Souza Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Souza Cruz
Razão social Souza Cruz LTDA.
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Tabaco
Fundação 25 de abril de 1903 (114 anos)
Fundador(es) Albino Sousa Cruz
Sede Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro,  Brasil
Área(s) servida(s) Mundo
Proprietário(s) British American Tobacco
Presidente Liel Miranda
Pessoas-chave Albino Sousa Cruz (Fundador), Liel Miranda (CEO)
Empregados 9000
Produtos Cigarros
Subsidiárias British American Tobacco
Valor de mercado 50,00 bilhões
Lucro Aumento BRL 2.0 bilhões (2015)
Faturamento Aumento BRL 4.6 bilhões (2015)
Website oficial www.souzacruz.com.br

Souza Cruz é a maior produtora de cigarros brasileira, atual subsidiária da British American Tobacco no Brasil. Foi fundada por Albino Sousa Cruz em abril de 1903 no Rio de Janeiro, dando origem a um dos cinco maiores grupos empresariais do Brasil que detêm a liderança no mercado nacional há mais de 50 anos.

Em 1917 a então Brazilian Tobacco Corporation, pertencente à British American Tobacco (BAT), comprou a Souza Cruz de seu dono original, passando a geri-la com o nome de "Companhia Brasileira de Fumos em Folha", entre os anos de 1920 e 1955, quando mudou o nome fantasia para Souza Cruz. [1] Em 1918 instalou seu primeiro escritório em Santa Cruz do Sul, hoje conhecida como Capital Nacional do Fumo. Nessa época ali introduziu o fumo da classe “Virgínia”, firmando uma parceria entre os agrônomos da empresa e os pequenos agricultores da zona rural do município. [1]

As marcas de seus cigarros são vendidas em mais 180 países do mundo. A empresa conta com mais de sete mil funcionários e chega a empregar doze mil pessoas no período de compra e beneficiamento de fumo. 6 das 10 marcas de cigarro mais vendidas no Brasil são da Souza Cruz. Liderando todos os segmentos do mercado, as campeãs de venda da Companhia são Derby, Hollywood, Free e Dunhill. A Souza Cruz atende diretamente a cerca de 300 mil varejos em todo o País, além de chegar a mais de cinco mil municípios. A principal unidade de processamento de fumo é localizada em Santa Cruz do Sul. E ainda possui três usinas (Santa Cruz do Sul, Blumenau, Rio Negro)

Em Uberlândia, local da fábrica da empresa, são desenvolvidos mais de 300 tipos de produtos para todas as marcas da empresa. E ainda, a Souza Cruz investiu mais de R$ 250 milhões na fábrica de Uberlândia.

Em Santa Cruz do Sul fica a maior e mais moderna usina de processamento de todo o grupo BAT, também considerada a unidade mais moderna de processamento de tabaco do mundo. A cidade é polo mundial do fumo, com grandes corporações instaladas.

Principais acionistas[editar | editar código-fonte]

A BAT (British American Tobacco) detinha 75,3% das ações da Souza Cruz; porém, em 1º de dezembro de 2015, a BAT realizou a recompra dos 24,7% do capital, tornando a Souza Cruz uma sociedade anônima de capital fechado.

Marcas de cigarros da Souza Cruz[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b VOGT, Olgário (1997). A produção de fumo em Santa Cruz do Sul – RS (1849-1993). Santa Cruz do Sul: EDUNISC 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.