Spider-Man: Homecoming

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spider-Man: Homecoming
Homem-Aranha: Regresso a Casa (PT)
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (BR)
Poster teatral do filme.
 Estados Unidos
2017 •  cor •  146 min 
Direção Jon Watts
Produção Kevin Feige
Amy Pascal
Produção executiva Stan Lee
Matt Tolmach
Roteiro Jonathan M. Goldstein
John Francis Daley
Jon Watts
Christopher Ford
Erik Sommers
Chris McKenna
Baseado em Homem-Aranha
de Stan Lee
Steve Ditko
Elenco Tom Holland
Robert Downey Jr.
Zendaya
Michael Keaton
Donald Glover
Jacob Batalon
Laura Harrier
Tony Revolori
Bokeem Woodbine
Logan Marshall-Green
Kenneth Choi
Marisa Tomei
Gênero Ação
Ficção científica
aventura
Música Michael Giacchino
Cinematografia Salvatore Totino
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Sony Pictures Entertainment
LSC Film Corporation
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Brasil 6 de Julho de 2017
Estados Unidos 7 de Julho de 2017
Idioma Inglés
Cronologia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Thor: Ragnarök
Página no IMDb (em inglês)

Spider-Man: Homecoming (no Brasil, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, e em Portugal, Homem-Aranha: Regresso a Casa) é um futuro filme americano de super-herói baseado no personagem Homem Aranha da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e Columbia Pictures e distribuído pela Sony Pictures Entertainment. Será o segundo reboot da franquia cinematográfica do Homem Aranha e o décimo sexto filme do Universo Cinematográfico Marvel. O filme é dirigido por Jon Watts, com um roteiro de John Francis Daley & Jonathan M. Goldstein e Watts & Christopher Ford e Chris McKenna & Erik Sommers. É estrelado por Tom Holland, Robert Downey Jr, Zendaya, Michael Keaton, Donald Glover, Jacob Batalon, Laura Harrier, Tony Revolori, Bokeem Woodbine, e Marisa Tomei. Em Spider-Man: Homecoming, Peter Parker tenta equilibrar a vida de herói com a sua vida escolar.

Em fevereiro de 2015, Marvel Studios e Sony chegaram a um acordo para compartilhar os direitos de personagem do Homem-Aranha, integrando o personagem no estabelecido UCM. No mês de junho seguinte, Holland foi escolhido como personagem-título, enquanto Watts foi contratado para dirigir, seguido pouco depois pelo escalação de Tomei e a contratação de Daley e Goldstein para escrever o roteiro. Em abril de 2016, o título do filme foi revelado, juntamente com escalações adicionais, incluindo Downey. A fotografia principal começou em junho de 2016 no Pinewood Atlanta Studios em Condado de Fayette, Geórgia e continuou em Nova York antes de concluir em Berlim no mês de outubro seguinte. Durante a filmagem, Watts, Christopher Ford, Chris McKenna e Erik Sommers foram revelados como roteiristas adicionais e outros membros do elenco foram confirmados.

Spider-Man: Homecoming está previsto para ser lançado em 7 de julho de 2017 nos Estados Unidos em 3D, IMAX e IMAX 3D, e em 6 de julho de 2017 no Brasil.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, Peter Parker, com a ajuda de seu mentor Tony Stark, tenta equilibrar sua vida como um estudante do ensino médio no Queens, em Nova York, com a de combater o crime como o super-herói Homem-Aranha, enquanto um novo vilão, Abutre, surge na cidade.[1][2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

(E:D) Tom Holland, Laura Harrier, Tony Revolori, Jacob Batalon, Zendaya e o diretor Jon Watts promovendo Spider-Man: Homecoming na San Diego Comic Con International 2016.
Um jovem de 15 anos que recebeu habilidades semelhantes a aranhas depois de ser mordido por uma aranha geneticamente alterada. Os produtores Kevin Feige e Amy Pascal ficaram impressionados com as performances de Holland em O Impossível, Wolf Hall e In the Heart of the Sea, além de seus inúmeros testes de tela para o papel. Holland afirmou que se inspiraria em Tobey Maguire e Andrew Garfield, os atores anteriores do Homem-Aranha, mas que esperava entregar algo "novo e excitante" com sua visão do personagem. Holland explicou: "Este é um lado muito diferente do Homem-Aranha, porque você vai ver um garoto lidando com problemas cotidianos que um homem de 15 anos lida, além de tentar salvar a cidade."
Um gênio, bilionário, playboy e filantropo com trajes eletromecânicos de armadura de sua própria invenção e é o mentor de Parker. O presidente da Sony Pictures, Thomas Rothman, observou que, além da vantagem comercial de apresentar Downey no filme, a inclusão de Stark foi importante devido à relação estabelecida entre ele e Parker no Capitão América: Guerra Civil e sentiu que o desenvolvimento dessa relação seria um aspecto gratificante do filme.
Uma amiga de Parker. Zendaya descreveu a personagem como "muito esperta, muito intelectual, [e] sempre em seus livros".
Um ex-engenheiro eletrônico que se torna um super-vilão. Diretor Jon Watts afirmou que Toomes será diferente de outros vilões do UCM como Thanos e Ultron, dizendo: "É divertido pensar que se Homem-Aranha é um garoto normal que se torna um super-herói, tem de haver um monte de caras normais que se tornam supervilões, também."
Rival de Parker. Revolori falou sobre interpretar Thompson, que é geralmente retratado como branco nos quadrinhos, dizendo: "Eu sei o quão importante o personagem é para os fãs de quadrinhos, por isso estou tentando fazer-lhe justiça." O personagem de Revolori foi originalmente nomeado como Manuel.
A tia de Peter. Os primeiros relatos da escalação de Tomei causaram reação nas mídias sociais, com os fãs de quadrinhos opinando que a atriz era "muito jovem e atraente para retratar a personagem", especialmente depois que a personagem havia sido interpretada anteriormente por atrizes mais velhas do que Tomei. Com relação a isso, o co-roteirista de Capitão América: Guerra Civil, Stephen McFeely disse que, para o UCM, eles estavam tentando fazer Peter "tão naturalista quanto possível ... Isso é em parte porque sua tia não tem 80 anos, se ela é a irmã de sua mãe morta, por que ela tem que estar duas gerações à frente?"

Donald Glover foi escalado em um papel não especificado. Além disso, Jon Favreau reprisa seu papel como Happy Hogan de filmes anteriores do UCM. Michael Chernus foi escalado como Phineas Mason / Consertador, enquanto Logan Marshall-Green foi escalado como outro dos vilões do filme. Michael Barbieri foi escalado como um dos amigos de Parker; Kenneth Choi, que interpretou previamente Jim Morita no UCM, foi escalado como o diretor da escola secundária de Parker; Hannibal Buress foi escalado como um professor de educação física, que ele descreveu como "um dos personagens imbecis que não percebe que [Parker é] Homem-Aranha"; e Martin Starr, Isabella Amara, Jorge Lendeborg Jr., JJ Totah, Selenis Leyva, Abraham Attah, Michael Mando, Garcelle Beauvais, Tiffany Espensen, Angourie Rice, Martha Kelly e Jona Xiao foram escalados em papéis não especificados. Starr anteriormente teve um papel não-falante em O Incrível Hulk, interpretando um estudante da Universidade Culver. O co-criador do Homem-Aranha, Stan Lee, teve um papel cameo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"Queremos mostrar o Homem-Aranha nos tempos do ensino médio porque, francamente houve cinco filmes do Homem-Aranha e... há tantas coisas dos quadrinhos que não foram feitas ainda. Não só personagens e vilões ou personagens secundários, mas outros lados desse personagem. Acho que foi no meio do primeiro filme [de Sam Raimi] que ele se formou no ensino médio. No início do segundo filme de Marc Webb, ele já se formou no ensino médio. Alguns de meus arcos de histórias favoritos do Homem-Aranha ele está no colegial. Queremos explorar isso. Que também o torna muito, muito diferente de qualquer um dos nossos outros personagens no UCM ... "

Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios[3]

Após o ataque de hackers nos computadores da Sony em novembro de 2014, e-mails entre a co-presidente da Sony Pictures Entertainment, Amy Pascal, e o presidente Doug Belgrad foram liberados afirmando que a Sony queria a Marvel Studios para produzir uma nova trilogia de filmes do Homem-Aranha enquanto a Sony manteria o "controle criativo, marketing e distribuição". As discussões entre Sony e Marvel quebraram, e Sony planejou prosseguir com sua própria ardósia de filmes do Homem-Aranha.[4] No entanto, em fevereiro de 2015, a Sony Pictures e a Marvel Studios anunciaram que iriam lançar um novo filme do Homem-Aranha com Kevin Feige e Pascal produzindo. O personagem apareceria primeiramente em um filme anterior do Universo Cinematográfico Marvel,[5] relatado para ser Capitão América: Guerra Civil.[6] A Marvel Studios exploraria oportunidades para integrar personagens do UCM em futuros filmes de Homem-Aranha, que a Sony Pictures continuaria a financiar, distribuir e ter o controle criativo final sobre.[5] A Lone Star Funds também co-financiou o filme com a Sony, através de seu acordo com a LSC Film Corporation.[7]

Feige afirmou que a Marvel estava trabalhando para adicionar o Homem-Aranha ao UCM, pelo menos desde outubro de 2014, quando anunciaram sua lista completa de filmes da Fase Três, dizendo: "A Marvel não anuncia nada oficialmente até que seja gravada em pedra. Foi adiante com aquele Plano A em outubro, com o Plano B sendo, se [o acordo] fosse acontecer com a Sony, como tudo iria mudar. Nós temos pensado sobre [o filme do Homem-Aranha] desde que estivéssemos pensando na Fase Três".[8] Foi revelado que Avi Arad e Matt Tolmach, produtores da série Amazing Spider-Man do diretor Marc Webb, serviriam como produtores executivos, e que nem Webb nem o ator de Amazing-Spider-Man, Andrew Garfield, retornariam para o filme.[9] Sony estava procurando um ator mais jovem do que Garfield para interpretar o Homem-Aranha,[10] com Logan Lerman e Dylan O'Brien considerados os primeiros candidatos a assumir o papel.[11]

Em março de 2015, Drew Goddard, que criou a série Demolidor, da Netflix, estava sendo considerado para escrever e dirigir o filme,[12][13] enquanto O'Brien negou que ele tinha sido abordado para o papel.[14] Goddard, que anteriormente estava ligado ao filme da Sony baseado no Sexteto Sinistro disse mais tarde que ele se recusou a trabalhar no novo filme já que ele pensou que ele "realmente não tinha uma ideia" para o Homem-Aranha, acrescentando que "é muito difícil dizer, Ok, agora escreva um novo filme ", depois de passar um ano trabalhando no filme do Sexteto Sinistro e estar nessa mentalidade.[15] No próximo mês, ao promover Avengers: Age of Ultron, Feige afirmou que o personagem de Peter Parker teria de 15 a 16 anos.[3] Ele também acrescentou que o filme não seria uma história de origem do personagem, dizendo: "No caso específico do Homem-Aranha, onde já houveram duas releituras de sua origem nos últimos anos, vamos tomar como certo que as pessoas já sabem disso e das especificidades. Não vai ser uma história de origem. Mas com grande poder vem grande responsabilidade. É inerente ao que seu personagem é. Mas nós queremos mostrar isso de diferentes maneiras e gastar muito mais tempo focando nesse jovem garoto do ensino médio lidando com seus poderes no UCM."[8] Feige mais tarde expandiu isto, dizendo: "Há eventos que fizeram Peter ser quem ele era, e nós certamente iremos fazer alusão a esses eventos, mas estamos muito mais focados em seu futuro e como ele continua a crescer e, certamente, ter uma íngeme curva de apredizado ... sobre como ser seu próprio herói."[16] Mais tarde, em abril, foi relatado que Nat Wolff, Asa Butterfield, Tom Holland, Timothée Chalamet e Liam James estavam sob consideração pela Sony e Marvel para interpretar o Homem-Aranha,[17] com Holland e Butterfield sendo os principais concorrentes.[18]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de julho, a Variety, anunciou que a vencedora do Oscar Marisa Tomei, poderia ser a nova Tia May nos cinemas e que a personagem também faria uma participação em Guerra Civil[19], e no dia 16, também anunciou que John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein estariam fechando acordo com a Sony e Marvel Studios para escrever o longa.[20] No dia 26, Em entrevista à rádio americana NPR, John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein, confirmaram que estão escrevendo o roteiro do novo filme do Homem-Aranha.[21] No dia 28, Em entrevista à Entertainment Weekly, Jon Watts explicou que chamou atenção da Marvel com o filme Cop Car, e foi assim que foi convidado para ser diretor de Homem Aranha. E também elogiou Tom Holland.[22] No dia 31, os roteirista afirmaram que não iria recontar a historia de origem: "Acho que todos nós sabemos que ele foi mordido por uma aranha e que Tio Ben morreu, então provavelmente não precisamos visitar isso novamente". E também afirmou que os filmes do diretor John Hughes como inspiração, Hughes foi conhecido por fazer filmes que se passam no colegial.[23]

No dia 10 de outubro, durante entrevista ao Den of Geek! o diretor do longa, Jon Watts expressou seu favoritismo pelo Homem Aranha do do universo Ultimate, escrito por Brian Michael Bendis: "(O Aranha) Ultimate é ótimo. Eu adoro. Temos a liberdade de nos basear no que quisermos, mas gosto muito do que Brian Michael Bendis fez. Muito. As HQs mostram Peter Parker de volta ao colegial, e passando tanto tempo resolvendo as coisas da sua vida pessoal quanto seus problemas de super-herói, o que acho bem legal"[24]

Em novembro de 2015, Tom Holland afirmou que pediu ajuda de Chris Hemsworth para ganhar o papel, Hemsworth afirmou que falou bem de Holland para os produtores da Marvel. Holland e Hemsworth se conheceram quando trabalharam junto no filme No Coração do Mar.[25] Holland também falou que mandava fitas fazendo acrobacias para os produtores para tentar convence-los a lhe dar o papel.[26]

No dia 26 de janeiro de 2016, Em um anúncio em conjunto, a Sony e a Marvel Studios confirmaram o lançamento do novo filme do Homem-Aranha em IMAX.[27]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Com apenas um filme com relativo destaque em sua filmografia, o diretor Jon Watts, que será responsável pelo novo reboot do Homem-Aranha nos cinemas, concedeu entrevista ao Toronto Sun e falou um pouco sobre o filme, onde ressaltou que apesar de ser um grande passo na carreira, não irá deixar os grandes orçamentos de Hollywood o distraírem, e é claro, também comentou brevemente sobre a escolha do ator Tom Holland para ser o protagonista. ”Foi um sim imediato (quando recebeu a proposta). Você precisa se focar em qual história quer contar e qual é a melhor maneira de conta-la,” revelou. ”A ideia de ‘não ter limites’ é empolgante, mas acredito que como diretor, você precisa aplicar seus próprios limites. É um modo de saber que está contando a história da forma correta.”

Sobre a escolha do novo Peter Parker, Watts disse que não há o que temer: ”Ele tem a idade certa, tem o nível certo de entusiasmo e confiança, mas também um um pouco de insegurança misturado. Falando se este pode ser seu grande papel? Basta saber que ele faz seus próprios ‘stunts’ (cenas de ação).” A última fala do diretor remete aos famosos vídeos do ator em seu Instagram, onde mostra grande habilidade e faz acrobacias incríveis.

No dia 8 de março, o Deadline afirmou que a cantora e atriz Zendaya foi escalada para o filme, no mesmo dia a Variety afirmou que Zendaya não será interesse amoroso de Peter Parker ou terá um papel principal. No entanto, sua personagem será importante para os filmes futuros. O site ainda acrescenta que a atriz fez testes durante várias semanas ao lado de Tom Holland.[28] Em entrevista ao programa de Ellen DeGeneres, Zendaya confirmou que estará em Homem-Aranha, mas que não pode entrar em detalhes.[29]

No dia 5 de abril de 2016, Segundo a BBC, a Sony teria decidido o nome do filme solo do Homem-Aranha. O site afirma que o estúdio registrou o domínio SpiderManHomecomingTheMovie.com, O nome Homecoming faz referência a uma história do herói publicada nos anos 80 e que tem a participação de personagens como o Homem de Ferro e o Capitão América.[30] No dia 10, Kevin Feige falou novamente sobre não contar a origem do personagem nesse novo reboot: "Existem eventos que fizeram do Peter quem ele é, e certamente faremos alusão a esses eventos, mas estamos mais focados no futuro e em como ele continua crescendo e tem uma curva de aprendizado depois, certamente, da aventura que teve em Guerra Civil e como ser seu próprio herói".[31]

Spider-Man: Homecoming Tem sido um sonho ser Peter Parker e quase sinto que eu estive me preparando para esse papel a minha vida inteira. Nos últimos meses, eu não tenho feito nada além de ler quadrinhos. Spider-Man: Homecoming

Tom Holland.

No dia 12, o site Birth.Movies.Death divulgou durante a CinemaCon que o filme solo do Homem-Aranha terá o Abutre como vilão e que o personagem pode não ser o único vilão do filme. Esse vilão é o mesmo que foi cogitado para participar do filme cancelado Homem Aranha 4 com Tobey Maguire.[32] No dia 13, a Sony confirmou durante a CinemaCon que o título oficial do novo filme do Homem Aranha será Spider-Man Homecoming (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, em tradução livre), o logo oficial também foi mostrado.[33] No mesmo dia a Variety afirmou que Michael Keaton estaria negociando para viver o vilão Abutre.[34] E no dia 16, afirmou que Tony Revolori e Laura Harrier estariam no filme e vão interpretar colegas do Peter Parker.[35] No dia 19, o site Showbiz 411, afirmou que as filmagens do longa começam em junho e devem seguir até outubro. O site também afirma que, como previsto, grande parte da trama se passará no colégio, com a escalação de elenco envolvendo a escolha de professores variados, além de um jornalista.[36] No dia 21, a Variety afirmou que Robert Downey Jr estará no filme como Homem de Ferro e que as negociações com Michael Keaton não avançaram.[37] No dia 27, Durante entrevista ao HeyUGuys, Kevin Feige confirmou que a Marvel tem o controle criativo de Spider-Man: Homecoming.[38] No dia 20 de maio, de acordo com o JoBlo o Abutre será o vilão principal, mas o Consertador também estará no filme. E que o Aranha vai ter um uniforme novo feito por Tony Stark, a nova versão trará Asas de Teia. Além disso, a Variety afirma que Michael Keaton ainda pode ser o vilão do longa. O ator tinha deixado as negociações de lado por não estar feliz com o valor oferecido. O estúdio temia não ter como pagar ele e Robert Downey Jr, mas uma vez que o acordo com Downey foi fechado, as conversas com Keaton foram retomadas.[39] No dia 6 de junho de 2016, o Deadline informou que o ator Michael Barbieri estaria em negociações finais para entrar no elenco. Mas não informou sobre o personagem dele.[40]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens de Spider-Man: Homecoming, o filme do Homem-Aranha estrelado por Tom Holland, iniciam em junho de 2016, em Atlanta. James Gunn em uma postagem no Facebook confirmou que as filmagens começaram. O diretor de Guardiões da Galáxia 2 desejou sorte para Tom Holland e o diretor Jon Watts, dizendo: "Muitas bençãos hoje para o protagonista de Spider-Man: Homecoming, Tom Holland, e o diretor Jon Watts (tem um cara passando aqui para representar o Jon), já que eles começaram suas filmagens em Atlanta exatamente quando terminamos as nossas. Não acho que poderíamos passar o bastão da Marvel para duas pessoas mais legais e que se importam tanto com o que estão fazendo. Arrasem!". Grande parte da trama do novo filme se passará no colégio. Os produtores Kevin Feige e Amy Pascal estão planejando uma série de três a quatro filmes, um para cada ano de Peter Parker no colegial. Como dito anteriormente, a história de origem do herói não será contada novamente.[41]

Em 30 de agosto de 2016, Tom Holland grava cenas de "Homecoming" em Nova Iorque, o ator fez cenas usando mochila.[42]

Tom Holland postou uma foto no se Instagram anunciando o último dia de filmagens: “Nosso último dia gravando Spider-Man Homecoming e é assim que estamos nos sentindo.”, logo depois disso Liz Allan, que é uma das coadjuvantes do filme, confirmou no Snapchat o termino das gravações: “Último dia de Spidey”, o diretor Jon Watts também publicou um vídeo marcando o encerramento das gravações. O filme solo do cabeça de teia teve uma filmagem razoavelmente curta, com três meses de duração.[43]

Música[editar | editar código-fonte]

Enquanto promovia Doutor Estranho no início de novembro de 2016, Feige acidentalmente revelou que Michael Giacchino estaria compondo a trilha de Homecoming, depois de fazer o mesmo para Doutor Estranho. Giacchino logo o confirmou.[44]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Spider-Man: Homecoming está programado para ser lançado na América do Norte em 7 de julho de 2017, e em 6 de julho de 2017 no Brasil. em 3D, IMAX[45] e IMAX 3D.[46] O filme foi originalmente previsto para ser lançado em 28 de julho de 2017.[47]

Marketing[editar | editar código-fonte]

Logo oficial de "Homecoming"

Watts, Holland, Batalon, Harrier, Revolori e Zendaya apareceram na San Diego Comic-Con 2016 para mostrar um clipe exclusivo do filme.[48][49]

O filme teve um painel na Comic Con Experience 2016, em São Paulo. Uma história em quadrinhos, Spider-Man: Homecoming Prelude, está prevista para ser lançada em 20 de junho de 2017, uma coleção de duas edições de prelúdio.[50] O primeiro trailer estreou no Jimmy Kimmel Live! em 8 de dezembro de 2016. Duas versões foram lançadas, a que estreou no Jimmy Kimmel Live! e uma versão internacional, com algumas cenas adicionais e diálogos diferentes. Feige considerou que havia uma diferença suficiente entre os dois que "seria divertido para as pessoas verem as duas coisas".[51]

Sequência[editar | editar código-fonte]

A Marvel quer Peter Parker crescendo aos olhos do público. Em entrevista ao Collider, o presidente do estúdio, Kevin Feige, adiantou os planos da Marvel para as sequências de Spider-Man: Homecoming, que pretende acompanhar seus anos no ensino médio.

Spider-Man: Homecoming Devemos fazer mais filmes depois desse? Claro. Esse é o primeiro ano, depois o segundo, depois o terceiro. Existem as férias de verão entre eles? Eu não sei bem, mas faremos uma jornada para Peter não muito diferente do que os estudantes de Hogwarts passaram todos os anos, que foi uma das primeiras ideias que tivemos para as sequências. Spider-Man: Homecoming

Kevin Feige em entrevista ao Collider

Segundo Feige, “O primeiro passo era reintroduzir um novo Homem-Aranha no nosso universo através de "Capitão América: Guerra Civil" e ter pessoas saindo do cinema dizendo: ‘Eu amei esse Homem-Aranha, quero ver mais dele.’ E acho que isso aconteceu”.

Feige afirmou que uma das primeiras ideias que a Marvel tem para os filmes seria seguir o modelo da série de filmes de Harry Potter, e ter o enredo de cada filme cobrindo um novo ano escolar, acrescentando que "foi uma espécie de como fazer uma jornada para Peter não muito diferente da que os alunos de Hogwarts passam por cada um dos seus anos".[52] Em outubro de 2016, começaram as discussões para um segundo filme de acordo com Holland, descobrindo "quem será o vilão e para onde iremos" em uma possível sequência.[53]

Em dezembro de 2016, após o lançamento bem-sucedido do primeiro trailer de "Homecoming", a Sony Pictures decidiu anunciar a data de lançamento da sequência do filme para 5 de julho de 2019.[54] Com esta data, a continuação de Spider-Man: Homecoming chegará às telonas pouco após "Vingadores: Guerra Infinita" que também deve contar com a participação do Cabeça de Teia.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Lang, Brett (12 de abril de 2016). «'Spider-Man' Movie Gets Official Title». Variety (em inglês). Consultado em 13 de abril de 2016. Cópia arquivada em 13 de abril de 2016 
  2. Vejvoda, Jim (8 de dezembro de 2016). «Watch The First Trailer For Spider-Man: Homecoming» (em inglês). IGN. Consultado em 10 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2016 
  3. a b Chitwood, Adam (11 de abril de 2015). «SPIDER-MAN: Kevin Feige Confirms Peter Parker; Talks High School Spidey» (em inglês). Collider. Consultado em 11 de abril de 2015. Cópia arquivada em 11 de abril de 2015 
  4. Fritz, Ben (9 de dezembro de 2014). «Sony, Marvel Discussed Spider-Man Movie Crossover». The Wall Street Journal (em inglês). Consultado em 9 de dezembro de 2014. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2014 
  5. a b «Sony Pictures Entertainment Brings Marvel Studios Into The Amazing World Of Spider-Man» (em inglês). Marvel.com. 9 de fevereiro de 2015. Consultado em 10 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 10 de fevereiro de 2015 
  6. Fritz, Ben (10 de fevereiro de 2015). «Marvel and Sony Reach Deal on Spider-Man Movie Production». The Wall Street Journal (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2015 
  7. Masters, Kim (2 de novembro de 2016). «Sony Feels More 'Ghostbusters' Pain Due to Finance Partners' Exit». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 2 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2016 
  8. a b Bibbiani, William (11 de abril de 2015). «Exclusive: Marvel's Spider-Man Reboot is NOT an Origin Story» (em inglês). CraveOnline. Consultado em 11 de abril de 2015. Cópia arquivada em 11 de abril de 2015 
  9. Chitwood, Adam (10 de fevereiro de 2015). «Details of the Sony/Marvel SPIDER-MAN Deal Revealed; Looking to Cast Younger Actor» (em inglês). Collider. Consultado em 10 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 10 de fevereiro de 2015 
  10. Kit, Borys (9 de fevereiro de 2015). «'Spider-Man' Swings to Marvel Studios in Major Sony Partnership». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2015. Cópia arquivada em 10 de fevereiro de 2015 
  11. Graser, Marc (10 de fevereiro de 2015). «The Next 'Spider-Man' Will Go Back to High School». Variety (em inglês). Consultado em 5 de março de 2015 
  12. Fleming Jr, Mike (2 de março de 2015). «Drew Goddard Meeting To Script, Helm New 'Spider-Man'» (em inglês). Deadline.com. Consultado em 2 de março de 2015 
  13. Kit, Borys (2 de março d e2015). «'Spider-Man' Reboot Circling Director Drew Goddard». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 2 de março de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  14. Wieselman, Jarett; Vary, Adam B. (3 de março de 2015). «Dylan O'Brien Says He Is Not Playing Spider-Man» (em inglês). Buzz Feed. Consultado em 5 de março de 2015 
  15. O'Connell, Sean (13 de setembro de 2015). «Why Drew Goddard Isn't Directing Marvel And Sony's New Spider-Man Movie» (em inglês). Cinema Blend. Consultado em 14 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 14 de setembro de 2015 
  16. Chitwood, Adam (12 de abril de 2016). «'Spider-Man' Reboot: Kevin Feige Says Marvel Are the "Creative Producers" on the Film» (em inglês). Collider.com. Consultado em 12 de abril de 2016. Cópia arquivada em 12 de abril de 2016 
  17. Sneider, Jeff (22 de abril de 2015). «'Spider-Man' Shortlist Includes 'Paper Towns' Star Nat Wolff, 'Hugo's' Asa Butterfield (Exclusive)» (em inglês). TheWrap. Consultado em 23 de abril de 2015. Cópia arquivada em 23 de abril de 2015 
  18. Chitwood, Adam (1 de maio de 2015). «Spider-Man Finalists Reportedly Down to Tom Holland and Asa Butterfield» (em inglês). Collider. Consultado em 1 de maio de 2015. Cópia arquivada em 5 de maio de 2015 
  19. «Homem-Aranha | Marisa Tomei deve ser a nova Tia May dos cinemas». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  20. «Homem-Aranha | Novo filme do herói encontra roteiristas». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  21. «Homem-Aranha | Roteiristas de Férias Frustradas confirmam que estão trabalhando no novo filme do herói». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  22. «Homem-Aranha | "Tom Holland é perfeito para o papel", diz diretor Jon Watts». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  23. «Homem-Aranha | Novo filme não vai recontar a origem do herói, prometem roteiristas». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  24. «Homem-Aranha | Filme solo pode ser baseado em histórias do universo Ultimate». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  25. «Chris Hemsworth recomendou Tom Holland para papel de Homem-Aranha na Marvel». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  26. «Homem-Aranha | Tom Holland diz que é difícil não imitar Andrew Garfield». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  27. «Homem-Aranha | Novo filme será lançado em IMAX». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  28. «Homem-Aranha | Cantora Zendaya entra para o elenco do filme [ATUALIZADO]». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  29. «Homem-Aranha | Zendaya confirma que estará no filme». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  30. «Homem-Aranha | Sony registra possível nome do filme solo [ATUALIZADO]». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  31. «Homem-Aranha | "Estamos mais focados no futuro do personagem", diz Kevin Feige». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  32. «Homem-Aranha | Filme solo terá o Abutre, diz site». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  33. «Homem-Aranha | Novo filme ganha logo e título oficial». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  34. «Homem-Aranha pode ter Michael Keaton como vilão». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  35. «Homem-Aranha tem novidades no elenco». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  36. «Homem-Aranha | Novo filme já tem data para começar a ser rodado». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  37. «Homem-Aranha | Robert Downey Jr. é confirmado no novo filme [ATUALIZADO]». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  38. «Spider-Man: Homecoming | Marvel tem o controle criativo do filme, revela Kevin Feige». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  39. «Homem-Aranha teria mais de um vilão e uniforme clássico». Omelete. Consultado em 2 de junho de 2016 
  40. «Spider-Man: Homecoming contrata ator de A Torre Negra». Omelete. Consultado em 6 de junho de 2016 
  41. «Spider-Man: Homecoming começa suas filmagens em Atlanta». Omelete 
  42. «Tom Holland no set de 'Spider-Man: Homecoming' em Nova York - 30/09! - Tom Holland Brasil». Tom Holland Brasil. 2 de outubro de 2016 
  43. «Terminam as filmagens de Spider-Man Homecoming - Jovem Nerd». Jovem Nerd 
  44. Elderkin, Beth (November 6, 2016). «Michael Giacchino Confirms He's Scoring Spider-Man: Homecoming» (em inglês). io9. Consultado em 7 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 7 de novembro de 2016  Verifique data em: |data= (ajuda)
  45. «Sony Pictures and Marvel Studios Find Their 'Spider-Man' Star and Director» (em inglês). Marvel.com. 23 de junho de 2015. Consultado em 23 de junho de 2015. Cópia arquivada em 24 de junho de 2015 
  46. Osborn, Alex (26 de janeiro de 2016). «Spider-Man Reboot Will Be Released In IMAX» (em inglês). IGN. Consultado em 26 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2016 
  47. Ford, Rebecca (20 de janeiro de 2016). «'Jumanji' Release Date Pushed, 'Spider-Man' Shifts Up». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 20 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 20 de janeiro de 2016 
  48. Strom, Marc (23 de julho de 2016). «SDCC 2016: 'Spider-Man: Homecoming' Introduces Its Villain» (em inglês). Marvel.com. Consultado em 23 de julho de 2016. Cópia arquivada em 23 de julho de 2016 
  49. Ching, Albert (23 de julho de 2016). «SDCC: Marvel Studios Reveals Latest Phase 3 Secrets» (em inglês). Comic Book Resources. Consultado em 24 de julho de 2016. Cópia arquivada em 24 de julho de 2016 
  50. Holmes, Adam (1 de novembro de 2016). «Marvel Planning A Prequel Comic To Lead Fans Into Spider-Man: Homecoming» (em inglês). Cinema Blend. Consultado em 10 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2016 
  51. Truitt, Brian (8 de dezembro de 2016). «Exclusive photo: Spider-Man Tom Holland unmasked in 'Homecoming'». USA Today (em inglês). Consultado em 8 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 8 de dezembro de 2016 
  52. Almeida, Diego. «Sequências de novo Homem-Aranha vão acompanhar anos escolares de Peter Parker | Observatório do Cinema». observatoriodocinema.bol.uol.com.br. Consultado em 14 de dezembro de 2016 
  53. Nordstrom, Leigh (16 de outubro de 2016). «Robert Pattinson, Sienna Miller Talk 'The Lost City of Z'». Women's Wear Daily (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 16 de outubro de 2016 
  54. D'Alessandro, Anthony (9 de dezembro de 2016). «'Spider-Man: Homecoming 2' Shoots Web Around Independence Day 2019 Frame; 'Bad Boys 4' Moves To Memorial Day» (em inglês). Deadline.com. Consultado em 9 de dezembro de 2016. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2016 

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "RothmanJune2016" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "FeigeFuture" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "CharacterGF" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Spider-Man: Homecoming