Southern metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Southern Metal é um subgênero de rock, sendo a mistura de metal (mais precisamente heavy metal, groove metal, metalcore ou thrash Metal) com o southern rock, um gênero de rock influenciado pelo country. Sonoramente falando, o Southern Metal tem riffs lentos e arrastados, vocais abafados e uma gravação acústica. Letras envolvem bebidas, motos, mulheres e festas

Southern Metal
Origens estilísticas Heavy Metal
Groove Metal
Country
Southern Rock
Country Rock
Folk Rock
Contexto cultural Região Sul dos EUA durante as décadas de 1980.
Instrumentos típicos Guitarra elétrica / slide guitar, bateria, baixo.
Popularidade Décadas de 1980 e 1990, e no começo da década de 2000, mas ainda mantém popularidade até hoje
Subgêneros
Redneck Metal
Gêneros de fusão
Metalcore/Southern Metal

Black Metal/Southern Metal
Slugde/Southern Metal
Stoner/Southern Metal

Formas regionais
Região Sul dos Estados Unidos

História[editar | editar código-fonte]

A maior representante do southern rock tocado no estilo Metal é a banda Pantera. Foi uma banda de metal estadunidense originária da cidade de Arlington, no estado do Texas no ano de 1981. Formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos 90) (guitarrista). O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o vocalista Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista. Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes e com a presença de elementos do Southern Rock).

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Nos anos 90 surgiram bandas como Nashville Pussy, que é uma banda estadunidense de rock pesado nomeada ao Grammy. A banda surgiu em Atlanta, na Geórgia. Muito de suas musicas falam sobre sexo, drogas, motos, bebedeiras, brigas e também sobre rock´n´roll. Suas músicas não se encaixam no que é considerado como "amigas da rádio", devido ao uso frequente de terminologia vulgar por parte dos integrantes. Algumas curiosidades sobre a banda: A banda inicialmente se chamaria "Hell's Half-Acre". O vocalista Blaine Cartwright é casado com a guitarrista Ruyter Suys. Uma música da banda intitulada "Snake Eyes" (em português: O.lhos de Cobra) foi apresentada no jogo Rogue Trip para o Playstation e em Jackass The Game, tiveram a música "Come On, Come On, Come On" tocada no jogo para PS2.

Hoje em dia existem muitos representantes do Southern Metal, só que numa cena underground, bandas como Texas Hippie Coalition, Hellyeah, Down, Corrosion Of Conformity, apesar de tocarem um som southern mesclam muito com outros generos como o Sludge metal e Stoner rock.

Bandas De Southern Metal[editar | editar código-fonte]


Referências