Sosatie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sosaties de frango com alperce seco e pimento.

Sosatie (plural: sosaties) é uma espetada tradicional da culinária da África do Sul. É normalmente preparada com carne de cordeiro,[1] podendo, no entanto, ser também preparada com carnes de frango[2], de cabra-de-leque,[3] de porco ou de bovino, entre outras.[4]

A palavra sosatie teve origem nos malaios do Cabo, os criadores do prato,[4] resultando da composição de satay ("espetada malaia ou indonésia") e saus ("molho condimentado"). Foi inicialmente usada em africânder, a língua principal dos malaios do Cabo, tendo posteriormente sido adotada também noutras línguas da África do Sul.

Preparação[editar | editar código-fonte]

A carne é cortada em cubos e colocada, de um dia para o outro, numa marinada de cebola frita, malaguetas, alho, alforva, sumo de tamarindo, louro, vinagre, caril e compota de alperce, entre outros ingredientes possíveis.[1] Em seguida, é colocada em espetos e, finalmente, grelhada ou frita.[5] Contudo, a forma mais comum de cozinhar sosaties é num braai (grelhador sul africano). Os cubos de carne são muitas vezes intercalados com cogumelos, cebolas, pimentos, alperces secos[2] e ameixas secas.


Referências

  1. a b «Lamb curry sosaties on the braai» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2013. 
  2. a b «Chicken and apricot sosaties» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2013. 
  3. «Springbok-kerrie-sosaties» (em africânder). Consultado em 5 de fevereiro de 2013. 
  4. a b «Sosatie» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2013. 
  5. «Footprints in the Sand» (em inglês). Consultado em 5 de fevereiro de 2013.