Soyuz 7K-OK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.


Soyuz 7K-OK (Zond)
A Soyuz 7K-OK.
Origem
País  União Soviética
Fabricante S.P. Korolev RSC Energia
Operação
Levar três as tronautas em órbita ou transporte para estações espaciais
Tipo de missão
Versão específica para transporte espacial
Características físicas
Altura 7,95 m
Diâmetro 2,72 m
Volume 9 m3
Massa 6.560 kg

A Soyuz 7K-OK, foi a primeira geração de espaçonaves Soyuz efetivamente produzida. Projetada especificamente para transporte de pessoal para estações espaciais soviéticas, ou voos orbitais.

A primeira fatalidade do programa Soyuz, ocorreu com essa espaçonave, na missão Soyuz 1 em 1967, quando devido a uma falha no paraquedas, o seu único tripulante foi morto. Ela também ficou conhecida por ter sido usada no primeiro acoplamento não tripulada totalmente automatizada nas missões: Kosmos 186 e Kosmos 188 também em 1967.

Foi esse modelo de espaçonave que realizou também o primeiro acoplamento entre espaçonaves tripuladas, nas missões Soyuz 4 e Soyuz 5, além do voo de maior duração envolvendo uma única espaçonave, na missão Soyuz 9 em 1970.

Algumas das características desse modelo eram: seus painéis solares que não ficavam completamente estendidos, e o uso de antenas do sistema Igla de aproximação por radio telemetria, com suas antenas características, e também um sistema de acoplamento básico, conhecido em inglês como "probe and drogue", que é um artefato de encaixe em formato de funil. Nesse modelo, não havia uma escotilha, portanto, depois de acopladas, a transferência de tripulantes se dava através de uma atividade extraveicular.

O sistema de acoplamento probe and drogue original da Soyuz 7K-OK.

Esse sistema de acoplamento "probe and drogue", deu origem a um outro com escotilha acoplada, usado na Soyuz 7K-OKS, e que devidamente atualizado, continua em uso até os dias de hoje na ISS.

Missões
  • Tripuladas
    • Soyuz 1, primeiro voo tripulado de uma espaçonave Soyuz, seu único tripulante morreu na reentrada
    • Soyuz 3
    • Soyuz 4 e Soyuz 5, primeiro acoplamento tripulado e primeira transferência de tripulação da história
    • Soyuz 6
    • Soyuz 7 e Soyuz 8: acoplamento planejado, para ser filmado pela tripulação da Soyuz 6 – o acoplamento não pode ser realizado por falhas técnicas
    • Soyuz 9


Precedido por
Complexo Lunar
Naves das Missões Soyuz
19661970
Sucedido por
Soyuz 7K-OKS
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.