriz principal Daniela Romo Ganhadora
Melhor ator co-protagonista Gabriel Soto Nomeado
Melhor direção de câmera Lino Gama Esquinca Ganhadora
Melhor direção de cena Mónica Miguel
Karina Duprez
Ganhadora

Premios People en Español 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Nomeada
Melhor adaptação Nomeada
Melhor atriz Jacqueline Bracamonte Nomeada
Melhor ator William Levy Nomeado
Melhor vilão(a) David Zepeda Nomeado
Melhor revelação do ano Julián Gil Ganhador
Melhor casal Jacqueline Bracamontes
William Levy
Nomeados

Premios Juventud 2010[editar | editar código-fonte]

A telenovela recebeu três nomeações na categoria Novelas destes prêmios. [19]

Categoria Pessoa Resultado
Está ótimo William Levy Ganhador
Menina dos meus sonhos Jacqueline Bracamontes Ganhadora
Melhor tema noveleiro Sortilegio de Amor por Il Divo Ganhador

Premios Bravo 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor ator protagonista William Levy Ganhador[20]

Referências

  1. «Final de Sortilegio el 9 de octubre» (em espanhol). La Metiche. 22 de setembro de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015 
  2. «9 de Octubre final de Sortilegio» (em espanhol). Tv y Espectáculos. 24 de setembro de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015 
  3. «Hoy inicia Sortilegio». Net Work 54. 1 de junho de 2009. Consultado em 18 de abril de 2015 
  4. «Aracely Arámbula realizará papel doble como Jacqueline Bracamontes». TV y Espectaculos. 29 de julho de 2009. Consultado em 2 de fevereiro de 2016 
  5. Paulo Pacheco (23 de setembro de 2014). «SBT exibirá à tarde novela mexicana com casal gay e cenas de sexo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 23 de setembro de 2014 
  6. «Sortilégio: A próxima telenovela do SBT». Telenoveleiros. 29 de agosto de 2014. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  7. «SBT exibe nova chamada de Sortilégio, próxima novela a ser reprisada pela emissora». Observatório da Televisão. 24 de setembro de 2017. Consultado em 14 de outubro de 2017 
  8. «El publico no esta de acuerdo con escenas candentes de Sortilegio». Enel Brasero. 29 de junho de 2009. Consultado em 25 de abril de 2015 
  9. Gabriel Vaquer (23 de setembro de 2014). «MP-SP recebe denúncias contra "Sortilégio", novela que o SBT irá estrear». NaTelinha. UOL. Consultado em 12 de outubro de 2014 
  10. «SBT corta cenas e transforma casal gay de novela mexicana em hétero». Notícias da TV. UOL. 8 de dezembro de 2014. Consultado em 8 de dezembro de 2014 
  11. «RATING PROMEDIO DE SORTILEGIO». Fórum Univision. 21 de outubro de 2009. Consultado em 30 de julho de 2015 
  12. «Estreia de Sortilégio coloca SBT em segundo lugar na audiência». OPlanetaTv. Consultado em 28 de outubro de 2014 
  13. «Novelas vão bem na audiência». 28 de novembro de 2014 
  14. «Último capítulo de Sortilégio, registra alta Audiência». TV Foco. 2 de março de 2015. Consultado em 14 de outubro de 2017 
  15. «Sortilégio tem a Maior audiência na faixa II de Novelas da tarde do SBT» 
  16. «Sortilégio estreia com boa audiência e na vice nesta segunda 16/10 | Minuto Livre». Minuto Livre. 17 de outubro de 2017 
  17. Ferreira, Thiago (18 de outubro de 2017). «Consolidados de terça-feira, 17/10/2017 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV 
  18. Ferreira, Thiago (24 de outubro de 2017). «Consolidados de segunda-feira, 23/10/2017 - Audiências e Média-Dia». Sobre TV 
  19. Nominados a Premios Juventud 2010 categoría Novelas
  20. Ganadores Premios Bravo 2010 categoría Novelas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]