Spider-Man (tokusatsu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spider-Man
Informação geral
Formato Série
Gênero Tokusatsu
Duração aprox. 30 min.
Criador(es) Toei Company
Marvel
País de origem  Estados Unidos
 Japão
Idioma original Inglês
Japonês
Produção
Narrador(es) Tōru Ōhira
Elenco Shinji Todō
Exibição
Emissora de televisão original Japão Tokyo Channel 12 (atual TV Tokyo)
Transmissão original 17 de maio de 1978 – 14 de março de 1979
N.º de episódios 41 (mais um filme)
Cronologia
The Amazing Spider-Man (série de televisão)
Spider-Man (série de televisão)

Spider-Man (スパイダーマン, Supaidāman?) é uma live-action japonesa produzida pela Toei, baseado parcialmente no personagem da Marvel, Homem-Aranha.[1] Ao todo, a série teve 41 episódios, exibidos no Tokyo Channel 12 entre 17 de maio de 1978 e 14 de março de 1979.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história conta a vida de Takuya Yamashiro, um jovem motoqueiro que vê um OVNI cair na Terra, que na verdade é um nave chamada "Marveller" que vem do planeta "Spider". O pai de Takuya, Dr. Hiroshi Yamashiro, um arqueologista espacial, investiga o caso, mas é morto ao encontrar a nave espacial. O caso também desperta a atenção do Professor Monster (lit. "Professor Monstro") e do Iron Cross Army (鉄十字団, Tetsu Jūji Dan?, lit. "Exército da Cruz de Ferro"), um grupo de aliens que querem dominar o mundo.

Takuya também investiga e encontra Garia, o último guerreiro sobrevivente do planeta Spider, um mundo que foi destruído por Professor Monster e pelo Iron Cross Army. Garia explica que ele estava caçando o Professor Monster e ele injeta em Takuya um pouco seu próprio sangue, que dá a eles poderes de aranha. Então, Garia dá a ele um bracelete que ativa seu traje aranha, dispara teias e controla a nave Marveller (que também pode se transformar em um robô de batalha gigante chamado "Leopardon"). Usando seus poderes, Takuya, agora chamado de Homem-Aranha, protege a Terra de todas ameaças.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Além do traje e poderes do personagem principal, está série não está relacionado com a versão em mangá criada por Ryoichi Ikegami ou os quadrinhos da Marvel Comics. No entanto, várias adaptações em mangá da versão Toei foram publicadas por diferentes revistas, tais como TV Land, Tanoshī Yochien, TV Magazine e Bōken'ō.

Takuya Yamashiro e Leopardon apareceu em várias edições do arco de história Spider-Verse , ao lado de outras versões de universos paralelos, como Miles Morales e Homem-Aranha 2099, permitindo assim Yamashiro para interagir com personagens do Universo Marvel.[3]

Referências

  1. «Spider-Man on TV» (em inglês). IGN. 3 de maio de 2007. Consultado em 23 de novembro de 2012 
  2. «DVD スパイダーマン 東映TVシリーズ DVD-BOX» (em japonês). Toei Video. Consultado em 23 de novembro de 2012 
  3. Homem-Aranha do tokusatsu é integrado ao Universo Marvel

Ligações externas[editar | editar código-fonte]